Os Grupos do Facebook são comunidades virtuais que reúnem pessoas com os mesmo interesses e devido à pandemia tiveram um boom em participantes. De acordo com o Facebook, a América Latina conta com mais de 19 milhões de grupos e 380 milhões de pessoas estão ativas neles, segundo um relatório de outubro de 2020.
Atualmente, 50% dos agrupamentos do Brasil funcionam de forma online e esses ambientes podem ser oportunos para atuação e relacionamento de marcas.
Mas e como os Grupos podem ajudar uma marca? É possível monitorar? A Buzzmonitor te responde tudo isso. Continue lendo para saber.
Benefícios dos Grupos no Facebook para empresas
Já que os grupos unificam interesses, por que não aproveitar essa oportunidade de forma estratégica? Suponhamos que você tenha uma empresa que comercializa alimentação infantil: Uma das melhores formas de atuação seria em um grupo de mães, pois o seu produto estaria sendo veiculado em uma comunidade repleta de públicos alvos.
E assim funciona para qualquer setor. Quando você identifica qual é o grupo que contém o público que irá consumir seus produtos, a chance de bons resultados é grande.
Além disso, os grupos ajudam a melhorar o reconhecimento da página da sua empresa (pois uma pessoa pode recomendar para pessoas que não necessariamente frequentam a comunidade), permitem gerenciar as pessoas que participam (em grupos privados), disponibilizam insights das métricas e mais.
A página de ajuda do próprio Facebook fala mais detalhes sobre os Grupos.
O monitoramento dos Grupos
Como citamos acima, essas comunidades permitem a extração de insights e agora vamos te ensinar como fazer esse recolhimento de dados com a Buzzmonitor.
*Lembrando que é possível monitorar tanto Grupos Públicos quanto Grupos Privados (com acesso administrador) que estejam vinculados à Buzzmonitor.
Passo a Passo:
1- Acesse sua página no Facebook e vá até “Grupos”;
2- Acesse o Grupo que deseja monitorar;
3- Clique em “Configurações de Grupo”;
4- Clique em “Aplicativos”;
5- Adicione Aplicativos;
6- Selecione e adicione o app da Buzzmonitor;
7- Sincronize o perfil do Facebook com a plataforma;
– Se nada estiver sincronizado, siga o passo a passo que está neste blog post: https://buzzmonitor.com.br/blog/como-sincronizar-as-redes-sociais-ao-buzzmonitor/
– Se já estiver sincronizado, siga os seguintes passos:
Vai ser preciso revalidar os dados e para isso é necessário que você tenha acesso a um perfil de Facebook que administre todas as páginas que deseja sincronizar.
7.1- Acesse esse link dentro da Buzzmonitor: https://app.buzzmonitor.com.br/user/settings?tab=crm e na rede social Facebook, clique no X em vermelho para revogar tudo.
*Fique tranquilo que nenhum dado será perdido, quando você sincronizar novamente, todos os dados voltarão.
7.2- Em seguida, remova o aplicativo da Buzzmonitor no Facebook, acessando esse link https://www.facebook.com/settings?tab=business_tools&ref=settings
*Caso não apareça o ícone do Buzzmonitor nesse link, pode pular para a próxima etapa.
7.3- Por fim, no mesmo link da Buzzmonitor (https://app.buzzmonitor.com.br/user/settings?tab=crm), na rede social Facebook, é só clicar no + para sincronizar novamente.
*Lembrando que, é necessário sincronizar um perfil de Facebook que administre todas as páginas.
8- Volte para a tela da Buzzmonitor;
9- Acesse o menu “Monitoramento” e em seguida “Gerenciar projetos”;
10- Crie um novo projeto ou selecione algum existente;
11- Clique no ícone do Facebook;
12- Clique em “Adicionar Grupo” e selecione o grupo desejado.;
13- Adicione quantos grupos desejar e prossiga salvando o projeto.
Feito tudo isso, sua conta da Buzzmonitor começará a coletar os dados dos Grupos e as publicações e interações irão aparecer nos relatórios do projeto (lembrando novamente que é preciso vincular a conta administradora do Grupo à Buzzmonitor).
Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento.
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