Vídeo Marketing: 11 métricas para avaliar o sucesso do seu conteúdo

Quantas vezes você já compartilhou com um amigo um vídeo que viu nas redes sociais? Os conteúdos em vídeo estão entre as preferências dos usuários na internet e têm ganhado cada vez mais adeptos. Por isso, incluir Vídeo Marketing na estratégia da sua empresa é essencial para impactar cada vez mais usuários. E tão importante quanto produzir o conteúdo é saber mensurar o sucesso dele.

De acordo com dados da Cisco, empresa especializada em analisar como as pessoas se conectam, vídeos são responsáveis por 82% do tráfego de internet do consumidor.

Neste artigo, vamos te explicar o que é Vídeo Marketing e trazer 11 métricas de vídeo importantes para avaliar o sucesso do seu conteúdo. Continue lendo!

O que é Vídeo Marketing?

O vídeo marketing é uma estratégia que consiste no uso de conteúdos audiovisuais para atrair, converter e reter clientes. Ele pode ser utilizado para explicar seu produto, mostrar o dia a dia da empresa, trazer cases de sucesso, reviews da sua solução aplicada, lives, webinars e diversos outros conteúdos.

Investir em vídeo marketing torna o seu produto mais compreendido pelo público e desperta percepções e emoções nos receptores da mensagem. Além disso, melhora o ranqueamento no Google (SEO) e aumenta as suas chances de conversão.

Os conteúdos em vídeo também aumentam o alcance das suas postagens no Facebook mais do que qualquer outro tipo de publicação. E quanto maior o seu alcance, mais interações, mais engajamentos e maior impacto no seu público, o que resulta em mais vendas.

Métricas de Vídeo Marketing

No entanto, não basta só produzir o vídeo e jogar nas redes sociais de qualquer maneira. É necessário, antes de tudo, montar uma estratégia de produção baseada na plataforma em que ele vai ser inserido, seja Instagram, Stories, IGTV, Facebook, YouTube ou qualquer outra.

E, assim como tudo no mundo do marketing, é imprescindível estudar as métricas de performance para entender como esse conteúdo está sendo recebido pelo público.

Veja 11 métricas de vídeo importantes para entender como os seus vídeos estão impactando os seus usuários.

 

Para Facebook 

  • Total de cliques

A métrica Total de Cliques mostra quantas vezes seu vídeo foi clicado. E quanto mais cliques, mais pessoas estiveram interessadas em seu conteúdo. Compare o resultado de cliques entre seus vídeos para entender que tipo de conteúdo ou chamada teve maior impacto no seu público.

Métrica de vídeo marketing no Facebook

  • Engajamento por tipo de publicação

O engajamento representa a quantidade de pessoas que interagem com seus conteúdos. É importante ver como anda a evolução da métrica para entender se os vídeos estão realmente gerando interesse das pessoas. 

E, com essa métrica, é possível visualizar qual foi o engajamento por tipo de mídia usada nas publicações. Para vídeo, basta observar no gráfico a cor que representa “vídeo”.

  • Comentários e Compartilhamentos

As métricas ‘Comentários’ e ‘Compartilhamentos’ mostram o interesse dos fãs no Facebook em sua publicação de vídeo. Se um usuário realmente gosta do conteúdo, as chances dele comentar e compartilhar para que seus amigos/seguidores vejam é muito maior. Essas ações também interferem positivamente em outra métrica geral do Facebook: Pessoas Falando sobre isso, que indica o efeito viral da sua marca.

Para YouTube

  • Média de Visualização por Dia

Uma das métricas mais importantes do YouTube é o número de visualizações. E como saber como está essa média de views por dia? A Buzzmonitor te ajuda.

A métrica “Média de Visualização por Dia” é calculada pela plataforma utilizando dados fornecidos pelo YouTube e com ela é possível ver a média de tempo de visualizações que seus vídeos têm por dia. 

Métrica de vídeo marketing no YouTube

  • Número de interações 

As interações são todas as ações que o público que te segue faz com seus conteúdos: curtidas, descurtidas, comentários e visualizações nos vídeos. E quando o assunto é um vídeo bem produzido, quanto mais interações, melhor.

Esse dado pode te indicar como o seu vídeo foi recebido pelo público, qual o alcance que ele teve, o número de pessoas que o assistiram e a proporção que gostou ou não do conteúdo. E, assim, te ajudar a entender melhor os gostos do seu público.

  • Curtidas e Descurtidas

Para saber quantas pessoas curtiram seu vídeo ou não gostaram, basta analisar as métricas Curtidas e Descurtidas.

Os vídeos mais curtidos ajudam na percepção do contentamento do público e já os descurtidos devem ser analisados para entender porque não estão gerando resultados positivos.

Para Instagram

  • Salvos

Quando você gosta muito de uma publicação ou tem interesse em visitá-la no futuro, geralmente você salva para deixar guardada. Nessa métrica, é possível visualizar quantas vezes seu vídeo foi salvo por seus seguidores.

O salvamento é também o grau mais alto de interação considerado pelo algoritmo do Instagram, que aumenta o alcance das publicações que foram salvas por muitos usuários, por considerá-la relevante e de alto interesse para o público.

Métrica de vídeo marketing no Instagram

  • Cliques em Enviar Email

Essa métrica permite a visualização da quantidade de cliques, por dia, que o perfil teve na opção de “enviar e-mail”.

Assim a marca consegue ter uma percepção de quantas pessoas possivelmente tentaram entrar em contato.

  • Cliques em Ligar

Nessa métrica é possível ver quantas vezes a opção “Ligar” foi clicada e ajuda a perceber qual a porcentagem de ligações que vieram através do Instagram.

Para Twitter

  • Distribuição de Tipos de Publicações de Perfil – Retweet/Resposta/Tweet

O Retweet no Twitter é quando algum usuário compartilha seu Tweet na própria timeline. 

E nessa métrica é possível ter uma visão sobre quais tipos de publicações estão em maior evidência nos seus conteúdos.

  • Número de Menções

O número de menções nada mais é do que quantas vezes seu perfil é mencionado por dia.

Seja um usuário ou uma marca, é possível ver em um gráfico qual foi a quantidade de vezes que seu perfil foi mencionado e em quais datas. 

Analise os picos de menções com atenção, seja ele com comentários positivos, que podem indicar o sucesso de uma ação ou repercussão de algo, ou negativos, que podem ser alertas de crises de imagem.

Métrica de vídeo marketing no Twitter

Agora que você já sabe analisar as métricas de vídeo das principais redes sociais, é só criar vídeos incríveis se baseando nelas para ter conteúdos cada vez mais assertivos. 

Conheça mais sobre o módulo Analytics da Buzzmonitor e faça o teste grátis de 14 dias da plataforma. 

Veja também: 

Buzzmonitor Analytics: como obter dados completos para a análise de métricas das redes sociais

 

Vídeo Marketing: 11 métricas para avaliar o sucesso do seu conteúdo
Rolar para o topo