Copa Feminina: disparidades de gênero e conquistas históricas marcam a repercussão da estreia do Brasil no campeonato

Métricas Redes Sociais e Repercussão_Copa Feminina

Nesta segunda, 24/07, o Brasil fez a sua estreia na 9ª edição do Mundial de futebol, em um jogo contra o Panamá. Uma edição histórica que marca a última Copa de Marta, maior artilheira da história do campeonato, e uma grande torcida dos brasileiros pela conquista do título inédito.

Apesar da expectativa do público, a repercussão entre noticiosos e influenciadores sobre o tema está alcançando patamares bem menores que a versão masculina do evento. De acordo com o Buzzmonitor Trends, no período de 24/06 a 24/07 houve 71.852 posts mencionando os termos “copa feminina”, “copa do mundo” ou “futebol feminino”. Já no mês que antecedeu a Copa do Catar (20/10 a 20/11), 620.019 posts mencionaram “copa do mundo” nas redes sociais. São quase nove vezes mais publicações.

Mas também há motivos para comemorar e os torcedores celebraram decisões a favor da maior visibilidade do futebol feminino em redes sociais . O post da Folha de São Paulo divulgando o ponto facultativo em dias de jogo foi o post com maior engajamento relativo ao tema no Instagram, com 186 mil interações. Outra notícia inédita é o recorde de jogadoras LGBTQIAPN+ na Copa, publicada pela Mídia Ninja e que recebeu 47.2 mil interações.

Confira abaixo mais perfis e temáticas que dominaram o boca a boca nas redes sociais de noticiosos e influenciadores:

 

Jogadoras de destaque:

34% dos posts com maior engajamento mostram a artilheira Marta em destaque. A cobertura do Sportv mostrando a jogadora embarcando para a Copa foi o top post do Facebook, com 157.6 mil interações. 

Além desse post, outras notícias foram: 

 

Ainda falando do time brasileiro, o portal Mídia Ninja relembrou a história de Sissi, referência no futebol feminino.  29.7 mil interações foram recebidas na publicação nostálgica.

Jogadoras de outras seleções também aparecem na lista de posts, por motivos distintos. A alemã Sophia Kleinherne ganhou repercussão mundial devido à seu comentário em relação à postura de Neymar em campo. O post do Estadão teve 77.6 mil interações. 

Já a jogadora Jéssica Silva, de Portugal, foi notícia pela vitória da seleção lusófona contra a Ucrânia. No último amistoso antes da Copa. A publicação no RTP Notícias acumulou 35.6 mil interações.

Top Posts Copa Feminina

Seja pela desigualdade salarial em relação à Marta, comentários da jogadora alemã ou declarações sobre mundiais, a figura de Neymar dividiu atenções das pautas relativas à Copa Feminina. Dos 56 posts que aparecem na lista dos com maior engajamento (Facebook e Instagram), 6 trazem a imagem de Neymar em destaque.

__________________________

No Buzzmonitor Analytics Pro é possível mapear as métricas dos perfis de Marta e Neymar nos últimos 30 dias: 24/06 a 24/07. Nesse período ambos tiveram crescimento expressivo em percentual de aumento de interações (acima dos 90%), porém em números absolutos representam uma grande diferença: 127 mil curtidas nos posts de Marta x 38 milhões no perfil de Neymar. Quando falamos em comentários, a jogadora sai na frente.

Engajamento Instagram - Marta e Neymar

O começo da Copa Feminina está repercutindo em aumento de seguidores para Marta, que pela primeira vez no período de um mês (24/06 a 24/07) ultrapassou Neymar em crescimento diário de seguidores. Em 24/07, Marta conquistou 46.609 mil novos seguidores, já Neymar cresceu em 13.431 a sua base.

Seguidores Instagram_Marta e Neymar_Copa

__________________________

 

Jornalistas de destaque:

Definitivamente, a Copa da Austrália e Nova Zelândia  será marcada por ineditismos, envolvendo não só as jogadoras mas também os profissionais da mídia.

Renata Silveira faz a sua estreia como narradora do mundial feminino e a notícia foi a 4ª  com maior engajamento no Facebook (63.5 mil interações). O fato torna ela a primeira mulher a narrar um jogo da seleção brasileira de Copa do Mundo em TV aberta.

Outra mulher que está fazendo história é a jornalista Jay Oliveira, primeira alagona a cobrir o mundial feminino. Seu post compartilhado no Cada Minuto obteve 28.6 mil interações.

Jornalistas de Destaque_Copa Feminina

Já uma notícia de repercussão negativa foi o encerramento da transmissão de Cazé devido aos comentários machistas. A notícia foi publicada no Mídia Ninja (66.9 mil interações).

 

Posts patrocinados e parcerias:

Os posts em tom noticioso são em maioria e na repercussão na Copa Feminina vemos o apelo comercial em proporção ainda tímida. No Instagram, apenas uma publicação aparece em destaque dos posts.

Da jornalista Mari Palma, da CNN, em parceria com a CBF e Seleção Feminina. No total foram 41.4 mil interações na foto em clima de expectativa para o campeonato.

Mari Palma_Publieditorial_Copa Feminina

As jogadoras do São Paulo, com o uniforme assinado pela Adidas, também demonstraram apoio à seleção feminina. A publicação conquistou 27.6 mil interações (entre curtidas e comentários) no Instagram.

São Paulo_ Copa Feminina

Ainda que em passos mais lentos do que os mundiais disputados por jogadores homens, a Copa Feminina alcançou marcos importantes na edição de 2023. O lucrativo marketing de influência tem um grande espaço para trabalhar o tema e reforçar, junto com os veículos, o alcance do futebol feminino. Uma junção que será proveitosa para inserção de marcas, quebra de estereótipos e inspiração para futuras profissionais do esporte. 

Copa Feminina: disparidades de gênero e conquistas históricas marcam a repercussão da estreia do Brasil no campeonato
Rolar para o topo