Com o objetivo de tornar ampliar a cobertura a cobertura de redes sociais para seus clientes, a Buzzmonitor monitora constantemente, em seu módulo de Social News, todas as publicações de mais de 5.000 perfis de notícias brasileiros no Instagram, Facebook e canais com assinatura RSS (ainda em setembro, com expansão também para o Threads e o Blue Sky).
A plataforma coletou, desde o início de 2024 (até o dia 08/09/2024), cerca de 7 milhões de publicações dos veículos de imprensa – consideradas apenas posts, sem comentários ou outros tipos de conteúdo -, que geraram mais de 2 bilhões de interações (entre curtidas, comentários, compartilhamentos e outros).
Publicações em 2024 (até 08/09)
Apesar do número alto, nem todas as notícias engajam da mesma forma. Enquanto a média de engajamento por notícia é de 284 interações, a distribuição é bastante variada, havendo temas que despertam muito mais interesse público do que outros. Por exemplo, 18,9% das publicações não receberam interação alguma e 80% de todas as publicações não ultrapassam as 160 interações, enquanto há aquelas que chegam a 190 mil. Essa distribuição torna difícil até a visualização em um gráfico.
Entendendo melhor o que engaja no noticiário
Para uma visão mais aprofundada da dinâmica de engajamento dessas notícias, selecionamos aleatoriamente 50 mil manchetes publicadas em redes sociais no período acima e classificamos os dados em nossa interface de Inteligência Artificial Generativa, o Buzz Insights.
A classificação buscou entender marcas, celebridades, temas e formatos mais trabalhados e como esses temas geraram engajamento no noticiário nacional.
Iniciaremos nossa análise com as empresas mais mencionadas na imprensa:
Menções a empresas são constantes, embora os percentuais façam parecer que não
Empresas foram mencionadas em inúmeras publicações, embora a proporção no total de notícias faça parecer que não.
Quando extrapolamos os resultados para nosso universo, teremos a Amazon, marca mais mencionada, 27.300 vezes, o que significa que a marca foi citada mais de 100 vezes por dia. Mesmo Itambé, a marca menos mencionada, foi citada cerca de 700 vezes no período, ou quase 3 vezes por dia.
A lista de empresas mais mencionadas é dominada por gigantes tecnológicas – como Netflix, Google e Apple -, mas alimentos e bebidas também se destacam no noticiário. É o caso da Perdigão, da Sadia, da Ambev e da Coca-Cola.
Empresas mais citadas (% do total de notícias)
Além das empresas mais mencionadas, muitas celebridades foram citadas, tanto nacionais como internacionais. Entre elas, destacam-se esportistas e pessoas do universo da música:
Celebridades mais citadas (excluídos políticos – % do total de notícias)
No caso de Musk, temos, extrapolando os números para nosso universo, mais de 48 mil publicações ao longo do ano. Isso garantiria ao sempre polêmico bilionário quase 192 publicações por dia, mas o imbróglio com o judiciário brasileiro fez com que essa concentração ficasse muito maior nas últimas semanas.
Também se destacam Gusttavo Lima, Neymar, Sílvio Santos – falecido dia 17/08 -, Cristiano Ronaldo, Anitta e Messi.
Além das empresas e celebridades mais mencionadas, também nos interessou entender os temas que mais geram engajamento. Para isso, pedimos para o Buzz Insights classificar as notícias em temas:
1. Cotidiano
Envolve assuntos cotidianos, como eventos triviais e situações da vida comum. Essas publicações geralmente são leves e frequentemente usam humor para gerar engajamento.
- Exemplo: “Sobrevoando a beleza da florada dos ipês com o drone.”
2. Religião
Focado em temas religiosos, incluindo crenças, celebrações e rituais, assim como a integração da religião na vida cotidiana.
- Exemplo: “O padre Fábio de Melo deu uma bronca em uma mulher que interrompeu a missa para tirar uma selfie.”
3. Comunicação
Refere-se a influenciadores e ações de comunicação e marketing, jornalismo e outras disciplinas de comunicação, destacando a influência da comunicação digital na sociedade.
- Exemplo: “O #SemCensura desta terça-feira, 03/09, recebe o jornalista Ricardo Noblat para discutir o impacto das fake news nas eleições.”
4. Entretenimento
Inclui conteúdos voltados para diversão, como memes, cultura pop e referências televisivas, criando engajamento por meio de humor e leveza.
- Exemplo: “Após festão na fazenda, Gusttavo Lima, que esteve rodeado de amigos, volta aos palcos com show especial em Goiânia.”
5. Esportes e Lazer
Relaciona-se a eventos esportivos, conquistas de atletas e lazer, promovendo um estilo de vida ativo e celebrando vitórias esportivas.
