Black Friday nas redes sociais: os produtos mais desejados de 24/08 a 24/09

Quais os produtos mais desejados para a Black Friday nas redes sociais? Segundo a Nielsen, em 2020 houve um crescimento de 41% no faturamento das vendas online da Black Friday e um estudo da Méliuz aponta que em 2021, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras nessa época.

Com a aproximação da Black Friday, conduziu um estudo com o Buzzmonitor para analisar os desejos de compra dos brasileiros no Twitter. No período de 24/08 a 24/09, 30.293 usuários fizeram tweets com os termos “quero comprar”, “queria comprar” ou “querendo comprar”. No total foram 32,150 publicações na rede social. 

A partir daí, utilizamos a nossa metodologia Wishlist – método exploratório que busca por categorias de interesse no database de uma coleta bastante ampla, focada apenas em intenção de compra, de forma dissociada da Black Friday em si – para averiguar quais as principais categorias e produtos que estão nos na lista dos brasileiros.

Esta é a primeira publicação de uma série semanal que terminará na semana da Black Friday e que abordará categorias itens que estão na lista de compra dos internautas.

Top 15 itens mais desejado pelos brasileiros

No topo do ranking entre os itens mais desejados estão itens de vestuário (3.237 posts), Ingressos do Rock in Rio (2.525 post), livros (1.594 posts) e  tecnologia (601 posts).

Na categoria vestuário, os usuários do Twitter desejam adquirir “roupa” (1.566 posts), “roupas” (460 posts), “tênis” (409 posts) e “camisa” (304 posts). Nesse tema, os marketplaces asiáticos Shopee (573 posts) e Shein (385 posts) se destacam como local de intenção de compra dos twitteiros.

Outra forte varejista que apareceu no buzz foi a Amazon (213 posts), que já tem tradição em oferecer grandes descontos na Black Friday. 

Os brasileiros também estão em busca de investir em experiências, não só em produtos. O início das vendas dos ingressos do Rock in Rio, em 21/09, impactou no desejo de compra no Twitter e dos 15 itens mais citados, 3 se referem ao tema: “ingresso” (1.100 posts), “rio” (712 posts) e “rock” (703 posts).

A presença do termo frete (299 posts) também aponta que essa é uma condição importante na jornada de compra.

gráfico com os produtos mais desejados na Black Friday

Termos mais citados no Twitter de 24/08 a 24/09

Quais livros os brasileiros no Twitter querem comprar

A Amazon Prime Day 2021 ajudou a impulsionar em 26% a venda de livros no Brasil. E isso também tende a se replicar na Black Friday, pelo que podemos ver pela presença dos termos “livro” (887 post) e “livros” (707 posts).

A varejista, que iniciou suas operações com a venda de livros, é famosa por suas ações na Black Friday, e seu produto-assinatura não ficou de fora de nossa lista:

O livro “rokesbys”, que fala sobre os Bridgerton (família da famosa série da Netflix) aparece como o livro mais desejado no Twitter (60 posts) e também se destaca a preferência em comprar uma “seleção” (62 posts) de livros.

Em relação ao processo de compra os usuários citam a “amazon” (50 posts) e busca por frete grátis. Apesar da praticidade dos livros digitais, 31 tweets citaram a vontade de adquirir um livro “físico”.

gráfico com os produtos mais desejados na Black Friday

Termos mais citados (incluindo “livro” no Twitter de 24/08 a 24/09 

 

Black Friday nas redes sociais: os produtos mais desejados de 24/08 a 24/09
Rolar para o topo