O volume de informações geradas na internet tem batido recordes todos os anos. Segundo levantamento de 2020 da Domo, empresa de computação em nuvem, a cada minuto 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp e 347 mil stories são publicados. E pela primeira vez na história, as redes sociais ultrapassaram a TV aberta quando falamos de consumo de notícias. Foi o que revelou o Digital News Report 2013-2020 da Reuters.
Com esses números impactantes, as redes sociais mudaram a forma de consumir notícias. Por consequência, isso nos levou a repensar a tradicional metodologia de monitoramento de notícias, que para muitas empresas ainda tem o formato de clipping, ou uma coleção de notícias publicadas por data e veículo. Em busca de novos insights sobre as notícias, na plataforma Buzzmonitor, combinamos fontes de dados para uma visão completa das notícias mais compartilhadas nos ambientes digitais.
Conheça a nossa metodologia:
Como monitorar notícias em redes sociais?
De forma automatizada, o Buzzmonitor, plataforma de gestão de redes sociais e atendimento multicanal, coleta menções à marcas em redes sociais, sites, newsletters e sites de notícias com RSS.
Basta cadastrar os termos no monitoramento para ter acesso a um panorama de tudo que é publicado dentro e fora dos canais da marca, conteúdo compartilhado por influenciadores e jornalistas. Além disso, monitoramos em tempo real mais de 3.000 noticiosos e órgãos reguladores postados no Facebook através do nosso serviço plug-and-play Buzzmonitor Social News.
Todas essas informações já aparecem com o sentimento classificado de forma automática pela inteligência artificial e podem ser agrupadas em diversas opções de filtro: gênero de quem postou, idioma, tipo de publicação, quantidade de curtidas, comentários, compartilhamento e também tags atribuídas. Desta forma a notícia ganha o filtro das redes sociais, que permite medir o interesse, o feedback sobre a mesma e os compartilhamentos.
Como funciona na prática o monitoramento de notícias do Buzzmonitor Social News?
Você já deve estar se perguntando como funciona na prática, então vamos lá saber mais sobre esse serviço do módulo monitoramento.
Para exemplificar, fomos em busca de notícias sobre o BBB 21 no período de 10/01 a 10/02/21 e descobrimos no Buzzmonitor que foram postadas 411 notícias.
- No projeto de monitoramento, selecionamos evolução diária
- No canto direito selecionamos os serviços Facebook, Blogs e Notícias
- Também no canto direito, marcamos o filtro Social News
- Então, você terá acesso à evolução diária das notícias, já classificadas por sentimento
Outra possibilidade que a plataforma oferece é saber o ranking dos posts mais curtidos, engajados e também com maior quantidade de cada tipo de reação (curtir, amei, haha, uau, triste e grr). Basta selecionar a opção na barra superior das publicações.
Em outro projeto de monitoramento, em que analisamos as citações ao Pix no período de 03 a 08/02/21, descobrimos por exemplo que o post mais curtido teve 11 mil likes. O conteúdo falava sobre uma vakinha para o participante Lucas.
A análise de sentimento e reações são duas métricas importantes que te ajudam a descobrir o que seu cliente apoia ou desaprova. É um termômetro para entender a imagem da sua marca no ambiente digital e como seu cliente está interagindo com os conteúdos. Já o volume de menções diárias permite acompanhar os assuntos que geram mais engajamento e também prevenir possíveis crises quando há um aumento repentino de buzz.
Se você também quer saber, de forma eficiente e otimizada, tudo que falam sobre a sua marca teste o Buzzmonitor grátis por 14 dias.