4 razões para começar um projeto de Social Targeting hoje


Primeiro as más notícias: no fim de abril, o Facebook fecha o acesso aos dados da sua API. Ainda conseguiremos aceder aos conteúdos das páginas de marcas, mas os posts dos murais públicos e dos grupos deixam de estar disponíveis. Isto é, claramente, um grande obstáculo para as empresas que baseiam o seu trabalho na recolha e análise de dados provenientes dos social media. 

No entanto, há uma forma de manter acesso ao grande fluxo de dados que existe desde que que o próprio Facebook apareceu. Falamos do famoso, mas muitas vezes ignorado, Facebook Social Login.

Criadores de Software e particularmente de Apps usam o Social Login mesmo desde o princípio. Esta é indiscutivelmente a melhor maneira de registrar um utilizador através do pequeno ecrã de um smartphone. Outras áreas têm sido relutantes em usá-lo por variadas razões. Um dos motivos é a tentativa de evitar assustar os consumidores mais ciosos da sua privacidade, outro é a procura de dados mais estruturados e, claro, há sempre aqueles que ainda nem pensarem neste assunto… Eu digo sempre aos nossos clientes que podemos começar por experimentar um projeto piloto sem grande investimento inicial. 

Para encurtar uma longa história, passo a dar 4 razões para começar a usar Social Login o mais depressa possível. Todas as razões se relacionam com um grande tema que é o Social Targeting e que é simplesmente uma ferramenta que permite usar social data como base para estratégias de marketing e comunicação. Aqui vão 4 formas de usar Social Targeting hoje:

Customer Relationship management
Customer Relationship management – O social login lhe dá uma visão muito mais profunda do seu consumidor – chamamos de Buzzmonitor deep profiles. Com ele, terá possibilidade de usar um grande armazém de dados para alimentar e gerir cada consumidor individualmente. Por exemplo, se o cliente fala com o seu operador, por telefone ou e-mail, aparece logo uma janela pop-up com os últimos checkins que fez, likes por categoria e os grupos com que mais se identifica. Imaginemos que é uma fã de comida orgânica e que fez uma pergunta sobre as últimas compras de mercearia, o operador pode decidir adicionar a esta resposta um link para a secção de Alimentação Orgânica do site, de certeza que o cliente vai ficar encantado!

Mobile Marketing
Mobile Marketing – Hoje em dia, vivemos na era do mobile. A taxa de penetração dos smartphones é prova de uma série de oportunidades que o mobile marketing oferece atualmente. Houve várias marcas que rapidamente lançaram apps que replicavam os seus sites, eram estáticas e sem grande valor acrescentado para o consumidor (mais ou menos como quando as pessoas do teatro descobriram o cinema). A segunda geração de apps já tende a ir mais além e começa a explorar realmente a experiência mobile. Com smart screens, mobilidade e social login, há uma série de novas combinações a explorar. Imagine uma combinação entre chekins e um programa de fidelização, quanto mais vezes for à loja, mais prémios ganha. Ou um jogo de Pac-Man com os heróis e fantasmas associados às marcas de acordo com os seus gostos. Estas apps acabam por ser um importante ponto de contacto digital com o seu cliente, com as notificações e o social login a estabelecer a ligação entre as duas partes.

Loyalty Marketing & Email Marketing
Loyalty Marketing e Email Marketing – Houve milhares de empresas que implementaram programas de fidelidade para premiar e garantir contacto com os seus melhores clientes. Estes sistemas são fontes de informação sobre o contexto de negócio do consumidor como destinos frequentes, tipo de produtos que consome, hotéis onde fica, etc. Como vimos acima, ao usar Social Login, podemos aumentar o âmbito e adicionar dados sobre os seus interesses, gostos e hábitos. Isto abre uma gama de oportunidades de marketing a integrar na sua estratégia de fidelização. Imaginemos que é uma companhia aérea e viu que o cliente fez like num grupo, no Facebook, de um festival de música eletrónica; Pode imediatamente enviar uma campanha de email marketing a promover esse destino. Thumbs & Sales UP!

Ecommerce
Ecommerce – As possibiliddaes para o ecommerce são ilimitadas. Espelhe-se na Amazon. Agora, cada pessoa que se registra no site, entra pela sua própria landing page personalizada com as ofertas certas na altura certa. Se é verão e a Maria gosta de fazer surf, a sua página pessoal apresenta várias acessórios de surf. Se mencionou House of Cards, aparece-lhe, também, toda a coleção de Mad Men. Se ouve Mumford & Sons, vai aparecer Kodaline com 10% de desconto. Estes são, apenas, alguns exemplos para se ter uma ideia.

Ficam algumas dicas sobre o que pode fazer usando Social Targeting. O primeiro passo é adicionar o Social Login numa landing page e começar um piloto com alguns milhares de registrados. O Buzzmonitor, a nossa plataforma de Business Intelligence para Social Data, tem as funcionalidades necessárias para o ajudar a pôr o projeto em prática. Registre-se no Buzzmonitor, comece os seus testes grátis e depois falamos para discutir pontos específicos do seu projeto!

Jairson Vitorino,
PhD CTO @Buzz_monitor. Siga-me no Twitter: @jvitorino.

4 razões para começar um projeto de Social Targeting hoje
Rolar para o topo