No dia 16 de abril os trabalhadores afetados com a pandemia começaram a receber da Caixa Econômica Federal a primeira parcela do fundo emergencial. (G1).
Com isso, o volume de interações nas redes sociais sobre esse assunto cresceu a ponto de atingir 70.947 publicações, segundo dados do Buzzmonitor Trends, dentro do período de 7 dias (16/04/2020 até 23/04/2020).
Como esperado, no dia em que começaram os pagamentos, houve pico de interações monitoradas no Buzzmonitor Trends, com o total de 12.806 posts movimentando o assunto auxílio emergencial. Com sete dias de programa social funcionando, tivemos o anúncio da Caixa Econômica Federal junto com o Ministério da Cidadania adiando o pagamento da 2º parcela para o mês de maio.
O Twitter é a rede social com maior número de menções no período analisado, com 54,13% dos posts, logo atrás aparece o Facebook com 39,93% e o Instagram com apenas 5,94%.
Dos 70.947 posts analisados, um número curioso: 91.2% das publicações são classificadas pelo Buzzmonitor com o sentimento negativo (veja aqui como funciona).
O número alto vai de encontro com a #auxilioemergencialnegado: hashtag que apareceu no dia 20/04 nos Trendings Topics do Twitter, indicando a insatisfação com o sistema de aprovação da caixa pelos internautas.
Ainda sobre os internautas que fizeram essas interações, a diferença de 1,5% entre os gêneros das pessoas que falaram sobre esse assunto, o que demonstra equilíbrio.
Top Posts
Nos top posts do Instagram aparecem três situações inteiramente distintas. Uma delas é o anúncio no perfil da Caixa Econômica Federal falando sobre como dar entrada ao benefício, atingindo 66 mil interações.
As outras duas publicações que aparecem no nosso top 3 apresentam os efeitos da pandemia nos brasileiros. O bairro do Paraisópolis em São Paulo é o destaque da publicação do site Mídia Ninja, atingindo 83 mil interações. O post fala sobre como os moradores do bairro paulistano se comportam durante a pandemia e a falta de recursos
Por fim, o top post é um vídeo da cantora carioca Anitta, junto com outros artistas, em favor da arrecadação de fundos para hospitais brasileiros. O vídeo atingiu 141 mil interações.