Pioneira no mercado, há anos a Buzzmonitor já conta com diversas ferramentas de Inteligência Artificial projetadas para impulsionar o engajamento e a eficácia das estratégias de marketing dos nossos clientes.
Desde a integração com o Chat GPT até a automatização de tags, essas funcionalidades ajudam no dia a dia dos profissionais de marketing, aumentando a produtividade, melhorando o atendimento digital, gerando novos relatórios personalizados, automatizando processos diários e ajudando a criar posts com maior engajamento.
Confira as principais funcionalidades da Buzzmonitor com IA:
Novidade: AI Insights
A Buzzmonitor é a primeira plataforma de gestão de social media a integrar a Inteligência Artificial do ChatGPT na ferramenta. Com essa integração, os módulos de atendimento, agendamento e monitoramento contam com recursos de IA.
No monitoramento, a Buzzmonitor está lançando a “AI Insights“, uma ferramenta que gera análises qualitativas instantâneas do buzz em torno da sua marca, economizando horas de análise manual feita por analistas.
Esta é a primeira vez que essa funcionalidade é apresentada no módulo de Social Listening, permitindo a geração rápida de insights sobre campanhas monitoradas. A novidade estará disponível em março para clientes, com custos adicionais a serem consultados com a equipe.
Confira o funcionamento da AI Insights:
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Atendimento e Agendamento integrado ao ChatGPT
No atendimento, é possível aprimorar as respostas aos clientes para criar interações mais envolventes e melhorar a escrita do atendimento, escolhendo entre as opções para melhorar, encurtar ou alongar o texto escrito pelo atendente.
Já no módulo de agendamento, é possível criar e aprimorar legendas de posts agendados na plataforma com a IA da OpenAI.
Veja como o Grupo Casas Bahia otimizou o atendimento com o uso da integração do ChatGPT à Buzzmonitor, diminuindo o SLA da marca e a quantidade de erros ortográficos nas mensagens.
Smart Replies
As Smart Replies são um recurso exclusivo da Buzzmonitor, essencial para impulsionar a eficiência do time de SAC.
Usando IA, a ferramenta sugere automaticamente respostas às perguntas e interações dos consumidores. Essas sugestões são baseadas nas respostas previamente realizadas pelos analistas na plataforma, mantendo assim também o tom de voz já usado pela marca.
As sugestões são integradas à interface de Atendimento do Buzzmonitor e começam a ser exibidas após o envio da centésima resposta pelo time de Atendimento ao Consumidor.
Entenda melhor como funcionam as Smart Replies clicando aqui.
Sugestão de Tags
Taguear publicações nas redes sociais é uma tarefa que demanda grande esforço e tempo por parte dos analistas, sobretudo para marcas que recebem uma grande quantidade de comentários diariamente. Uma tarefa manual desgastante que aqui na Buzzmonitor é automatizada por IA.
Para agilizar e simplificar essa tarefa, a Buzzmonitor conta com o recurso de Tags Automáticas, que se baseia na inteligência artificial para aprender como os analistas classificam os posts a partir de uma base prévia de 100 classificações.
O sistema de classificação aprende com o histórico de tagueamento das publicações da marca analisada, permitindo que, ao analisar uma nova publicação, ele sugira até 3 tags ideais para aquele post com base em sua leitura e interpretação do conteúdo.
Esse recurso não apenas economiza tempo do analista, mas também garante uma categorização mais precisa e eficiente das publicações nas redes sociais.
Confira como ativar a sugestão de tags:
Monitoramento de Temas
Com a Buzzmonitor, é possível monitorar as menções de termos relacionados a uma empresa, produto ou evento em várias redes sociais. Isso permite que acompanhar o volume de publicações sobre o assunto ao longo de um período específico.
Dessa forma, é possível monitorar quais marcas são mais mencionadas durante o carnaval ou identificar o artista mais mencionado durante um festival de música.
Relação entre temas
Em vez de apenas identificar os temas isoladamente, ele revela como esses temas estão relacionados entre si. Por exemplo, em uma análise sobre smartphones, pode-se descobrir que o tema “câmera de alta resolução” está frequentemente associado ao tema “vídeos e fotos”, indicando uma conexão entre esses dois aspectos.
Essa compreensão das relações entre os temas permite uma visão mais abrangente das conversas dos consumidores e pode ajudar na identificação de insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais direcionadas.
Classificador de Interesses
O classificador de interesses é mais uma funcionalidade exclusiva da Buzzmonitor que utiliza inteligência artificial para identificar temas de interesse do público, como “Política”, “Games”, “Jardinagem”, “Comunicação e Marketing” e outros.
