Dia do Músico: como usar as mídias sociais para se aproximar dos fãs.


 

 

Ser músico é ter uma vida muito ocupada. No meio das turnês, composições e sessão de fotos, é fácil esquecer os conceitos básicos de marketing de mídia social. Mas, como dizem no mundo dos esportes, é tudo uma questão de fundamentos. 

 

Então aqui vai uma lista com dicas sobre social media que todo músico deveria seguir:

1)    Responda todos os comentários.
Parece bastante simples. Alguém que preferiu perder alguns minutos para comentar nos seus posts e fotos, merece sua atenção. Mas quando você está ocupado é fácil deixar que as coisas se acumulem e sem resposta. Se você não tem tempo para responder pessoalmente cada comentário no Facebook ou tweet, pelo menos dê um like/favorite ele.

 

2)    Tenha certeza de que o seu site oficial é prático.
O seu website tem botões de fácil acesso para compartilhar o conteúdo nas redes sociais? Se não, baixe um dos plug-ins (Twitter, Facebook, Pinterest, G+ etc). Não faça alguém ter o trabalho extra para compartilhar o seu novo single. 

 

3)    Personalize os seus perfis sociais.
Ninguém quer seguir o Ovo no Twitter. E uma imagem de alta qualidade no cabeçalho do Facebook também ajuda. É importante que suas mídias sociais sejam visualmente atraentes e completas, então tome um tempinho para adicionar imagens de perfil, imagens de fundo, biografias e preencha a seção “About” do Facebook da banda. 

 

4)    Não tenha medo de pedir ajuda do mundo real.
Sua família, amigos e fãs são os únicos que podem ajudá-lo a espalhar seu trabalho. Não tenha vergonha de pedir para eles compartilharem, comentarem e darem retweet no seu conteúdo.

 

5)    Não confunda seu perfil pessoal com o perfil profissional.
Quando você tem um perfil pessoal no Facebook, uma página de banda, várias contas no Twitter e tudo mais, é fácil ficar confuso sobre onde você está postando novos conteúdos. Então certifique-se de que você está postando a foto do Instagram no perfil certo. Não é nenhuma ciência corrigir o erro, mas gera um pouco de constrangimento. 

 

6)    Periodicidade dos posts.
Não desapareça por meses. Você não necessariamente tem que twittar ou postar algo no Facebook todos os dias, mas evite ficar inativo por longos períodos. Isso condiciona seus fãs a te esquecerem. 

 

7)    Relembre as pessoas a segui-lo nas mídias sociais.
Use a arte do álbum, newsletters, brincadeiras durante a apresentação e cartazes dos shows para divulgar que podem te encontrar nas redes sociais. 

 

8)    Não faça autopost de tudo.
Existem ferramentas para enviar uma única vez o mesmo post para todas as suas mídias sociais, mas as pessoas que te seguem em cada plataforma esperam ter uma experiência diferente em cada lugar. Está ok usar o método autopost ocasionalmente, mas faça um esforço para dar a cada um de seus públicos um pouco de algo novo.   

Dia do Músico: como usar as mídias sociais para se aproximar dos fãs.
Rolar para o topo