Dicionário do Social Media

[Atualizado em: 17/11/2023]

Quem aí é da época de consultar o significado de palavras em dicionários físicos? 📚

Com o tanto de palavras que existem na língua portuguesa, às vezes é preciso entender o que algumas delas realmente significam. E no mundo das redes sociais não é diferente. Quem é Social Media sabe que convivemos com inúmeras palavras características todos os dias e é claro que nós pensamos em ajudar todos vocês. 

Criamos o Dicionário do Social Media. Um projeto pensado para você, que deseja se profissionalizar ainda mais no universo das redes sociais. Já quer aprender com a gente? 

Toda semana compartilhamos uma nova palavra e seu significado no Instagram e LinkedIn da Buzzmonitor.  Um dicionário dinâmico que a cada semana ganha novas palavras.

E para você não perder nenhuma, vamos listá-las aqui no blog também.  A ideia deste artigo é que você possa consultar as palavras, além de visualizá-las em nossos perfis

Conheça nosso dicionário:

 

#A

ADS – Anúncio que passa uma mensagem que incentiva o usuário a praticar uma ação. Normalmente usado para vender produtos ou serviços de uma marca ou comunicar novidades sobre ela. 

ALCANCE – Métrica utilizada para medir quantas pessoas visualizaram a sua publicação nas redes sociais. Cada seguidor que visualizar é contabilizado apenas 1 vez. 

ALGORITMO – Sequência de regras que estruturam como vai funcionar uma plataforma. Nas redes sociais essas regras permitem aos softwares de gestão como a Buzzmonitor coletar e centralizar a gestão de diversas fontes. Também é o algoritmo que permite, por exemplo, definir quais conteúdos devem ser entregues para cada perfil. 

ANALYTICS – Conjunto de métricas de performance de publicações ou canais em redes sociais que permite medir o seu sucesso. Podem referir-se ao número de seguidores de um perfil, de assinantes de um canal e ou ações de engajamento geradas por uma publicação.

API – Application Programming Interface (API) é uma forma de comunicação entre sistemas, através de uma interface que auxilia na programação de aplicativos. Na Buzzmonitor, por exemplo, respeitamos as regras de API das redes sociais no funcionamento de nossas ferramentas.

ATENDIMENTO MULTICANAL – O atendimento multicanal é uma estratégia que centraliza todos os canais de contato em um único lugar. Aqui na Buzzmonitor, o atendimento multicanal permite uma gestão eficiente do relacionamento com o consumidor.

AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES – Método de segurança que requer duas formas distintas de verificação para permitir o acesso a um sistema, conta ou aplicativo.

 

#B

BENCHMARKING – Processo de comparação de desempenho, práticas e resultados de uma organização com os líderes do setor/concorrentes.

BIO – Significa Biografia. Um espaço para que o perfil em questão possa se descrever. Geralmente usado para informações como nome, idade, formas de contato e etc… 

BRAINSTORMING – Técnica para compartilhamento de ideias e novos insights. Para um social media, por exemplo, o brainstorming pode servir como fonte de ideias mais criativas para os conteúdos das redes sociais. 

BRAND BOOK – Conhecido como Manual de Marca, é um documento que reúne informações sobre a cultura da empresa e serve como uma espécie de guia para definir o padrão da comunicação utilizada. 

BRANDING – Branding é um conjunto de estratégias voltadas para a construção e gestão da identidade de uma marca, abrangendo elementos como nome, logotipo, valores, imagem, reputação e a forma como a empresa se conecta emocionalmente com seu público-alvo.

 

#C

CALENDÁRIO EDITORIAL – Estrutura de planejamento, em forma de calendário, que tem como função listar e permitir a visualização da estratégia de publicações da marca. Importante ferramenta para organização e criação de novas estratégias de conteúdo.

CARROSSEL – Recurso que permite o compartilhamento de diversas imagens ou vídeos em uma única postagem nas redes sociais.

CHATBOT – Um chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial para interagir com usuários através de mensagens de chat, fornecendo informações ou realizando tarefas específicas, como atendimento ao cliente automatizado.

