Emojis: Por que usá-los nas publicações das marcas?

Os emojis são símbolos utilizados para expressarmos sentimentos, sensações, emoções, situações e muito mais. Eles realmente fazem muito sucesso e por isso possuem um dia próprio: 17 de julho é comemorado o dia do emoji.

A veiculação de emojis em mensagens e publicações se consolidou nos últimos anos e por isso eles passaram a fazer parte das publicações das marcas nas redes sociais.

As marcas já tiveram receio de utilizar emojis em suas publicações, mas agora a realidade é outra: cada vez mais marcas usam emojis tanto em posts próprios quanto no engajamento com o consumidor.

Você sabe quais são as vantagens de utilizar emojis?

De acordo com o Twitter, utilizar emojis pode ajudar a sua empresa a se destacar e fazer com que o público se envolva mais.

Num teste feito por Larry Kim, fundador e CTO da WordStream, uma plataforma de mídia online, publicações com emojis tiveram um engajamento 25,4% maior que publicações sem emojis.

Porém, é necessário utilizar corretamente os emojis para passar a mensagem que se deseja.

Confira 7 dicas de utilização dos emojis:

1- Entenda os emojis

É fundamental entender os emojis antes de utilizá-los. Parece fácil, mas você precisa sempre analisar qual emoji se encaixa a cada situação. 

Muitas vezes os emojis são entendidos de maneira errada e ainda há emojis diferentes dependendo do sistema operacional que você usa, o que pode gerar problemas para sua marca. Veja esta matéria sobre os reais significados de alguns emojis.

2- Não seja enigmático

Mesmo os emojis sendo os queridinhos das redes, muitas pessoas ainda não têm familiaridade com os símbolos, então nunca use enigmas feitos com emojis.

A função deles é reforçar a comunicação, algo para que se torne mais sentimental e próximo do leitor, e não deixá-los confusos.

3- Seja óbvio 

Quando fizer alguma publicação com apenas emojis, seja o mais claro possível.

Veja este exemplo da Domino´s Pizza: 

4- Enfatize seus posts com os emojis

Um grande exemplo da utilização dos emojis nas redes é usá-los para enfatizar alguma coisa. Se por exemplo a sua publicação tem algum link, você pode usar o emoji da “mãozinha com o dedo apontado” para deixar claro que é ali que o usuário irá clicar.

5- Seja repetitivo

Memorizamos mais facilmente informações que são repetitivas ou possuem alguma imagem forte. O uso do emoji pode dobrar a memorização da mensagem que você quer passar, ajudando a fixá-la na memória das pessoas.

Estas foram as principais dicas para ajudar a sua empresa a utilizar os emojis e aumentar o engajamento nas redes.

6. Publique e responda os consumidores com emojis

Através do Buzzmonitor Atendimento é possível customizar as respostas da sua marca usando emojis. 

E também no Agendamento Buzzmonitor é possível utilizar emojis em publicações:

OBS: O antigo módulo Publicador passa a se chamar Buzzmonitor Agendamento

7. Descubra os emojis mais usados pelo público da sua marca

O monitoramento dos emojis ajuda a entender como o consumidor reage às publicações da marca e compreender os emojis mais utilizados ajuda a criar oportunidades de interação criativa para marcas.

No Buzzmonitor Monitoramento é possível criar gráficos e dashboards com agrupamento de emojis mais usados pelo público da sua marca nos formatos nuvem (imagem abaixo), coluna, barra e pizza.

Emojis: Por que usá-los nas publicações das marcas?
Rolar para o topo