Case Trento e Mestiça: oportunidades de mercado com o monitoramento de redes sociais

imagem de monitoramento de redes sociais do trento

Muitas são as aplicações de monitoramento de redes sociais, que pode ajudar marcas a prevenir crises, acompanhar o que os consumidores falam sobre seus produtos, detectar pontos de melhoria e também mapear oportunidades. É sobre esse último cenário que hoje vamos mostrar um case prático da Mestiça Propaganda para a Trento.

Desafio

A Mestiça Propaganda, responsável pela gestão dos canais digitais da marca de chocolates Trento, enfrentava o desafio de identificar oportunidades nas redes sociais e mensurar a performance orgânica das menções ao produto. A agência precisava de uma plataforma eficaz para atingir esses objetivos e gerar insights valiosos para maximizar a presença da marca nas redes.

Processo

Em 2022, a Mestiça Propaganda adotou a Buzzmonitor, utilizando especificamente os módulos de monitoramento e Analytics Pro. A equipe de Social Media, coordenada por Ricardo Yuji Ueno, passou a monitorar as menções à marca Trento tanto nos canais proprietários quanto no ambiente aberto das redes sociais. Essa estratégia permitiu identificar termos frequentemente associados à marca e mapear oportunidades valiosas.

Durante esse monitoramento, um relatório revelou a associação do influenciador Casimiro com os chocolates Trento em memes e piadas na rede social X. Investigando mais a fundo, a equipe descobriu que Casimiro era um grande fã dos chocolates Trento e já havia mencionado a marca espontaneamente em suas redes sociais.

imagem de publicações com o chocolate Trento

Diante dessa descoberta, a agência identificou uma oportunidade de colaboração com o influenciador. Após contatar a assessoria de Casimiro, a Mestiça foi informada sobre o processo de envio de produtos e que o influenciador não fazia menções orgânicas em suas lives, apenas de marcas pagas.

Decididos a explorar essa oportunidade, a agência enviou um kit de chocolates para Casimiro. Isso resultou em uma menção de 5 minutos à marca Trento durante uma de suas lives, gerando um pico significativo de conversas sobre a marca nas redes sociais.

Resultados

O monitoramento da Buzzmonitor foi essencial para acompanhar a repercussão dessa ação. Através da plataforma, a Mestiça Propaganda demonstrou como a Buzzmonitor foi decisiva desde o mapeamento de oportunidades até o acompanhamento pós-ação. Esse case validou a eficácia da plataforma e evidenciou como o uso estratégico do monitoramento de redes sociais pode gerar resultados concretos e oportunidades valiosas para a marca.

Esse case destaca a importância de uma plataforma robusta de monitoramento e análise para agências que desejam maximizar a presença digital de suas marcas, identificar oportunidades de engajamento e medir o impacto de suas ações de marketing de forma precisa e eficiente.

E a sua marca? Quer maximizar a sua presença nas redes sociais e identificar tendências entre os consumidores? 

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