CHATGPT – Assistente virtual inteligente no formato chatbot online com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. A ferramenta é especializada funciona à base de aprendizados e decodifica palavras para oferecer uma resposta ou sugestão plausível em linguagem natural.

CTA – Call To Action. Chamada visual ou textual para solicitar uma resposta imediata ou incentivar uma ação. São os famosos “clique aqui”, “aproveite” ou outros convites vistos nas comunicações das marcas.

CONTEÚDO EVERGREEN – Tipo de conteúdo que permanece relevante e útil por um longo período. Diferentemente de notícias ou tendências temporárias, esse tipo de conteúdo é atemporal.

CONTEÚDO ORGÂNICO – Conteúdo publicado nas redes sociais que se propaga naturalmente. Ou seja, não existe um investimento para que esse conteúdo seja entregue aos seguidores.

CONVERSÃO – Conversão representa o objetivo alcançado, como uma compra ou inscrição, em resposta a ações de marketing ou interações online.

CXM – CXM, ou Customer Experience Management, refere-se à gestão estratégica da experiência do cliente, focando em criar interações positivas e satisfatórias em todos os pontos de contato com a marca.

 

#D

DASHBOARDS – Relatórios com métricas e gráficos personalizáveis e atualizados em tempo real para auxiliar no acompanhamento de insights, campanhas, crises, evolução da marca e muito mais. 

DARK POST – Publicação paga, de redes sociais, que não aparece no feed de notícias e sim é enviada de forma direta para os usuários. Sua principal função é segmentar o público que receberá o conteúdo. 

DATA DRIVEN – Estratégia aplicável para tomada de decisões baseadas na interpretação e análise de dados. Esse processo garante maior assertividade nos planejamentos de uma empresa. 

DM – Direct Message (Mensagem Direta, em português) refere-se a uma mensagem privada que os usuários podem enviar uns aos outros em plataformas de redes sociais.

 

#E

ENGAJAMENTO – Conjunto de métricas para medir o quanto os usuários da rede social se envolvem e interagem com a sua marca. 

EMOJIS – São pequenos ícones ou imagens utilizados para transmitir emoções, expressões ou ideias durante conversas online. Eles são uma forma de adicionar contexto emocional ou visual às palavras escritas, ajudando a transmitir melhor a intenção por trás da mensagem.😉😍🤩 [Dica: Na buzz você conta com um teclado de emojis para adicionar nas legendas dos seus posts.]

 

#F

FLOPAR – Significa não obter sucesso. Algo “flopa” quando não se destaca, não é adotado, não viraliza ou não se mantém. Seu antônimo é “hitar”, que é usado para quando ações são bem sucedidas.

FAQ – Frequently Asked Questions (FAQ) é uma seção onde ficam registradas as perguntas e respostas mais frequentes recebidas e realizadas pela empresa. Geralmente é possível encontrar FAQs nos sites das marcas ou também nas redes sociais.

FEED – Fluxo contínuo de conteúdo. Nas redes sociais, por exemplo, o feed apresenta em blocos os posts dos perfis seguidos e também sugeridos.

 

#G

 

#H

HASHTAG – Nomenclatura dada para palavras, frases ou expressões usadas com o símbolo (#) no início. Sua função é identificar temas abordados no depoimento, além de criar um hiperlink que armazena todas as publicações que mencionaram uma mesma hashtag.

HIPERLINK – Um hiperlink (ou simplesmente “link”) é um elemento em um documento eletrônico, como uma página da web, que direciona o usuário para outro local quando clicado.

 

#I

INFLUENCERS – Pessoas que produzem conteúdos relevantes para as redes sociais de maneira profissional e são capazes de influenciar e ajudar na formação de opinião de outras pessoas.  Agem de maneira segmentada em determinados assuntos.

INTERAÇÕES – Conjunto de métricas que representam o envolvimento dos usuários nas publicações de uma marca. No Instagram, por exemplo, os tipos de interações são: curtidas, comentários, envios e salvamentos.

INTERFACE – Interface é a interação entre o usuário e o sistema digital por meio de elementos visuais que facilitam o uso de software ou dispositivo.

