O monitoramento de concorrentes é uma etapa fundamental para estabelecer sua estratégia no universo digital. Monitorar a concorrência é possível, e para te inspirar, selecionamos 5 dicas para você otimizar essa prática. Confira!
1. Entenda os pontos fortes e fracos da concorrência em Social Media
Para criar campanhas de sucesso e marcar presença nas redes sociais, é importante entender qual a prática do mercado. E a melhor estratégia é o monitoramento de concorrentes, acompanhando ações e campanhas deles com resultados positivos.
Se seu concorrente está investindo em causas sociais, valorizando as minorias ou conscientizando o público sobre cidadania, por exemplo, é válido pensar em estratégias que sigam esta linha de pensamento.
Sabe-se que não é bem aceito no mercado campanhas apenas com pessoas brancas, tendo em vista o país plural em que vivemos, por exemplo. Marcas estão percebendo aos poucos a força de campanhas que têm o cuidado em valorizar todas as classes e causas e como isso é bem aceito pelo público. O importante é estar atento ao que o mercado pede.
2. Conheça seu público (e os influenciadores da sua marca)
O seu público-alvo é o mesmo do seu concorrente. Monitorar esse público torna possível entender como ele interage e é engajado por cada tipo de publicação, assim como quais são seus interesses. Essa é uma porta de entrada estratégica para conhecer melhor quem são as pessoas com potencial de serem impactadas pelo seu conteúdo.
Por exemplo, ao criar um relatório com as bios dos internautas no Twitter e no YouTube, você poderá descobrir como seu público (incluindo os influenciadores da sua marca) se descreve nessas redes e, por consequência, entender qual o perfil do seu nicho de atuação.
3. Veja qual tipo de conteúdo gera mais engajamento
Links? Imagens? Vídeos? Muito texto? Pouco texto? Cada tipo de conteúdo gera uma repercussão diferente nas redes sociais. Acompanhando as publicações de seu concorrente e fazendo um bom monitoramento de concorrentes, é possível analisar aquilo com mais engajamento e maior alcance. Assim, você pode testar a melhor fórmula que funciona para sua marca e para seu público.
No exemplo abaixo, os dados mostram que o McDonald’s engajam mais por meio de imagens, enquanto o Burger King tem o engajamento distribuído entre fotos e vídeos. Se você é um analista do Burger King, por exemplo, e percebe essa diferença, pode sugerir que a marca invista mais em imagens, já que este é o tipo de conteúdo com mais engajamento na marca concorrente.
4. Analise as campanhas que deram certo
Agora você já sabe quem é seu público e quais conteúdos geram mais engajamento, então o próximo passo é analisar as campanhas de sucesso do seu concorrente. Compare os seus conteúdos com os dele e veja o que teve maior aceitação pelo público. Se ele publicou um vídeo e viralizou, por exemplo, crie um conteúdo similar e analise como os internautas irão reagir.
Não é preciso copiar o que ele está fazendo (até porque isso é ilegal), mas sim estudar sua estratégia: como ele atraiu o público-alvo para a publicação? Entendendo esse aspecto todo o resto flui melhor para sua marca.
Com a métrica Top Posts do Analytics Pro, por exemplo, o analista vê em um só lugar a lista dos principais posts da marca no período. Eles são ordenados por ordem descendente de acordo com o número de interações.
5. Faça um comparativo entre sua marca e seu concorrente
Depois de fazer todo o monitoramento das publicações do seu concorrente, está na hora de entender como sua marca se posiciona em relação a ele. Essa “batalha” de campanhas e marcas permite uma ampla visão sobre suas métricas em comparação com o concorrente e te ajuda a extrair insights sobre pontos a serem aprimorados.
Na batalha que fizemos entre os canais do YouTube das marcas Nike e Adidas, observamos que apenas a Nike teve crescimento de visualizações no período, assim como a Adidas teve um engajamento negativo.
“Mas eu posso monitorar qualquer coisa do meu concorrente?”, você deve estar se perguntando.
Sim! Qualquer fanpage do Facebook é monitorável, assim como todos os canais abertos de YouTube. Além disso, todos os perfis públicos de Twitter permitem a coleta de dados pelo Buzzmonitor.
Você pode usar dois módulos do Buzzmonitor para esta análise:
- Monitoramento: para acompanhar posts específicos, como este monitoramento entre as marcas Renner e C&A durante o período do Dia dos Namorados. Uma análise detalhada sobre os resultados das campanhas concorrentes e das suas também permite obter insights importantes para alavancar sua estratégia nas redes sociais.
- Analytics Pro: para obter um panorama geral sobre sua marca e o concorrente durante um período específico, como esta análise entre Itaú e Santander. No último mês seu concorrente publicou mais do que você? Gerou mais engajamento? Ganhou seguidores? Acompanhe com o Analytics Pro.
Ou seja, todas as informações públicas você pode cadastrar e monitorar! Os únicos dados que não podem ser coletados são: mensagens de inbox e métricas privadas de dark posts (publicações patrocinadas não visíveis no feed da marca), além de grupos e eventos do Facebook e perfis de Instagram não administrados pela sua marca.
OBS: caso um dark post apareça em seu feed como “patrocinado”, basta usar o link daquela publicação e cadastrá-lo no Buzzmonitor! E partir disso você conseguirá monitorar um dark post de seu concorrente. Mas é preciso contar com a sorte de ele aparecer para você.
Como cadastrar as marcas de seu concorrente no Buzzmonitor
1. Vá até o módulo Gerenciar Projetos, dentro do menu Monitoramento.
2. Se você não tiver termos específicos para buscar, não tem problema. Basta passar para a próxima etapa e cadastrar as redes sociais do concorrente. Clique nos ícones das respectivas redes sociais e prossiga cadastrando a página do Facebook, o perfil de Twitter e o canal no YouTube.
Aqui você confere o post completo sobre como configurar o monitoramento no Buzzmonitor.
Pronto! Todas as páginas, canais e perfis do seu concorrente estarão cadastrados e você poderá começar a monitorá-lo!
O monitoramento de concorrentes é essencial para se manter competitivo e relevante. No mercado sempre vence o melhor, por isso o importante é estar sempre atento, batalhar para se destacar entre seus concorrentes e, acima de tudo, embasar sua estratégia em métricas e dados.
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