Quem nunca ficou um tempão criando apresentações de dados para no dia da apresentação eles estarem desatualizados? Esse é o problema que os Dashboards de Social Media resolvem, por serem fáceis, rápidos de fazer e principalmente atualizados em tempo real.
Mas e o que são esses Dashboards? Por que são tão eficientes? E como construir um bom dashboard de redes sociais? Continue lendo que a gente vai te explicar!
O que é um Dashboard de Social Media?
Um Dashboard de social media nada mais é do que um painel personalizado, fácil de modificar, claro na apresentação dos dados e também que é atualizado em tempo real.
Assim, é possível mostrar diversas métricas em uma só tela e personalizar o tamanho de cada relatório, hierarquizando as informações. Com esse acesso rápido e visualmente fácil aos dados, a marca consegue acompanhar em tempo real todos os dados necessários.
Além disso, os dashboards podem ser criados para diversas finalidades, como gerir uma crise, medir o atendimento, monitorar campanhas ou concorrentes.
Por que um Dashboard de social media e não um relatório tradicional?
Um Dashboard de social media otimiza a apresentação dos dados. Nos relatórios tradicionais, as métricas são baseadas em informações estáticas. Já nos dashboards, seus relatórios são atualizados a cada momento, com os dados coletados em tempo real na Buzzmonitor. Assim, você não perde tempo atualizando as apresentações e tem sempre um panorama atual da sua marca.
Vamos imaginar que uma marca de laticínios criou uma nuvem de termos sobre cada um dos seus produtos. No entanto, do momento da criação do relatório de social media até a apresentação, milhares de usuários citaram os produtos e as nuvens de termos já têm outras palavras. Nos dashboards de social media esse problema não acontece, pois os dados são atualizados em tempo real. Assim, seu time poderá tomar decisões de forma mais rápida e ter um panorama sempre atualizado.
Além disso, os dashboards de social media permitem apresentar as informações de forma mais dinâmica. Nos dashboards da Buzzmonitor você acrescentar widgets de texto, emojis e imagem para personalizar o visual dos relatórios.
Quais Dashboards de social media é possível criar na Buzzmonitor?
Um Dashboard para cada necessidade de análise
Na Buzzmonitor você pode cria um Dashboard para cada finalidade ou tipos de dados diferentes:
- Para prevenir ou acompannhar uma crise, crie um Dashboard de Gestão de Crises. Ele pode agrupar, por exemplo, relatórios de Assuntos mais citados, Evolução diária, Evolução por hora, etc.
- Além disso, para analisar o desempenho no atendimento, crie um Dashboard de Atendimento. Ele deve conter relatórios como Sentimento dos usuários, Tempo de resposta (SLA), Horários e dias com mais atendimento, produtividade dos analistas, etc.
- Para analisar o desempenho dos posts das redes sociais, crie um Dashboard de Analytics. Para esta finalidade, são importantes relatórios como Share of Buzz, Volume por sentimento, Evolução diária dos comentários, etc.
- Já para monitorar o que o público está falando sobe a sua marca, crie um Dashboard de Social Listening. Este pode conter relatórios como Assuntos mais citados, Evolução diária, Sentimento, Hashtags mais utilizadas, Influencers por rede social, etc.
- Mas se quer acompanhar os posts patrocinados, crie um Dashboard de Campanhas. Nele você pode inserir métricas de Dark posts, Interações em posts pagos, Posts patrocinados, etc.
Descubra mais sobre o nosso módulo de Dashboards e eleve as suas entregas de Social Media com a Buzzmonitor.