IMPRESSÕES – Métrica utilizada para medir o número de vezes que seu conteúdo foi exibido. Cada impressão representa que sua publicação foi entregue ao feed de um usuário.

IMPULSIONAR – Estratégia que consiste no investimento de dinheiro em publicações orgânicas. Com o impulsionamento das publicações, é possível aumentar o alcance e impactar mais o público.

 

#J

 

#K

KPI – Key Performance Indicator (KPI) são números, métricas ou dados que ajudam a medir o desempenho dos processos e do trabalho em um negócio. É possível definir KPI como um indicador de metas a serem atingidas.

 

#L

LAST CLICK – “Last click” (último clique) é um conceito no marketing online que atribui todo o crédito de uma venda ou conversão ao último clique ou interação do cliente antes da ação desejada.

LEAD – Um “lead” é um usuário que expressou interesse em um produto, serviço ou marca por meio de interações online, como preenchimento de formulários, inscrições em newsletters e mais.

 

#M

MEME – Um “meme” é uma imagem, vídeo ou conceito humorístico que se espalha rapidamente pela internet, geralmente por meio do compartilhamento em redes sociais.

MENÇÃO – Menção é a referência/citação de alguém ou algo em texto, discurso ou mídia, frequentemente usada nas redes sociais para identificar uma pessoa ou conteúdo.

MARKETING DE INFLUÊNCIA – Marketing de influência é uma estratégia que usa influenciadores nas redes sociais para promover produtos, aproveitando sua credibilidade e alcance.

MATERIAL RICO – Nomenclatura dada para conteúdos como e-books, webinars, infográficos e outros. Sua principal função é a obtenção de leads, que normalmente preenchem formulários em troca dos materiais. 

MÉTRICA – Medida que determina valor de forma numérica, com a função de analisar resultados. Os profissionais de social media, por exemplo, utilizam as métricas para medir o desempenho das redes sociais.

 

#N

NFT – Trata-se de um tipo de ativo digital que usa tecnologia de blockchain para representar a propriedade exclusiva e indivisível de um item ou obra digital.

 

#O

OMNICHANNEL – Estratégia que se baseia no uso simultâneo e conjunto de diferentes canais de comunicação, para que exista uma visão única do consumidor. Ou seja, interliga a presença dos clientes em todos os pontos de contato com a marca (redes sociais, lojas físicas e aplicativos) e une as informações do consumidor em um histórico.

 

#P

PALAVRA-CHAVE – Palavra-chave ou Keywords (em inglês) são termos que servem para resumir um artigo ou conteúdo. Geralmente esses termos são compostos por uma ou mais palavras e são o principal instrumento para fazer uma pesquisa.  

PARÂMETROS UTM – Os Parâmetros Urchin Tracking Module (UTM) são personalizações nos links que possibilitam o rastreamento da origem do tráfego. Através de uma UTM é possível saber de onde o usuário acessou algum conteúdo.

POV – POV (Point of View, em inglês) significa ”ponto de vista” e é usado para descrever uma perspectiva ou a maneira como alguém vê ou interpreta uma situação, tema ou narrativa. Seu uso nas redes sociais representa o compartilhamento de experiências pessoais e opiniões.

PERFORMANCE – Estratégia que reúne as principais métricas das redes sociais para permitir uma análise qualitativa e quantitativa dos perfis. A visualização dos dados de performance podem ser essenciais para a definição de novas linhas de conteúdo e também possíveis melhorias. 

 

#Q

 

#R

REELS – Vídeos curtos, no formato vertical, com elementos criativos, música e efeitos visuais para envolver os espectadores. É uma forma popular de expressão e entretenimento.

REMARKETING – O remarketing é uma estratégia de marketing digital que consiste em mostrar anúncios personalizados para pessoas que já interagiram com seu site ou conteúdo anteriormente, com o objetivo de reengajá-las.

ROI – Return on Investment (Retorno sobre o Investimento, em português) é uma métrica que mede o retorno financeiro de um investimento em mídias sociais.

