Eleições na Argentina, Taylor Swift e A Fazenda; veja o que bombou nos Trending Topics de Novembro

Durante o mês de novembro, as eleições argentinas foram o destaque dos Trending Topics no X, anteriormente conhecido como Twitter. O termo “Argentina” ocupou a segunda posição entre os termos mais recorrentes nos trending topics.  

Os nomes dos candidatos Javier Milei e Sérgio Massa, também figuraram entre os mais recorrentes, além do ex-chefe de gabinete Agustín Oscar Rossi.

Embora a política tenha sido um tema de destaque, a categoria mais notável foi Esportes, representando 56% das discussões totais do público. Em seguida, destacam-se Política (9%), Reality Show (9%), Música (9%) e Famosos (7%).

Os dados são do monitoramento da Buzzmonitor, que acompanhou os trending topics do X durante todo o mês de novembro. Ao total, foram identificados 6.068 termos diferentes, que apareceram 426.702 vezes nos tópicos populares. Para este estudo, a análise foi concentrada nos 200 termos mais frequentes.

Veja o estudo completo para descobrir os termos mais recorrentes nas principais categorias: 

Esportes: Campeonato Brasileiro em destaque

A categoria de Esportes predominou nos Trending Topics de novembro, representando 55,7% do total de discussões. Times e jogadores do futebol nacional foram os temas mais comentados.

O Botafogo, que passou o mês de novembro sem vencer nenhum jogo e viu a vantagem de 13 pontos que tinha cair, tornou-se o assunto mais recorrente nos trending topics do mês. 

Também se destacaram os times Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Bragantino, todos disputavam a série A do Campeonato Brasileiro, que encerrou no início de dezembro.

Fernando Diniz, técnico do Fluminense e da Seleção Brasileira de Futebol, gerou buzz após ser criticado pelas derrotas do Brasil contra Colômbia e Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo. No entanto, o técnico foi elogiado pelo público pelo seu trabalho no Fluminense.

O centroavante Germán Cano, do Fluminense, também gerou repercussão positiva pelo seu desempenho nos últimos jogos e por ter atingido 40 gols na temporada. Já o meio-campista do Flamengo, Arrascaeta, entrou nos trending topics com recorrência por sua performance durante os jogos e, principalmente, por fazer o gol decisivo em uma partida contra o Bragantino.

Rony, atacante do Palmeiras, gerou buzz por estar na vista de times árabes e surgiram rumores que o jogador chegou a receber propostas. Já o volante do Flamengo, Thiago Maia, foi criticado pela torcida do time pelo desempenho em jogos.

 

 

Política: Eleições da Argentina tomam conta do buzz

A categoria Política foi responsável por 9% das aparições nos trending topics de novembro, com destaque para as eleições da Argentina

O confronto entre os candidatos Javier Milei e Sérgio Massa no segundo turno aconteceu em 19 de novembro e terminou na vitória de Milei, que conquistou 55,75% dos votos, levando o nome de ambos para o top 10 de temas mais recorrentes nos trending topics na categoria política. O vice-presidente Agustín Oscar Rossi também figurou entre os assuntos mais discutidos.

Além das eleições argentinas, Flávio Dino, ministro da justiça, ganhou destaque ao ser indicado por Lula para uma vaga no STF. O Senado também atraiu atenção ao aprovar a tributação de fundos exclusivos e “offshores”, gerando uma variedade de elogios e críticas.

O ministro do STF Gilmar Mendes entrou para os TT’s após a sua decisão de manter a deputada Carla Zambeli como ré por perseguição armada e declarações relacionadas ao crime organizado.

Já o jornal Estadão gerou buzz ao publicar uma notícia que revelava o envolvimento de uma integrante de facção criminosa em duas pastas do Ministério da Justiça. No entanto, denúncias e investigações foram iniciadas sobre o processo de apuração da notícia.

O youtuber Paulo Kogos entrou na lista de discussões após ser comparado, em termos de discurso político, ao presidente da Argentina, Milei. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu críticas por suas declarações de apoio a Lula e Dino. O Hino Nacional também gerou conversas após ser tocado em manifestações em 26 de novembro.

 

Reality Show: A Fazenda domina as conversas

O reality show A Fazenda, da Record TV, esteve em evidência ao longo do mês de novembro, colocando entre os temas mais recorrentes nos TT’s as hashtags “#ProvaDoFazendeiro”, “#RoçaAFazenda”, “#EliminaçãoAFazenda” e “#ProvaDeFogo”.. 

Além disso, Alicia, participante eliminada em novembro, foi a mais comentada da categoria. Outros participantes que se destacaram foram Shay, Márcia, Nadja, Tonzão e Sander.

Música: Turnês mundiais chegam ao Brasil

Na categoria de música, que teve 9% do buzz total, Taylor Swift conquistou os Trending Topics devido aos seus shows no Brasil, com hashtags como “Sao Paulo TS The Eras Tour” e “RIO Ts The Eras Tour”. 

O RBD também marcou presença com apresentações no país, e os destaques recaíram sobre Anahí e Christian do grupo, notados pela hashtag “SoyRebeldeTour”.

Imagens das performances de Marina Senna em shows ganharam notoriedade no X, especialmente vídeos em que a cantora interpreta a música “Ombrim”, os quais foram amplamente compartilhados. O cantor do BTS, Namjoon, anunciou seu primeiro álbum solo em novembro, intitulado “Indigo”, gerando grande entusiasmo.

Além disso, a cantora Billie Eilish entrou em pauta graças aos fãs, que compartilharam um vídeo de agradecimento dela na retrospectiva do Spotify de 2023, assim como pelas suas indicações ao Grammy de 2024.

Famosos: Fins de relacionamentos entre famosos geram buzz

O rapper Orochi e a influenciadora Lara Jucá anunciaram ao público o fim do seu relacionamento e entraram no top 10 de assuntos mais recorrentes nos trending topics. 

A apresentadora Ana Hickmann também virou assunto após trazer à tona denúncias de agressões por parte de seu ex-marido, expressando-se publicamente e concedendo entrevistas sobre o caso. 

Outro término que chamou a atenção do público e rendeu conversas no X foi o do jogador Neymar com a influenciadora Bruna Biancardi.

Já a cantora Paula Fernandes gerou buzz após vídeos dela na plateia da turnê de Taylor Swift no Brasil, nos quais demonstrava entusiasmo com a apresentação. Elas possuem um feat juntas, a música Long Live, gravada em 2012.

MC Daniel entrou nas conversas do público após um jogo organizado pela CazéTV, reunindo diversos MCs. 

Travis Kalce, namorado de Taylor Swift, tornou-se o centro das atenções devido a inúmeros memes e elogios dos fãs da cantora em relação ao relacionamento. 

E ainda falando sobre Taylor, o ex-namorado da cantora, Joe Alwyn, entrou nas conversas após fãs comentarem que a música “You’re Losing Me” de “From The Vault” é sobre o relacionamento da cantora com ele.

Além disso, a cantora Ludmilla enfrentou ataques racistas nas redes sociais, levando seus apoiadores a levantarem o termo “Ludmilla Merece Respeito”. 

Richas, que interpreta Richarlyson no QSMP, um servidor multiplayer criado pelo criador de conteúdo Quackity, também teve destaque.

Eleições na Argentina, Taylor Swift e A Fazenda; veja o que bombou nos Trending Topics de Novembro
Rolar para o topo