Fintechs de benefícios corporativos: como a Caju e a Flash estão atuando nas redes sociais?

Uma boa empresa é aquela que, acima de tudo, se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, não é? 

Nesse sentido, o setor de RH (recursos humanos) pode oferecer benefícios corporativos que permitam uma melhor satisfação dos trabalhadores. Dentre eles, temos os cartões de vale refeição, alimentação, passe academia, entre e outros. De olho nesse mercado, algumas fintechs estão modernizando a forma como os benefícios são utilizados, proporcionando aos colaboradores a liberdade de utilizarem seus créditos do jeito que preferirem. 

Na lista das fintechs de benefícios corporativos, duas empresas estão se destacando: Flash Benefícios e Caju Benefícios. E como será que as redes sociais delas estão ajudando nesse crescimento? Para entender melhor, fizemos uma análise dos perfis do Instagram com a ajuda do módulo do Buzzmonitor Analytics Pro Instagram. Vamos conferir?

Período de análise: 01 a 14 de abril de 2021

Veja a batalha:

Métrica Seguidores – Flash tem 6 mil seguidores a mais que a Caju

O primeiro passo para analisar um perfil é saber a sua quantidade de seguidores. Esse número nos ajuda a entender as demais métricas.

Durante os 14 dias de análise, a Flash ganhou 131 seguidores (1,65% de aumento na sua base) totalizando 7.903 seguidores. Já a Caju ganhou 111 seguidores (6,38% de aumento na sua base) totalizando 1.739 seguidores

Média de ganho por dia: 

Caju  7,93 seguidores por dia 
Flash    9,36 seguidores por dia

 

Métrica Publicações – As duas marcas fizeram a mesma quantidade de posts

No período, as duas marcas tiveram uma frequência de postagens similar. Em 15 dias, foram 3 posts de cada uma.

Por terem publicado a mesma quantidade de conteúdos a média de posts por dia das duas marcas é 0,21%.

Nosso gráfico mostra que as publicações da Caju foram feitas nos dias 05/04, 07/04 e 14/04. 

A Flash publicou nos dias 09/04, 10/04 e 14/04.

 

Métrica Top Posts – Posts básicos e informações na legenda

Caju

TOP 1: 

152 interações

O post mais engajado da Caju instigou a curiosidade dos seguidores, pois trouxe na imagem a marca formada por ícones de vários benefícios.

Na legenda, a marca fez uma pergunta instigando a interação dos usuários. 

 

TOP 2: 

52 interações

O segundo post mais engajado foi sobre o Dia Mundial da Saúde (07 de abril) e o assunto está relacionado ao uso do benefício Caju para esse setor. Para a data comemorativa a marca compartilhou dicas sobre o autocuidado com a saúde física e mental, um tema de muita relevância na atualidade.  

O card ilustrado trouxe leveza ao tema, com fundo claro e destaque dos elementos na cor vermelha/rosa.

 

TOP 3: 

48 interações

Por último, o terceiro post mais engajado da marca foi sobre novidades no app da Caju. E para falar do uso do benefício no mobile, nada melhor do que uma imagem simples e objetiva de smartphones. 

No geral, a Caju fez posts com textos reduzidos, informações claras e toda a explicação presente na legenda. Assim, o card tem mais impacto visual e o conteúdo se torna mais fácil de ser assimilado.

 

Flash

TOP 1: 

76 interações

A proposta da Flash é semelhante a da Caju, com ilustrações e grafismos, porém com outra paleta de cores.

No post mais engajado do mês, a Flash falou sobre novos jeitos de aproveitar a cultura e entretenimento na pandemia. Para tal, a marca mostrou a sua versatilidade desde o uso para ingressos de shows, teatros, cinemas até o acesso aos streamings. 

 

TOP 2: 

63 interações

Sabemos o quanto as pessoas estão buscando por cuidado e bem-estar nesse momento, por isso o sucesso do post da Flash. A segunda publicação mais engajada do mês listou possibilidades para que os usuários renovem corpo e mente.

Nesse clima de leveza, o fundo branco foi uma escolha certeira.

 

TOP 3: 

53 interações

Mais uma vez uma imagem simples e direta, agora para falar do tema saúde. O terceiro post mais engajado também cita benefício para os usuários do Flash

Com a repetição do mote “Flash é….” a marca destaca todas as categorias de benefícios que oferece. Por ser uma fintech recente, com menos de dois anos de operação, esse tipo de abordagem é importante para fixar os diferenciais e se tornar uma identidade da marca.

Com essa análise dos top posts das duas marcas conseguimos ter as seguintes conclusões:

Como dissemos, a Caju aposta em posts mais claros, com pouquíssima informação e a explicação na legenda. Vemos a presença de uma identidade visual. 

A Flash também vai nesse modo, seus posts são básicos, as cores predominantes são preto, branco e rosa. Nos três posts podemos ver que a marca utiliza seu nome e se relaciona ao setor que se encaixa na publicação, na repetição da frase “Flash é…”

 

Métrica Interações – seguidores não significa interações

Na quantidade de interações, um fato nos chamou a atenção: mesmo a Caju tendo apenas 1.739 seguidores (contra 7.903 da Flash), ela conseguiu alcançar o mesmo volume de interações da concorrente no seus top posts.

A somatória das interações gerais das marcas foi muito parecida. A Caju totalizou 121 interações e a Flash 126 interações

Isso mostra que, mais importante do que ter um grande base de seguidores é incentivar que eles engajem com a sua marca. E a Caju fez isso muito bem, instigando os usuários a interagirem nas publicações e apostando em diferentes tipos de post. 

Distribuição de interações: 

 

Métrica Engajamento- Caju Benefícios engajou mais que a Flash Benefícios

E quem disse que ter poucos seguidores não traz resultados?

A Caju mostra que está acertando nos posts e gerando interações e engajamento.

Na média de engajamento do período, a Caju alcançou 4,97% e a Flash apenas 1,1,4%. Quando comparamos essas taxas ao período anterior à análise, as duas marcas tiveram queda na faixa dos 80% na média de engajamento.

Se você ficou curioso para saber se essas taxas de engajamento são boas, fizemos um blog post que explica o cálculo e qual é a porcentagem ideal para o Instagram. Clique aqui!

 

Conclusões da batalha: 

Assim como já vimos em outras batalhas publicadas no nosso blog, o uso de poucas palavras, posts mais clean e a chamada para interação dos usuários nas legendas são um ótimo caminho para os conteúdos do Instagram.

Por ser uma rede de compartilhamento de imagens, quanto mais você caprichar nos elementos, de forma simples, as pessoas vão gostar e interagir mais. 

Além disso, a presença de uma identidade visual ajuda o usuário a entender que aquele post é da sua marca.

Aproveite e faça uma análise do seu perfil nas redes para analisar se o tipo de publicação que você está fazendo está gerando bons resultados. Para isso, basta cadastrar sua marca e ou de concorrentes e o Analytics Pro do Buzzmonitor, módulo para ter acesso às métricas públicas que mostramos na batalha.

Além desses dados, você consegue análises mais detalhadas ao integrar sua página à plataforma. Disponíveis apenas para os administradores da rede social.

E essa foi a nossa batalha, até a próxima! 🙂

 

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