 

#S

SAÚDE DA MARCA – Métrica utilizada para mapear o cenário atual da empresa e entender as percepções que o público tem sobre a marca. Manter a saúde da marca boa pode ser um dos passos para o sucesso.

SAVED REPLIES – São respostas que os analistas podem salvar para os tipos de mensagens mais frequentes. Aqui na Buzzmonitor, uma resposta salva por um analista fica disponível para todo o time que acessa o módulo de Atendimento.

SLA – SLA [Service Level Agreement] é o termo usado para definir o nível de serviço esperado por clientes ou empresas. No atendimento, ele mede a eficácia e o tempo levado para as interações serem respondidas. 

SOCIAL CRM – É o atendimento ao consumidor nos canais sociais. Tem a finalidade de fazer o relacionamento com os seus clientes de maneira multicanal e centralizada. 

SOCIAL LISTENING – Coleta, organização e processamento de dados de publicações sobre a sua marca ou temas de seu interesse em redes sociais para você descobrir insights e planejar ações.  

SMART REPLIES – Ferramenta de  inteligência artificial que sugere as respostas mais adequadas para a pergunta do consumidor. Essas sugestões são feitas aos analistas de atendimento através da interface de Atendimento da Buzzmonitor. 

STORIES – “Stories” significa “histórias” em inglês e, nas redes sociais, refere-se a postagens temporárias de fotos ou vídeos que desaparecem após 24 horas.

 

#T

TAGUEAR – Taguear é o ato de adicionar etiquetas ou categorias a determinados conteúdos (posts, comentários, etc.) para facilitar a organização e análise.

TBT – Throwback Thursday (TBT) é uma sigla em inglês, usada para publicar memórias nas redes sociais. Seu significado em português pode ser dito como: quinta-feira das lembranças. 

TESTE A/B – Experimentos nas redes sociais,  em que são feitas variações de copy e criativo para testes de performance. Com esse teste é possível, por exemplo,  descobrir  qual tipo de publicação mais impacta seus seguidores analisando os dados de cada uma. 

THREAD – Conteúdo organizado em forma de sequência. Podemos encontrar uma thread, por exemplo, no Twitter e no Threads (da Meta).

TICKETS – Os Tickets são como conversas. Neles é possível agrupar diversas mensagens de um mesmo usuário em um só lugar. Sua principal função é unificar a visão ao consumidor e permitir maior controle das interações. 

TREND – Significa “Tendência”. Representa os conteúdos com maior nível de popularidade ou aqueles que apresentam maior crescimento de interesse em redes sociais. Ou seja, o que gera interesse e potencialmente vai viralizar.

TRENDING TOPICS – São termos, assuntos ou palavras-chave mencionadas com grande frequência nas publicações do X, antigo Twitter. Os chamados TTs, funcionam como um rankeamento dos assuntos mais falados.

TRIGGERS – Regras que otimizam o trabalho através de aplicações automáticas de filtros (como tags, mudança de sentimento e envio de e-mail) em ações de monitoramento.

 

#U

UGC – UGC, ou “User-Generated Content,” é o conteúdo criado e compartilhado pelos próprios usuários nas redes sociais e outras plataformas online. Isso inclui avaliações, fotos, vídeos e postagens geradas pelos consumidores.

UNFOLLOW – “Unfollow” é um termo usado nas redes sociais e se refere à ação de deixar de seguir algum usuário específico.

 

#V

VÍDEO REACT – São vídeos curtos em que as pessoas gravam suas reações ouvindo ou assistindo a algum conteúdo. Geralmente seu formato é apresentado em duas telas divididas e podemos encontrar em qualquer rede social.

 

#W

WEBINAR – Um “webinar” é uma apresentação ao vivo transmitida pela internet, permitindo interação entre o apresentador e o público. É comumente usado para educação, marketing e comunicação online.

 

#X

 

#Y

 

#Z

 

Importante lembrar que: este blog post é atualizado semanalmente com as palavras que publicamos nas redes sociais. 

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Esperamos que goste! 

Caso queira sugerir alguma palavra, comente em nosso Instagram. 

 

Por: Social Media | Camilly Vairo

 

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