A IA consegue reconhecer as palavras mencionadas em depoimentos e nas bios de perfis que mencionam os termos que você estiver monitorando ou que mencionam a sua marca.
Dessa forma, sua equipe pode obter insights valiosos para compreender o universo dos usuários e se comunicar de forma mais personalizada. Quanto mais alinhada sua comunicação estiver ao contexto dos consumidores, maior será a identificação, o engajamento e menores serão os riscos de crises.
Essa abordagem também impulsiona a criação de novas campanhas e produtos, baseados nos interesses do público, aumentando as chances de sucesso das estratégias de marketing.
Entenda mais sobre como funciona o gráfico de Classificação de Interesses clicando aqui.
Classificação de Sentimento
Uma das estratégias essenciais de social listening para analisar a saúde da marca e a repercussão de um tema ou campanha é entender o sentimento do público sobre eles. A análise de sentimento é uma técnica que permite identificar se uma frase ou publicação transmite um tom positivo, negativo ou neutro.
Na Buzzmonitor, utilizamos um conjunto de classificadores baseados no Teorema de Bayes para realizar essa análise. O sistema de IA também é treinado de acordo com as sentenças previamente classificadas como positivas, negativas ou neutras, além de aprender com as reclassificações feitas pela equipe ao longo do tempo.
No entanto, é importante reconhecer que a análise de sentimento possui suas limitações. Palavras e expressões podem ter diferentes conotações dependendo do contexto e da interpretação individual. Por exemplo, no tweet “um verdadeiro vírus essa música do xpto, não paro de ouvir, socorro!”, palavras como “vírus” e “socorro” têm provavelmente mais conotações negativas do que positivas.
Mesmo com um conjunto de treinamento extenso, nosso classificador ainda pode não capturar todas as nuances da linguagem natural. Portanto, a análise de sentimento deve ser encarada como um indicador, com 70% de assertividade, mas nunca como um valor absoluto.
Entenda em detalhes como funciona a análise de sentimento da Buzzmonitor:
Classificação de Gênero
Muitas vezes, o monitoramento de redes sociais negligencia a diferenciação entre o buzz gerado por mulheres e homens. No entanto, analisar essa diferença pode proporcionar insights valiosos para o seu trabalho.
Com a funcionalidade de Busca de Top Bios da Buzzmonitor, você pode compreender e filtrar os perfis e interesses daqueles que mencionam sua marca.
Para realizar essa separação por gênero, basta acessar o menu “Editar Relatório” e selecionar entre masculino, feminino ou desconhecido. Além disso, é importante acessar a aba “Variáveis” no mesmo menu e filtrar sua pesquisa por “Usuários Únicos”. Isso garante que os resultados não sejam influenciados por um único usuário que mencionou sua marca várias vezes.
Classificação de Idiomas
A funcionalidade de classificação de idioma é um tipo de filtro aplicável a todas as interações em diversas redes sociais, que ajuda a proporcionar uma análise mais direcionada e precisa. É possível selecionar entre os idiomas: português, inglês e espanhol.
Localização dos usuários
A ferramenta de localização de consumidores tem a capacidade de identificar e categorizar as informações de localização dos usuários que discutem uma marca, produto ou tema específico nas redes sociais.
Ela opera coletando dados sobre a localização geográfica dos usuários com base em suas interações e postagens nas redes sociais. Assim, possibilitando aos clientes da Buzzmonitor analisar a distribuição geográfica de sua base de consumidores, identificar padrões de comportamento regional e adaptar suas estratégias de marketing de acordo com as preferências e necessidades de diferentes localidades.
Extra: Buzz GPT
A Buzzmonitor recentemente lançou o Buzz GPT, um chatbot de Inteligência Artificial (IA) projetado para otimizar e aprimorar a criação de conteúdo digital e gerar mais engajamento nas redes sociais. Ele é capaz de analisar uma base de dados de posts das redes sociais e criar conteúdos exclusivos baseado nos padrões de sucesso de engajamento.
O GPT da Buzzmonitor indica ao usuário os temas mais curtidos, tons de fala. tipos de imagens e outros itens que conquistaram mais engajamento do público dentro da base de dados estudada e gera novos posts com texto e imagem, seguindo os melhores índices de engajamento e o comando dado pelo usuário.
O Buzz GPT é integrado à tecnologia da OpenAI, empresa por trás do ChatGPT e do DALL-E, gerador de imagens com IA. Além disso, ele utiliza a base de dados da Buzzmonitor para oferecer ideias estratégicas na criação de conteúdos textuais e visuais.
Aqui na Buzzmonitor nós estamos sempre incrementando a plataforma com novas funcionalidades e atualizações mensais. Fica de olho aqui no nosso blog para não perder nenhuma novidade da plataforma!