Fazer o monitoramento de grandes marcas nas redes sociais é um desafio, principalmente pela quantidade de interações e menções em diferentes canais. Além disso, abrir rede social por rede social a fim de encontrar e analisar todas essas informações sem uma plataforma centralizada exige tempo e esforço da equipe.
Mas o social listening é um processo essencial na gestão de saúde da marca.
Esse foi o principal motivo que fez a Unimed Amparo procurar a Buzzmonitor como solução, como mostraremos no case abaixo:
Desafio – Fazer a gestão da saúde da marca online
Fundada em 1990, a Unimed Amparo conta hoje com mais de 50 mil beneficiários em nove cidades. O grande número de usuários resultou em inúmeras menções e comentários nas redes sociais.
Monitorar manualmente todos os canais, inclusive os que a empresa não possui presença digital, como o X/Twitter, era um desafio diário. Sem uma ferramenta centralizada, informações importantes podiam ser ignoradas.
A Unimed precisava otimizar o processo de monitoramento. O objetivo era entender tudo o que era falado sobre a empresa e, a partir disso, fazer a gestão de saúde da marca de forma eficiente.
Processo – Centralização, social listening e relatórios em tempo real
A gestão de saúde da marca exige ouvir clientes em todos os canais. Dessa forma, é possível tomar decisões mais precisas e melhorar a experiência do consumidor.
A centralização dos canais em uma única plataforma foi o primeiro passo. Através do social listening da Buzzmonitor, a Unimed Amparo otimizou o tempo de monitoramento, atendimento e análise. Dessa forma, nenhuma informação passou despercebida.
Além disso, relatórios de performance em tempo real foram integrados à rotina da equipe. Isso permitiu estruturar melhor as estratégias e fortalecer a saúde da marca.
Resultados – Estratégias mais assertivas e apoio na tomada de decisões
Com a Buzzmonitor, a Unimed Amparo conseguiu centralizar todos os dados em uma única tela. A equipe passou a realizar diagnósticos precisos sobre a saúde da marca, economizando tempo e esforço.
Os relatórios de performance, antes fora da rotina, se tornaram essenciais. Eles ajudaram a medir resultados e mapear insights valiosos. Assim, a empresa pôde criar estratégias mais assertivas, baseadas em dados reais.
Exemplo prático: As publicações sobre médicos cooperados tiveram excelente desempenho. Após analisar os relatórios, a Unimed passou a publicar conteúdos desse tipo toda sexta-feira.
Graças à Buzzmonitor, a equipe monitora o impacto das publicações nos seguidores. A análise de dados orienta tanto a criação de conteúdos quanto a melhoria dos serviços oferecidos.
“O principal motivo para a contratação da plataforma foi o fato de ser uma solução completa. Além de centralizar o monitoramento das redes em uma única plataforma, os relatórios foram um grande ganho para o nosso time. Acompanhar dados através dos relatórios não fazia parte da rotina. Com os gráficos conseguimos mapear insights e criar estratégias. A interface é muito dinâmica e fácil de usar”
Thaís Bozzer
Analista de Comunicação e Marketing
Unimed Amparo
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