Como fazer o monitoramento político nas redes sociais?

Para quem trabalha com a comunicação do setor político é preciso estar atento às informações publicadas nos meios tradicionais e digitais. Afinal, cada notícia pode gerar uma crise e impactar negativamente na imagem da pessoa pública. E com tantas informações geradas nas redes sociais diariamente, como acompanhar tudo em tempo real?

Trouxemos um case da Direct Line para mostrar na prática.

Qual era o principal desafio da Direct Line?

A Direct Line é uma empresa que faz o gerenciamento da comunicação de órgãos públicos e precisava acompanhar de forma rápida e assertiva as divulgações dos veículos de imprensa e a reação do público a essas notícias. Mas, esse processo não poderia ser feito de forma manual. Indo atrás de portal em portal consultando as notícias postadas.

Como o Social News ajuda na rotina do monitoramento político?

A partir dessa demanda, o grupo começou a utilizar o serviço de Social News do Buzzmonitor, que coleta automaticamente menções ao termo cadastrado em mais de 3.000 noticiosos (Facebook News, Sites, Newsletters e Sites de notícias com RSS). 

A plataforma permitiu à Direct Line abranger seu campo de busca por notícias relacionadas aos órgãos públicos, de forma rápida, prática e ainda mais importante: com acesso a relatórios. Os assuntos mais citados, por exemplo, podem indicar o início de uma crise sobre um assunto delicado e auxiliar os órgãos públicos em uma tomada de decisão. Se cruzados com outros dados pode gerar ainda mais insights. 

Supondo que uma lei foi implementada e você quer saber a aceitação do público sobre ela. A classificação de sentimento de cada assunto, feita de forma automática pela inteligência artificial do Buzzmonitor, indica se a repercussão sobre aquele assunto foi positiva ou negativa. 

Você também pode ter acesso a métricas como temas mais noticiados, reações às notícias, e volume de notícias por hora.

Com acesso à todas essas informações, o Social News é uma poderosa ferramenta de insights, como relata Bianca Fidelis, Gerente de Projetos da Direct Line: 

“O Social News é o nosso gerador de insights. Diariamente acompanhamos as notícias para, quando necessário, criar dashboards de acompanhamento para nossos clientes, onde avaliamos o sentimento do público, quais termos-chave são mais usados, até para entendermos em todos os contextos esse sentimento. Usamos a relação entre os temas para analisar outros assuntos, ou outras pessoas relacionadas ao tema em questão e, qual foi o impacto dessa informação, ou seja, quantas pessoas foram alcançadas e qual a soma de interações que obteve. 

Semanal e mensalmente, realizamos relatórios, onde instruímos nossos clientes sobre a opinião pública extraída dessas notícias e quem são esses veículos ou influenciadores que estão agindo ativamente nessas notícias. E, claro, analisamos os comentários para entendermos a dor do público e usa-las em tomadas de decisões, projetos de lei, posicionamentos, etc.”

Outro ponto de interesse pode ser fazer parcerias com nomes influentes nas redes sociais. Para isso, a Direct Line complementa os dados do Social News com as pesquisas no Buzzmonitor Trends, onde é possível acessar perfis de influenciadores (Facebook, Twitter e Instagram), além de classificação de sentimento das postagens e distribuição por gênero e redes sociais).

Gostou do case? Se você também quer começar a monitorar notícias nas redes sociais, faça o teste grátis do Buzzmonitor.

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