Fazer o monitoramento de grandes marcas nas redes sociais é um desafio, sobretudo, pela quantidade de interações e menções em diferentes canais. Abrir rede social por rede social a fim de encontrar e analisar todas essas informações sem uma plataforma centralizada requer tempo e esforço da equipe. Mas o social listening é um processo essencial na gestão de saúde da marca.
Esse foi o principal motivo que fez a Unimed Amparo procurar a Buzzmonitor como solução, como mostraremos no case abaixo:
Desafio – Fazer a gestão da saúde da marca online
A Unimed Amparo foi fundada em 1990 e, atualmente, conta com mais de 50 mil beneficiários de nove cidades.
Com o grande número de usuários da Unimed Amparo, vem também um grande número de menções e comentários nas redes sociais. Monitorar todos os canais manualmente, um a um, era um empecilho no dia a dia da equipe, especialmente aquelas redes sociais em que a Unimed Amparo não tem presença digital, como o Twitter.
A empresa precisava otimizar todo o processo de monitoramento da marca para entender o que era falado sobre ela nas redes sociais sem que nada passasse despercebido. E, a partir daí, fazer a gestão de saúde da marca.
Processo – Centralização, social listening e relatórios em tempo real
Fazer a gestão da saúde da marca é uma tarefa que requer ouvir os clientes em todos os canais em que eles estejam presentes. Para, assim, tomar decisões assertivas que melhorem a experiência do consumidor e a percepção que ele tem sobre a marca, de acordo com os objetivos da empresa.
Por isso, centralizar todos os canais de monitoramento da Unimed Amparo em uma única plataforma foi o primeiro passo para otimizar a rotina da equipe e fazer social listening. Com todas as redes sociais conectadas à Buzzmonitor, o time da Unimed Amparo otimizou tempo em monitoramento, atendimento e tomada de decisões. Sem deixar nenhuma informação passar despercebida.
Além disso, a Unimed Amparo também aderiu ao uso de relatórios de performance das redes sociais para estruturar melhor as suas estratégias e melhorar a saúde da marca.
Resultados – Estratégias mais assertivas e apoio na tomada de decisões
Com todas as informações centralizadas em uma única tela da Buzzmonitor, tanto de monitoramento quanto de atendimento, a Unimed Amparo conseguiu fazer o diagnóstico preciso da saúde da marca, otimizando tempo e esforço da equipe.
O acompanhamento de dados através de relatórios, que não fazia parte da rotina do time de marketing da empresa, também foi essencial para medir os resultados de performance nas redes sociais.
Após a integração das redes com a Buzzmonitor, a equipe conseguiu mapear insights e criar estratégias mais assertivas, com base em dados de interação e opinião dos clientes. Esses relatórios servem como norteadores na tomada de decisões da empresa, desde a criação de conteúdos até a melhora do serviço oferecido.
Um exemplo prático foram as publicações sobre sobre médicos cooperados da empresa. Após perceber os bons resultados deste tipo de post, a Unimed Amparo passou a fazer uma publicação como esta toda sexta-feira. E com os relatórios da Buzzmonitor a empresa consegue ter mais dados sobre como esse e outros tipos de publicações impacta os seguidores.
“O principal motivo para a contratação da plataforma foi o fato de ser uma solução completa. Além de centralizar o monitoramento das redes em uma única plataforma, os relatórios foram um grande ganho para o nosso time. Acompanhar dados através dos relatórios não fazia parte da rotina. Com os gráficos conseguimos mapear insights e criar estratégias. A interface é muito dinâmica e fácil de usar”
Thaís Bozzer
Analista de Comunicação e Marketing
Unimed Amparo
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