Quantas vezes você já recebeu uma pergunta sobre uma informação que estava na legenda do Instagram? Essa situação acontece com frequência entre os social media e o motivo pode ser muito simples. Você precisa organizar a sua legenda do Instagram para torná-la mais atrativa para os seus seguidores. De acordo com a Omnicore Agency, 23.995 fotos são postadas a cada segundo no Instagram. Portanto, diante desse grande volume, como guiar a atenção dos seus clientes para ler a legenda também?
Bem, sabemos que nas redes sociais tudo acontece na velocidade da luz então a sua missão é criar legendas de leitura dinâmica. Com isso, não estamos falando que elas precisam ser curtas, mas organizadas de uma forma que os seguidores absorvam a informação de forma rápida.
Muito usada por pessoas que estudam um grande volume de textos, a leitura dinâmica é um conjunto de técnicas que permitem ler textos de forma rápida e ainda assim compreender o sentido. Para tal, um dos recursos é observar o texto pelas suas palavras-chave. Mas vamos ao que interessa: como aplicar isso nos posts do Instagram?
Veja abaixo as dicas do nosso time de conteúdo.
1. Chame a atenção nos primeiros caracteres
Insira um gatilho na legenda do Instagram
Se você conseguir prender a atenção no começo da legenda, seu seguidor terá vontade de ler mais. O Instagram mostra no feed os 30 primeiros caracteres da legenda e para incentivar que as pessoas continuem a leitura, crie frases de impacto. Pode ser uma conversa (Bom dia para os coffee lovers), uma dica/situação de consumo (Uma dica para o seu café), uma pergunta (Café preto ou com leite?) ou uma chamada para ação (Até as 21h tem cappuccino). Solte a sua imaginação com as diversas possibilidades.
2. Organize a informação em blocos
Facilite a leitura da sua legenda do Instagram
Tomando como exemplo o universo do café que citamos acima. Vamos imaginar que, além do produto, você precisa falar na legenda sobre os horários de funcionamento, endereço e formas de pagamento. Ao invés de colocar todo o texto de forma “corrida”, organize a informação em blocos de texto/tópicos. Assim, seu seguidor irá assimilar de forma mais dinâmica o texto.
3. Lembre-se do espaçamento entre as linhas
Legendas do Instagram com texto corrido são menos atraentes
Ainda falando da organização de informações em blocos, você pode dar um espaço a cada novo assunto falado (sem exagero, é claro). Ao digitar o seu texto no Instagram, ele originalmente não disponibiliza essa opção, mas existem alguns apps como o Insta Space que fazem a quebra da linha do texto. Ao agendar a sua legenda do Instagram no Buzzmonitor, você também consegue organizar o texto com todos os espaçamentos. Além disso, a plataforma tem um menu de emojis para você escolher.
4. Use emojis na sua legenda
Escolha emojis que tenham sintonia com o tema
Além dos espaçamento, os emojis podem te ajudar a organizar a legenda do Instagram em tópicos. Você pode, por exemplo, usar um relógio na parte que fala dos horários e um pin de local perto do endereço. Eles também servem para ilustrar o tema do qual você está falando no post. Ao ver rapidamente os emojis, o seu seguidor já saberá do que se trata antes mesmo de ler. No mais, os emojis também deixam o seu post mais divertido/informal, mas é importante usá-los com moderação e entender se estão de acordo com o tom de voz da marca. Se o seu perfil fala de forma mais afetiva, um coração é super válido, mas se é um produto mais sério, já não cabe.
5. Finalize com um CTA
Utilize a legenda do Instagram para gerar engajamento
Se o seu cliente leu a legenda do Instagram até o final, parabéns. Então que tal aproveitar esse interesse dele para convidá-lo a alguma ação? Você pode, por exemplo, incentivar que ele envie o post ou marque algum amigo. Assim, o alcance do conteúdo será ampliado para além dos seus seguidores. Mas não limite-se apenas a ações que levem para o ambiente digital. No caso do café que falamos acima, uma ideia é perguntar qual o preferido e chamar os clientes para fazerem uma visita.
Gostou das dicas para a organizar a sua legenda do Instagram? No Buzzmonitor, você consegue agendar de forma simultânea seus posts em todas as redes sociais. Na plataforma as suas contas do Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, para publicações em formato de foto ou vídeo.
Veja nesse blog post como é fácil!
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