Se você acompanha nossos estudos aqui no blog, sabe que sempre publicamos batalhas de páginas de diferentes setores. Dessa vez trouxemos o setor das Indústrias farmacêuticas para analisar qual é seu tipo de performance no Instagram.
O Brasil é considerado o 6º maior mercado farmacêutico do mundo. Um estudo realizado pela Interfarma em 2020, aponta que desde 2015 esse segmento vem crescendo constantemente.
Nesse mesmo estudo (página 9), está um ranking das 20 maiores empresas farmacêuticas do varejo. E para analisar como está a performance da categoria no Instagram, fizemos uma batalha de duas marcas da tabela usando o módulo Analytics Pro Instagram do Buzzmonitor
Confira como foi o desempenho da EMS Pharma e Hypera Pharma de 20/03 a 27/04.
Vamos à batalha:
Métrica Seguidores – Hypera teve o aumento de 1,01% de seguidores
Na métrica “Seguidores” conseguimos analisar o máximo de seguidores, o ganho de seguidores e a média de ganho por dia, durante o período selecionado.
Ao visualizarmos os dados da EMS e Hypera vemos a diferença de 559.806 na quantidade de seguidores. A EMS fechou o período com 582.576 seguidores e a Hypera Pharma fechou com 22.770 seguidores.
- Taxa de crescimento de seguidores:
Já na evolução de seguidores, a Hypera se saiu melhor, crescendo 1,01% da sua base. Já a EMS, perdeu 0,63% dos seus seguidores em relação ao período anterior.
Métrica Publicações – EMS publicou 3 posts a mais que Hypera
A métrica “Publicações” mostra a quantidade de posts publicados pelas marcas durante o período analisado (20/03 a 27/04).
As duas farmacêuticas postaram uma quantidade bem próxima de conteúdos,
A EMS publicou 15 posts (média de 0,38 por dia) e a Hypera publicou 12 posts (média de 0,31 por dia) nos 39 dias analisados.
Para que o seu perfil tenha relevância e se mostre presente no Instagram, é recomendada uma frequência de uma publicação diária.
- Tipos de posts
Investir em diferentes formatos pode ajudar a marca a entender qual é o melhor tipo para aquela rede social. No caso dos dois perfis analisados, foram publicados posts em vídeo e em imagem.
A Hypera fez 50% posts em vídeos e 50% posts em imagens. Já a EMS apostou nas imagens e de 15 posts fez apenas 1 em formato de vídeo.
Métrica Top Posts – Foco de publicação totalmente diferentes
Na métrica “Top posts” conseguimos analisar quais foram as publicações que mais deram certo em relação a interações e engajamento.
EMS PHARMA
TOP 1 – 545 interações TOP 2 – 388 interações
As duas melhores publicações feitas pela EMS são bem diferentes. O post com maior número de interações mostra o troféu ganho pela equipe EMS Taubaté da Superliga 2020/2021.
Esse tipo de conteúdo é importante para mostrar a relação da EMS com a saúde e bem-estar além do seu produto (os remédios). Afinal, o esporte é uma ótima forma de cuidado com o corpo.
O segundo post com maior número de interações é voltado para a funcionalidade do Intestino, que vai muito além de processar a comida que ingerimos.
A publicação é super interessante pois traz o desenho do intestino no corpo de uma mulher, representando o caminho dos seus circuitos neurais. Isso ajuda a entender melhor a informação que a marca quis explicar.
HYPERA PHARMA
TOP 1 – 548 interações TOP 2 – 491 interações
Nos top posts da Hypera vemos em primeiro lugar um vídeo convidando o público a fazer parte do time Hypera.
Trazer vozes e experiências humanizadas deixa os seguidores mais confiantes sobre o compromisso das marcas com os seus clientes e colaboradores, um fato importante quando se trata do segmento de saúde. Além disso, transmite mais veracidade.
Quem nunca parou em alguma rede social para escutar um relato em vídeo sobre algum tema?
Já o segundo post é sobre a campanha de vacinação da gripe na ajuda de imunização de seus colaboradores. Mais uma vez, reforçando o olhar da Hypera Pharma para o seu público interno.
Observações importantes sobre os top posts
Em primeiro lugar conseguimos perceber a identidade visual presente nos posts das duas marcas. A presença da cor azul remete uma sensação de confiança e tranquilidade que geralmente uma empresa desse setor deve passar aos usuários.
Outro ponto importante é que mesmo a Hypera tendo menos seguidores que a EMS, ela disparou no quesito interações dos dos seus top posts.
Isso pode ter relação com esse lado mais humano dos posts. Mostrar histórias reais chama atenção de quem está acompanhando aquele perfil.
Métrica Engajamento – Hypera mesmo com menos seguidores engajou mais que a EMS
A métrica engajamento mostra como foi o engajamento do perfil no período analisado.
No quesito engajamento, as duas marcas tiveram um desempenho menor que no período anterior ao analisado. Enquanto a EMS diminuiu em 34,25% sua média, a Hypera caiu 43,97%. Sendo assim, a EMS teve um melhor desempenho.
Já na média de engajamento, a Hypera se saiu melhor. A marca teve uma média de 1,95 de engajamento e a EMS de 0,14.
Para entender mais sobre uma boa média de engajamento, clique AQUI
Métrica Interações – EMS tem mais interações que Hypera Pharma
A métrica interações envolve a quantidade de curtidas e comentários que o perfil teve no período.
Quando o assunto é interação, a EMS é a vencedora da métrica.
Foram 3.075 interações (média por dia de 78,8) para a EMS e 1.731 interações (média por dia de 44,4) para a Hypera Pharma.
O que aprendemos com essa batalha?
Nessa batalha pudemos perceber que o mercado farmacêutico vai muito além de medicamentos e aborda temas relativos à saúde e bem-estar. Você também pode conquistar uma ótima performance falando de assuntos de interesse do seu público e se inspirando no que fez sucesso nos top posts da EMS Pharma e Hypera Pharma.
- Humanizar seus conteúdos gera empatia com o público;
- Sempre que possível, mostre atividades e iniciativas que a sua marca apoia, não só para o público final mas também para os colaboradores
- Para facilitar o entendimento de conteúdos mais técnicos, aposte em imagens ilustradas
- Vá além dos cards e mostre informações em vídeo também
Outro ponto fundamental para criar uma personalidade da sua marca é investir na identidade visual que tenha sintonia com o seu segmento. Ao utilizar o azul, as duas marcas geram uma associação imediata do público com o tema saúde.
Se você gostou de analisar esses dados, acesse o módulo Analytics Pro do Buzzmonitor e faça uma batalha entre sua marca e concorrentes ou mesmo duas marcas distintas nas principais redes sociais.
Tem alguma sugestão de batalha? Conta pra gente lá nas redes sociais.
Até a próxima! =)