Construa sua marca com a ajuda de influenciadores digitais

O Buzzmonitor acaba de lançar um novo serviço, a Identificação de Influenciadores. O objetivo é ajudar as empresas a reconhecerem e analisarem usuários da social media que têm potencial para serem influenciadores de suas marcas. Para ter acesso é necessário uma conta Buzzmonitor Influencer, que conta com cerca de 12 milhões de unique users com base de dados do Twitter.

A identificação de influenciadores é realizada através da busca por localização, onde é possível encontrar influenciadores de uma região específica do país, ou pela minibiografia, onde o usuário descreve informações preciosas sobre si mesmo.

Após a busca, a base do relatório é alterada para a ordem decrescente do número de seguidores no Twitter. Desta forma, você terá acesso a uma lista de usuários que mais geram impacto na rede social e poderá investigar o engajamento obtido sobre temas específicos por cada um em suas timelines.

Esse serviço pode ser utilizado para identificar influenciadores que estão presentes em outras redes sociais, como Snapchat e Instagram, jornalistas, youtubers, blogueiros, mães, vegetarianos e muito mais.

O que é um influenciador?

No universo das redes sociais, alguns usuários têm uma presença maior e alcançam mais pessoas, seja um público específico seja um público amplo. Essas pessoas são os influenciadores, os formadores de opinião.

Uma pesquisa do Collective Bias constatou que 70% dos millenials estão mais propensos a comprar produtos indicados por blogueiros do que por celebridades. No Brasil não é diferente, em janeiro de 2016 o Meio&Mensagem se juntou ao Google e a Provokers para atestar aquilo que já sabíamos: das 20 personalidades mais admiradas por jovens entre 14 e 17 anos, 10 são youtubers.

Essa nova geração tem investido tempo para desenvolver confiança e lealdade com um significativo número de consumidores na internet. E as marcas estão aproveitando para melhorar suas ações de marketing.

Em estudo recente realizado pela Business 2 Community, mais de 80% das marcas entrevistadas têm planos de aumentar o budget do marketing de influência neste ano. Outro relatório mostrou que quando comparado com outras estratégias, como anúncios e banners, o marketing de influência também recebe a maior parte do investimento.

Olhando para as redes sociais que melhor respondem às campanhas de influenciadores, o Youtube parece reinar sozinho. De acordo com a Forbes, a maior plataforma de vídeos online possui o melhor retorno do investimento (ROI) entre qualquer outra social media. Isto não significa, no entanto, que outras redes não estão aptas para o marketing de influência – Instagram e Snapchat também estão presenciando um grande crescimento da área.

Identificando influenciadores

O primeiro passo para a identificação de influenciadores é criar um novo relatório na sua conta Buzzmonitor Influencer.

Depois de cadastrar o relatório, a tela de edição será carregada automaticamente, onde serão definidas as métricas a serem seguidas. Comece pelas Variáveis.

Em Filtros escolha o período de monitoramento e selecione apenas o Twitter como serviço – apesar do Twitter ser o escolhido, notamos que ele também funciona como um índice para outras redes na identificação de influenciadores, afinal, é provável que um youtuber ou uma grande personalidade do Snapchat possua um perfil no microblog.

Preencha as informações da Bio ou da Localização – é possível também monitorar influenciadores com as duas métricas, por exemplo: usuários que se declaram youtubers e que moram em São Paulo.

Após a aplicação das Variáveis e dos Filtros, o relatório será atualizado. Para que a identificação de influenciadores seja possível, é necessário alterar na barra de ferramentas a ordem de aparição dos posts pelo número de followers, como mostra a imagem abaixo. Com esta alteração, a lista de publicações será decrescente, ou seja, mostrará primeiro os usuários que mais têm seguidores no Twitter e, portanto, são grandes influenciadores na rede social.

O resultado da busca feita acima foi uma lista com 10 grandes influenciadores no Twitter com contas no Snapchat:

Ficou com alguma dúvida sobre a Identificação de Influenciadores ou quer adquirir uma conta Buzzmonitor Influencer? Entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo e-mail contato@buzzmonitor.com.br.

Construa sua marca com a ajuda de influenciadores digitais
Rolar para o topo