Dia do Gamer: veja a performance dos maiores canais, jogo favorito e como se comporta o público gamer nas redes sociais

Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e têm movimentado negócios. Segundo a consultoria Newzoo, o Brasil ocupa a posição de maior mercado de games da América Latina, com faturamento de R$11 bilhões em 2021.

A pandemia contribuiu bastante para esse boom e o interesse pelos jogos também se espalhou por plataformas de live streaming. No YouTube, por exemplo, a reprodução de vídeos de games atingiu 100 bilhões de horas em 2020. O dobro do tempo se comparado a 2018.

No dia 29/08 é celebrado o Dia do Gamer e para marcar a data a Buzzmonitor analisou o desempenho do canal de 4 dos maiores gamers do YouTube (Lives do Cellbit, Lives do Alanzoka, Yoda SL e Gaules). Utilizando o módulo Analytics Pro da Buzzmonitor foi possível descobrir o engajamento, crescimento de assinantes e média de interações dos canais no período de 11/08 a 24/08. 

Veja os resultados abaixo:

 

O canal do YouTube Lives do Alanzoka teve o maior crescimento de inscritos do período

De 11 a 24/08, o Lives dos Alanzoka conquistou 30.000 novos inscritos e com isso cresceu a sua base em 1,29%.. O segundo lugar foi o Lives do Cellbit, que aumentou em 0,9% seus inscritos. Já o canal Yoda SL e Gaules não apresentaram crescimento no período.

Podemos perceber como a quantidade de vídeos publicados interfere no crescimento do canal dos gamers. Os que tiveram maior taxa de novos inscritos postaram 27 e 21 vídeos, respectivamente. Já os canais sem novos inscritos postaram poucos vídeos no período (3 e 2 vídeos, respectivamente).

AUMENTO DE INSCRITOS

CanalTotal inscritosNovos inscritos% novos inscritosVídeos
Lives dos Alanzoka2.340.00030.0001,29%27
Lives do Cellbit2.240.00020.0000,9%21
Yoda SL1.190.00000%3
Gaules719.00000%2

 

O canal do YouTube Lives do Alanzoka alcança mais views, já o Gaules se destaca em média de curtidas

Em menos de 15 dias, o Lives do Alanzoka teve mais de 600 milhões de visualizações. Comparando o números de views do período com outro mercado que também está em alta (os podcasts) podemos perceber a dimensão que os gamers têm conquistado na audiência brasileira.em volume de views. No mesmo período, o Flow Podcast (8 novos vídeos) teve novas 12.791.290 visualizações e o Podpah (11 vídeos) 9.474.036 views.

Já falando em interações, ainda que o canal do Gaules tenha alcançado o menor número de views do período, ele teve a audiência mais engajada quando se fala em curtidas. Uma média de 8,18%.

VISUALIZAÇÕES e ENGAJAMENTO

CanalVisualizaçõesInteraçõesMédia engaj.Média curtidas
Lives do Alanzoka672.790.811712.850.40923.734,725,52%
Lives do Cellbit338.939.367369.636.04812.806,548,07%
Yoda SL96.072.353104.454.4846.752,077,82%
Gaules60.872.03266.450.7297.109,318,18%

Twitch: streaming ao vivo para gamers

A audiência interessada em jogos também transita em outras plataformas e redes sociais. A mais difundida dessas plataformas é a Twitch, um serviço de streaming de vídeo ao vivo que se concentra na comunidade gamer, incluindo transmissões de competições de esportes eletrônicos.

E para saber ainda mais sobre esse público, a Buzzmonitor conduziu um monitoramento nas redes sociais sobre a plataforma de live streamings Twitch. No período de 11 a 24/08, foram feitas 20.549 publicações sobre o Twitch. (“twitch” OR #Twitch OR #TwitchAffiliate OR #TwitchStreamer OR #TwitchStreamers).

Dessas, 99,62% se concentraram no Twitter, o que revela esta como a rede social preferida dos que desejam falar do universo gamer.

 

Fortnite é jogo mais citado pelos tuiteiros fãs de jogos e lives

Na análise das hashtags citadas nas postagens sobre o Twitch, podemos perceber a preferência dos tuiteiros pelo Fortnite. Também são destaque os jogos que envolvem apostas, citados nas hashtags #Cassino #Blackjack e #Aposta.

As pessoas que fazem live streaming nem sempre mostram sua verdadeira identidade. Algumas preferem usar avatares (os VTubers), como é citado em #vtuberbr e #vtuber. Outro ponto de interesse dos usuários é o senso de comunidades. A hashtag #felpsnojogo faz referência ao desafio proposto para que artistas façam desenhos do streamer Felps.

O horário das 18h é quando os usuários mais citam o Twitch

A evolução de menções sobre o Twitch revela que o interesse sobre a plataforma começa a aquecer a partir das 10h, atingindo seu pico às 18h. Outro horário de bastante interesse dos tuiteiros é às 21h e depois começa a decrescer a partir das 00:00.

 

Social Listening

Viu como é fácil monitorar o comportamento de um público nas redes sociais com a Buzzmonitor? Com o módulo de monitoramento de redes sociais da Buzzmonitor é possível acompanhar conversas sobre um termo específico nas redes sociais e analisar o que o público pensa sobre o tema, além de contar com relatórios automáticos de sentimento do público, gênero, evolução do termo por rede social, maiores influenciadores e várias outras métricas.

Utilize o social listening para monitorar termos e ter insights estratégicos para a sua marca, sobre conteúdo, público, tendências de mercado e muito mais. Conheça o módulo de monitoramento e fale com um de nossos especialistas.

Métricas de Performance

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