Depois de encontrar um influenciador, o próximo passo é iniciar a gestão do relacionamento e a análise dos resultados de campanha. Veja aqui 6 dúvidas frequentes sobre gestão de influenciadores.
Para isso, é necessário vincular a conta de Instagram do influenciador ao Buzzmonitor e, então, acompanhar todos os dados sobre a ação.
Confira o passo a passo para fazer esse processo!
OBS: É possível monitorar também os posts de outros perfis públicos e comerciais do Instagram.
1. Adicione a conta de Instagram do influenciador ao seu Gerenciador de Negócios do Facebook
Por conta das mudanças de API do Facebook e Instagram, o influenciador precisa conceder à marca o acesso ao perfil de Instagram dele. Depois, será necessário vincular a conta ao seu Facebook para ativar o módulo de Instagram Social CRM no Buzzmonitor.
Será possível, então, monitorar as publicações da campanha. No tutorial do Facebook você confere o passo a passo para adicionar uma conta de Instagram a uma página comercial.
2. Sincronize seu Facebook ao Buzzmonitor
Depois de vincular a conta do influenciador ao seu Facebook, clique no canto superior direito, vá até Configurações e depois selecione a aba CRM. Clique no + ao lado do ícone do Facebook e acesse seu perfil pessoal do Facebook para sincronizar os dados das páginas e perfis de Instagram. O acesso é pelo Facebook pessoal, mas seus dados privados não serão monitorados nem compartilhados.
Veja aqui como sincronizar as redes sociais ao Buzzmonitor.
Pronto! Agora você conseguirá monitorar as publicações do influenciador.
Dica: veja aqui 4 dicas para escolher o influenciador certo.
Quais as opções de monitoramento?
As opções de monitoramento para publicações de Instagram e Stories são diversas, mas vamos listar algumas delas para te inspirar!
1. Use o Analytics Pro para descobrir insights sobre a campanha e o influenciador
O Analytics Pro oferece um panorama sobre a conta de Instagram do influenciador, mas é possível, por exemplo, identificar se aquele influenciador tem uma taxa de engajamento positiva, quais seus principais posts, sua evolução de seguidores e muito mais.
Ao selecionar o período de lançamento da sua campanha, é possível analisar se a publicação engajou o público daquele influenciador e qual sua repercussão.
2. Monitore os Stories do influenciador no Analytics Pro
A campanha foi lançada nos Stories? O Analytics Pro oferece 5 métricas para otimizar seu monitoramento e acompanhar a repercussão da sua campanha neste formato.
Confira aqui quais são as 5 métricas.
3. Acompanhe as impressões e o alcance dos Stories no módulo Monitoramento
Além das métricas entregues pelo Analytics, também é possível ordenar os Stories no módulo Monitoramento de acordo com as taxas de impressão e alcance.
4. Isole a campanha e crie inúmeros relatórios sobre ela
No módulo monitoramento é possível isolar a campanha, criar relatórios apenas sobre ela e descobrir, por exemplo, os principais termos associados à publicação, os horários com maior volume de buzz, as principais hashtags e muito mais!
Veja aqui como extrair insights de apenas uma publicação de sua marca.
5. Faça um dashboard sobre a campanha
Por fim, analise todas as informações e a repercussão da campanha com o influenciador com um dashboard real-time personalizado.
Veja aqui 6 motivos para você substituir relatórios em Power Point por Dashboards personalizados!
Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para monitorar suas campanhas com influenciadores