- Exemplo: “O nadador Gabriel Araújo alcançou a terceira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris.”
6. Política
Focado em eventos e figuras políticas, campanhas eleitorais e discussões sobre políticas públicas.
- Exemplo: “O senador Esperidião Amin participou da coletiva de imprensa para discutir os novos projetos de infraestrutura no estado.”
7. Educação
Envolve temas educacionais, como o sistema de ensino, métodos de aprendizado e a importância da educação para o futuro.
- Exemplo: “O programa de bolsas estudantis foi expandido, oferecendo mais oportunidades para estudantes de baixa renda cursarem o ensino superior.”
8. Ecologia
Trata de temas ambientais e ecológicos, abordando questões como preservação da natureza e discussões sobre sustentabilidade.
- Exemplo: “Após protagonizarem um desentendimento depois do desmatamento ilegal, os ativistas ambientais se reuniram para discutir novas estratégias de preservação.”
9. Saúde
Refere-se à saúde pública, cuidados médicos, infraestrutura de saúde e questões ligadas ao bem-estar da população.
- Exemplo: “Descaso na Zona Oeste! Quem mora no Jardim Vera Cruz convive com problemas constantes na UBS Márcia Mendes e com o abandono das praças.” – Reclamação sobre a negligência em serviços de saúde.
10. Pets
Envolve notícias e conteúdos relacionados ao mundo animal, tanto em termos de preservação quanto de arte e representação.
- Exemplo: “Quem Sou Eu? 🤔 Tente adivinhar quem é esse cantor que ama animais e vive resgatando bichinhos de rua!”
11. Moda
Refere-se a tendências de estilo e vestuário, assim como eventos do mundo da moda e referências culturais relacionadas.
- Exemplo: “Conceito que está em alta mistura elementos da moda urbana com toques vintage, criando um visual único e autêntico para as passarelas deste ano.”
12. Alimentação
Trata de questões relacionadas à nutrição, saúde alimentar e, em alguns casos, negligência alimentar que afeta o bem-estar.
- Exemplo: “Usuária do TikTok, conhecida como Blondes Who Eat, viraliza ao mostrar dietas extremas com alimentos naturais e refeições restritivas.”
Distribuição de temas noticiados (%)
Uma maior cobertura não significa, no entanto, maior engajamento. Os temas ligados a Religião, Comunicação e Esportes e Lazer se destacam entre aqueles que mais levam o público a interagir, com médias de interação superiores, inclusive a temáticas como Política e Segurança.
Temas que mais geraram engajamento (média de interações por notícia)
Mesmo sem a maior média, as maiores manifestações acontecem na política
Embora não atinjam médias de engajamento tão grandes, os maiores engajamentos se associam ao noticiário político. Das 5 notícias que mais engajaram, 4 estavam associadas ao tema e atingiram números superiores a 87 mil interações, culminando em 192 mil para o primeiro lugar.
Este número hiperbólico de interações independe de inclinação política e traz tanto notícias alinhadas ao espectro esquerdista como ao direitista.
Engajar é prender a atenção
Em um contexto de baixa capacidade de foco e grande fluxo de informação, a estrutura das notícias precisa prender a atenção de seu público se quiser ser vista e, principalmente, gerar engajamento.
Neste sentido, apenas 11% das publicações são compostas apenas por texto, sem nenhum auxílio de mídias de imagem ou vídeo. Estas publicações também apresentam engajamento bastante abaixo da média, com apenas 11 interações por post.
Um mundo de jornais independentes
Os grandes números são dominados por veículos pouco representativos ou mesmo inexistentes no cenário offline, mas com imensa expressão online. São canais como o soteropolitano BNews e o carioca Hypeness que emplacam as primeiras posições. Canais mais tradicionais não aparecem antes da 13ª posição, com uma publicação do GShow sobre Renascer.
A importância das notícias para as marcas
O Social News coleta todas as publicações dos perfis de notícias de forma independente de termos de busca e perfis dos clientes, o que permite o acompanhamento da exposição de sua marca em notícias ou em comentários das publicações dos jornais, além do monitoramento de temas de interesse às empresas e marcas, como ecologia e política. Entre esses dados, as empresas mais mencionadas desempenham um papel crucial para identificar tendências de mercado e estratégias de comunicação.
“É uma forma de manter a marca informada de temas de seu interesse para além dos canais próprios por uma ferramenta com ampla cobertura de veículos de diversos tamanhos e que atingem públicos bastante segmentados por perfil e região, permitindo ações mais informadas e movimentos mais estratégicos, além de aumentar o universo de coleta em tempos de APIs restritas e redes sociais fora do ar” pondera Breno Soutto, Head of Insights da Buzzmonitor.
Quer saber mais sobre como aplicar esses insights na sua empresa? Fale com um especialista e descubra como podemos ajudar!