Alexa ganha do Google em menções em redes sociais na guerra dos assistentes de voz


O Google Assistente e a Amazon Alexa são dois assistentes de voz que prometem travar uma batalha pela preferência dos consumidores brasileiros. Os produtos foram lançados no Brasil no último trimestre de 2019 e estão ganhando espaço nas redes sociais. As diferentes possibilidades de uso dos assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Assistente permitem aos dois produtos uma presença diversa em canais sociais. Monitoramos os termos “Google Assistant”, “Google Home”,“Amazon Alexa” e “Amazon Echo” no Buzzmonitor Trends, ferramenta de busca histórica em redes sociais. O resultado para o período de 24 de dezembro a 24 de janeiro é que os posts mais engajados no Facebook mostraram as várias possibilidades de uso dos dois assistentes de voz.

Durante o período analisado, 24 de dezembro a 24 de janeiro, os dois assistentes tiveram 28.384 menções, somando as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. O produto da Amazon teve 70,7% (20.068) das menções nas redes sociais, enquanto o do Google teve 29,3% (8.316). Os dois produtos  tiveram um crescimento nas menções após a CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo.

O que se destacou entre as menções aos assistentes de voz é que suas possibilidades de integração com outros produtos e marcas gera diversas menções às duas plataformas em perfis de marcas como Nubank, Toyota e Lamborghini.

Os posts sobre Amazon Alexa com mais engajamento no Facebook somaram mais de 8 mil interações e mostraram a integração do assistente com a Amazon Music, com os artistas mencionando a Alexa em suas publicações. Além disso, o lançamento de um carro da Lamborghini integrado e um acessório para bicicleta mostraram o voice bot entrando na mobilidade urbana.

Já para o Google Assistente, os posts mais engajados no Facebook somaram 3 mil interações e mostraram a integração do assistente com roteadores de Wifi, com o novo Toyota Corolla e com o banco digital Nubank.

Os dois sistemas tiveram mais menções feitas por homens do que por mulheres segundo dados do Buzzmonitor Trends. O termo “Google Assistente” teve 19% de menções feitas por homens e 9% por mulheres, enquanto “Amazon Alexa” teve 22,4% e 16,5%, respectivamente.

Os dois assistentes tiveram 49,7% de menções com sentimento negativo. Por outro lado, nas avaliações positivas, o Google Assistente superou a Alexa: 11,3% contra 6,4%.

A distribuição por rede social das menções a Amazon Alexa contou com 87,80% no Twitter, 11,55% no Instagram e 0,65% no Facebook. Já o Google Assistente teve uma parcela maior no Instagram, com 38,83% das menções, além de 58,87% no Twitter 2,30% no Facebook.

Buzzmonitor Trends é uma ferramenta gratuita da plataforma Buzzmonitor que permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias do buzz sobre qualquer tema a partir de um termo pesquisado. Os dados exibidos no Buzzmonitor Trends são posts e comentários que coletamos em algum momento em uma das 60.000 contas que temos na plataforma, seja através do monitoramento de hashtags ou perfis (Instagram) ou de Fanpages (Facebook). 

 

O Buzzmonitor Trends gratuito entrega:

Série Histórica do tema: hoje, 24h, 7 dias e 30 dias (ou mais para assinantes do Buzzmonitor);

Compartilhamento do tema por rede (share);

Gênero automático de quem publicou;

Sentimento automático;

Top 6 Posts por engajamento no Facebook, Instagram e Twitter.

Acesse agora o Buzzmonitor Trends: https://trends.buzzmonitor.com.br/

 

Alexa ganha do Google em menções em redes sociais na guerra dos assistentes de voz
Rolar para o topo