5 dicas para organizar sua legenda do Instagram

Quantas vezes você já recebeu uma pergunta sobre uma informação que estava na legenda do Instagram? Essa situação acontece com frequência entre os social media e o motivo pode ser muito simples. Você precisa organizar a sua legenda do Instagram para torná-la mais atrativa para os seus seguidores. De acordo com a Omnicore Agency, 23.995 fotos são postadas a cada segundo no Instagram. Portanto, diante desse grande volume, como guiar a atenção dos seus clientes para ler a legenda também?

Bem, sabemos que nas redes sociais tudo acontece na velocidade da luz então a sua missão é criar legendas de leitura dinâmica. Com isso, não estamos falando que elas precisam ser curtas, mas organizadas de uma forma que os seguidores absorvam a informação de forma rápida. 

Muito usada por pessoas que estudam um grande volume de textos, a leitura dinâmica é um conjunto de técnicas que permitem ler textos de forma rápida e ainda assim compreender o sentido. Para tal, um dos recursos é observar o texto pelas suas palavras-chave. Mas vamos ao que interessa: como aplicar isso nos posts do Instagram?

Veja abaixo as dicas do nosso time de conteúdo.

1. Chame a atenção nos primeiros caracteres

Insira um gatilho na legenda do Instagram

Se você conseguir prender a atenção no começo da legenda, seu seguidor terá vontade de ler mais. O Instagram mostra no feed os 30 primeiros caracteres da legenda e para incentivar que as pessoas continuem a leitura, crie frases de impacto. Pode ser uma conversa (Bom dia para os coffee lovers), uma dica/situação de consumo (Uma dica para o seu café), uma pergunta (Café preto ou com leite?) ou uma chamada para ação (Até as 21h tem cappuccino). Solte a sua imaginação com as diversas possibilidades.

2. Organize a informação em blocos

Facilite a leitura da sua legenda do Instagram

Tomando como exemplo o universo do café que citamos acima. Vamos imaginar que, além do produto, você precisa falar na legenda sobre os horários de funcionamento, endereço e formas de pagamento. Ao invés de colocar todo o texto de forma “corrida”, organize a informação em blocos de texto/tópicos. Assim, seu seguidor irá assimilar de forma mais dinâmica o texto.

3. Lembre-se do espaçamento entre as linhas

Legendas do Instagram com texto corrido são menos atraentes

Ainda falando da organização de informações em blocos, você pode dar um espaço a cada novo assunto falado (sem exagero, é claro). Ao digitar o seu texto no Instagram, ele originalmente não disponibiliza essa opção, mas existem alguns apps como o Insta Space que fazem a quebra da linha do texto. Ao agendar a sua legenda do Instagram no Buzzmonitor, você também consegue organizar o texto com todos os espaçamentos. Além disso, a plataforma tem um menu de emojis para você escolher.

4. Use emojis na sua legenda

Escolha emojis que tenham sintonia com o tema

Além dos espaçamento, os emojis podem te ajudar a organizar a legenda do Instagram em tópicos. Você pode, por exemplo, usar um relógio na parte que fala dos horários e um pin de local perto do endereço. Eles também servem para ilustrar o tema do qual você está falando no post. Ao ver rapidamente os emojis, o seu seguidor já saberá do que se trata antes mesmo de ler. No mais, os emojis também deixam o seu post mais divertido/informal, mas é importante usá-los com moderação e entender se estão de acordo com o tom de voz da marca. Se o seu perfil fala de forma mais afetiva, um coração é super válido, mas se é um produto mais sério, já não cabe.

5. Finalize com um CTA

Utilize a legenda do Instagram para gerar engajamento

Se o seu cliente leu a legenda do Instagram até o final, parabéns. Então que tal aproveitar esse interesse dele para convidá-lo a alguma ação? Você pode, por exemplo, incentivar que ele envie o post ou marque algum amigo. Assim, o alcance do conteúdo será ampliado para além dos seus seguidores. Mas não limite-se apenas a ações que levem para o ambiente digital. No caso do café que falamos acima, uma ideia é perguntar qual o preferido e chamar os clientes para fazerem uma visita.

 

Gostou das dicas para a organizar a sua legenda do Instagram? No Buzzmonitor, você consegue agendar de forma simultânea seus posts em todas as redes sociais. Na plataforma as suas contas do Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, para publicações em formato de foto ou vídeo.

Veja nesse blog post como é fácil! 

Se você ainda não é assinante do Buzzmonitor, faça o teste grátis de 14 dias e surpreenda-se.

 

5 dicas para organizar sua legenda do Instagram
Rolar para o topo