Share of Earned Media: o que é e como monitorar?

Share of Earned Media (ou Share of Voice) é a exposição da sua marca gerada de maneira orgânica nas mídias sociais, seja porque o seu conteúdo “viralizou” ou por causa da satisfação dos seus clientes – ou a combinação desses dois fatores.

Por meio do Share of Earned Media é possível descobrir a proporção que o buzz da sua marca tem ganho fora dos seus canais próprios. É o famoso “boca a boca”, quando o próprio consumidor se transforma no canal de divulgação da marca, sem necessidade de investimento.

Ou seja: são todas as publicações feitas espontaneamente por internautas mencionando sua marca fora dos seus canais. Há também a possibilidade de um influenciador, por exemplo, mencionar sua marca em uma publicação via Gerenciador de Negócios. Agora o Facebook permite que você impulsione este post para gerar mais engajamento, criando assim uma mídia paga (Paid Media). Leia mais aqui.

Foto: Reprodução/Digiday

Mas como monitorar? Cada rede social tem suas especificidades e abaixo mostraremos como mensurar o Share of Earned Media da sua marca em cada uma delas.

Para todas as redes sociais

  • Busca Histórica: este módulo permite buscar termos específicos para acompanhar o buzz gerado por um determinado assunto em todo o banco de dados do Buzzmonitor.

Esse recurso é útil para o planejamento estratégico da sua marca. Você pode pesquisar qualquer tema, mesmo que não contido no seu monitoramento, inclusive sua própria marca.

No exemplo abaixo, monitoramos as menções à marca “Netflix” nos últimos 30 dias. Os dados mostram a evolução do termo no período, a representatividade na internet de acordo com as redes sociais, o gênero de quem faz as publicações e o sentimento das postagens.

Leia mais sobre a Busca Histórica aqui.

Facebook

Esta rede social não permite o monitoramento de murais pessoais a partir do cadastro de palavras-chaves e hashtags, mas é possível monitorar páginas. Com o Buzzmonitor você pode criar uma coleção com páginas específicas sobre qualquer tema ou usar uma das coleções disponíveis pela plataforma, como Social News (cerca de 1.000 páginas de noticiosos) e Procons (Cerca de 245 páginas de Procons brasileiros).

O gráfico abaixo, por exemplo, mostra as menções à marca “Netflix” nos últimos 60 dias, ordenado pelos 10 principais noticiosos que mais citaram a empresa.

Além disso, também é possível criar relatórios filtrando apenas os posts em que usuários marcam sua página no Facebook. Este post entrará como um post feito dentro da página da empresa, então para monitorar basta configurar o relatório para coletar apenas publicações de usuários.

Twitter e YouTube

Para ambas as redes sociais é possível cadastrar o nome da sua marca (em diferentes grafias), palavras-chave e hashtags relacionadas à sua marca para coletar todo o buzz de Earned Media fora dos seus canais.

Além disso, no caso de Twitter é possível monitorar o @damarca para coletar as mentions sem ter a autenticação do perfil.

Porém, para YouTube ainda não há uma maneira de filtrar marcações, assim como acontece nas demais redes sociais. É possível monitorar termos específicos. Por exemplo: se você cadastrar o termo “Nutella” no monitoramento, que é o nome da sua empresa, todos os posts que citam ou mencionam sua marca serão coletados.

Para isso basta configurar o relatório para monitorar apenas as interações dos usuários e no Search do Buzzmonitor escrever o nome da marca.

Instagram

Atualização: no dia 11/12/2018 o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.

Aqui há três possibilidades de monitoramento de Earned Media:

  • Monitoramento de hashtags: é possível monitorar hashtags relacionadas à sua marca para coletar o buzz de Earned Media fora dos seus canais.
  • Monitoramento de posts em que seu perfil aparece marcado: basta filtrar no relatório por menções ou marcações. Mas para ter essa coleta é necessário ter a autenticação do perfil com o Buzzmonitor. Veja aqui como monitorar os posts em que sua empresa foi marcada no Instagram.

  • Monitoramento de Instagram Locations: ao cadastrar uma location no Buzzmonitor é possível coletar todo o buzz sobre sua marca naquele local.

Por exemplo: sua marca é Nutella e você deseja descobrir o volume de Earned Media na location do Pão de Açúcar da Av. Angélica. Basta cadastrar a location no monitoramento e depois filtrar as publicações que mencionam sua marca.

Confira o que descobrimos monitorando as Instagram Locations dos restaurantes Outback.

Dica: veja as diferenças entre Owned, Earned e Paid Media.

Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para monitorar seu Share of Earned Media

Share of Earned Media: o que é e como monitorar?
Rolar para o topo