Mensagens do Instagram e Facebook integradas: tudo o que você precisa saber

Você já tinha ouvido falar sobre a integração do Direct do Instagram com o Messenger do Facebook?

Essa mudança tem sido testada por alguns usuários desde setembro de 2020 e agora foi oficialmente liberada para todos na última quinta-feira, 15 de abril de 2021. Tanto usuários Android quanto iOS podem aproveitar o novo recurso.

Vamos entender melhor como funciona essa integração: 

A novidade nada mais é do que uma junção entre as duas plataformas de mensagens, o Direct e o Messenger. O intuito é otimizar e gerar mais comunicação entre os usuários, o que facilita a troca de mensagens. 

Por enquanto cada aplicativo fica com sua caixa de entrada, mas a ideia é que ao decorrer do tempo elas fiquem unificadas.

  • Como ativar o recurso? 

Para ter acesso a essa funcionalidade é preciso atualizar o aplicativo do Instagram na versão mais recente. Depois é só clicar no canto superior direito no ícone das mensagens diretas. 

Assim que clicar pela primeira vez, o app enviará um aviso sobre a novidade: 

Fonte da imagem: Reprodução Instagram

Após isso, a integração já estará funcionando automaticamente.

  • O que foi adicionado?

Para aproximar mais ainda as pessoas, a integração veio recheada de novos recursos. São eles: Adesivos de selfies (boomerangs, emojis e selfies); Possibilidade de assistir vídeos do IGTV em conjunto na chamada de vídeo; e Modo Desaparecer no chat.

Fonte da imagem: Reprodução Facebook

Além disso, a atualização permite reagir às mensagens com um emoji (um mundo de opções além do coração padrão) e personalizar a conversa com temas.

Fonte da imagem: TecnoBlog

Outra novidade que amamos foi a opção de encaminhar mensagens para até 5 amigos ou grupos de uma só vez e a seleção de uma mensagem específica para responder. Isso torna as conversas mais organizadas. 

Fonte da imagem: Reprodução Facebook

  • O que é o Modo Desaparecer? 

Uma das mudanças é parecida com o método de chat do aplicativo Snapchat. 

O chamado Modo Desaparecer, quando ativado, vai apagando automaticamente as mensagens do chat toda vez que o usuário sair e entrar na conversa. 

Para ativar basta clicar e arrastar o dedo para cima dentro da conversa.

O perfil do Messenger no Twitter fez um vídeo explicando a funcionalidade.

Fonte do vídeo: Reprodução Messenger 

Vantagens da integração para contas físicas e marcas 

Não adianta nada falar de uma nova funcionalidade e não dizer quais são seus reais benefícios, né?

As redes sociais muitas vezes fazem atualizações pensando nos usuários, mas o impacto para as marcas também pode ajudar no desempenho da interação marca – usuário.

  • Para contas pessoais:

Para contas pessoais a integração facilita nas conversas entre amigos e familiares. Em tempos de pandemia, qualquer recurso que possibilita essa aproximação de um jeito mais fácil é uma ótima opção. Você pode escolher ter uma conversa temporária ativando o modo desaparecer, pode fazer aquela chamada de vídeo com os amigos para conversar e assistir vídeos juntos e até mesmo usar os adesivos de selfies para deixar a conversa mais engraçada.

São inúmeras formas de aproveitar os novos recursos.

  • Para marcas/empresas:

Uma grande vantagem para as contas comerciais é otimizar as interações com os clientes. Com a funcionalidade, pessoas que utilizam o app do Messenger podem entrar em contato através do Instagram sem precisar baixar um novo aplicativo e vice-versa.  

A opção de responder diretamente a uma mensagem também torna as conversas mais organizadas. Imagine que um cliente respondeu 3 stories seus perguntando preços de produtos. Com a novidade, você pode selecionar cada uma e responder individualmente, assim como acontece no WhatsApp.

Além de otimizar a sua rotina, as novas formas de reagir te ajudam a se aproximar do seu público. Escolha os emojis que mais tem sintonia com a sua marca para tornar as interações mais personalizadas. 

Também é possível controlar por onde receber as chamadas e notificações.

Agora que você está por dentro dessa novidade, use sem moderação para deixar suas conversas mais dinâmicas. 

 

Até a próxima =)

Mensagens do Instagram e Facebook integradas: tudo o que você precisa saber
Rolar para o topo