5 métricas para saber se a sua campanha foi bem recebida nas redes sociais

Promover uma campanha publicitária é um dos principais investimentos das marcas e, atualmente, é a estratégia mais importante para destacar os produtos e serviços da empresa nas redes sociais. Entre 2020 e 2021, houve um crescimento de 60% de investimentos em anúncios no Facebook e Instagram. 

Porém, é necessário compreender se todo o investimento está realmente trazendo os resultados desejados para a organização. E como descobrir isso? Mensurando através de alguns indicadores alinhados aos objetivos da campanha.

No case abaixo, analisamos algumas métricas do Burger King:

1. Sentimento geral dos comentários recebidos 

Em algumas situações, um post de marca pode ter recebido muitas curtidas e comentários, mas não significa que ele foi bem recebido pelo público-alvo. Para isso é importante fazer o cruzamento com outras métricas como o sentimento do público. 

No exemplo abaixo, podemos ver que uma campanha do Burger King sobre o público LGBTQIA+ não foi tão bem aceita pelos seguidores, já que recebeu 50% de comentários negativos

Entretanto, uma outra campanha que a marca também lançou recentemente sobre o seu novo produto Dogpper recebeu 78% de menções positivas e neutras, e apenas 22% de menções negativas. Isso é um indicativo de que ela foi bem recebida pelo consumidor. 

Nesse post é possível saber como funciona a análise de sentimento no Buzzmonitor, que utiliza inteligência artificial para classificar posts automaticamente.

2. Posts mais curtidos, comentados ou engajados 

Saber quais os posts que mais engajaram, ajuda a ter uma dimensão do que impacta seu público.

Ainda visualizando o exemplo da campanha LGBTQIA+ do Burger King, o relatório mostrou que o post de destaque da campanha recebeu cerca de 34 mil reactions, 17.964 comentários e 6.574 compartilhamentos, com um engajamento de 3,955 para cada 1000 usuários

Já a campanha do Dogpper recebeu 9.745 reactions, 3.099 comentários e 1.008 compartilhamentos, com um engajamento de 1,188 para cada 1000 usuários

Ou seja, mesmo sendo mais negativa, a campanha LGBTQIA+ obteve mais engajamento.

Na análise, é possível notar que o post mais engajado nos últimos 30 dias foi o do público LGBTQIA+, enquanto o lançamento do Dogpper ficou em 3º lugar.

3. Engajamento da página

É essa métrica que determina a proporção de interações recebidas em relação aos seguidores da rede social.

Para te ajudar no entendimento dos resultados, basta filtrar o engajamento dentro do período da campanha. No painel, você verá dados como crescimento de engajamento, média do engajamento e máxima de engajamento.

Quer um exemplo prático? Nas campanhas do Burger King, é possível notar que a página obteve um crescimento de 278% na média de engajamento após a publicação da campanha. Isso é um indicativo de retorno positivo da campanha e deve ser considerado.

Quer descobrir qual formato de conteúdo faz mais sucesso e se inspirar para as próximas campanhas? Outra informação importante é compreender a média de engajamento por tipo de publicação (entre fotos, vídeo e links).

No caso do Burger King, o vídeo é o tipo de publicação em que os seguidores mais engajam. Ou seja, mais um insight para as futuras campanhas da marca.

4. Alcance

Falando um pouco mais sobre as métricas, o alcance é fundamental para entender os número de usuários únicos que tiveram a publicação exibida no feed. Além disso, mostra como seu conteúdo está sendo distribuído e quantas pessoas são atingidas pela publicação nas redes sociais.

Para fazer os ajustes necessários é importante acompanhá-lo diariamente e nesse post você pode saber mais sobre esta métrica.

5. Reactions 

Apesar de geralmente serem apenas 20% do engajamento no Facebook, as reações são uma grande fonte de insights. 

Elas ajudam a compreender que tipo de engajamento as publicações da marca estão obtendo do seu público. Segundo o Facebook, as reações demonstram um nível mais alto de engajamento por parte do usuário, já que reagir além de curtir, demanda mais esforço e o usuário está bem mais envolvido com a publicação. 

Com as reações, é possível entender melhor o sentimento do público e coletar dados emocionais sobre o usuário, compreendendo o que realmente impacta ele.

Seguindo o exemplo da campanha do Burger King, a marca recebeu 41% de reações amei e 38% de argh. Nota-se que em sua maioria, os consumidores amaram a publicação, mas alguns acabaram sentindo “raiva” devido a pauta abordada na postagem. 

Na campanha do Dogpper, por ser um post “engraçado’’, a marca conseguiu atingir o seu objetivo obtendo 20% de reações haha, 25% de amei e 53% de likes.

Além dessas visualizações, é importante analisar dados de conteúdo, engajamento e interações por usuário. Dessa forma, você consegue ter uma percepção completa sobre o resultado das suas postagens e campanhas.

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