Nos últimos 5 anos os serviços de streaming, como Netflix e Globoplay, se tornaram referência para o consumo de séries. E as redes sociais se tornaram um dos principais canais para trocar informações sobre o que se está assistindo. No Twitter Brasil, mais de 40% dos tópicos são relacionados ao consumo de mídia, como TV (Elife).
Para investigar o consumo de śeries, analisamos no Twitter, entre 14 e 17 de abril, 7.932 publicações sobre os quatro maiores serviços de streaming no Brasil atualmente: Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e HBO Go.
O streaming mais comentado
Com mais tempo ativo no mercado, a Netflix responde por 87,7% (6.955 tweets) do total de publicações. O serviço tem sido bastante comentado nos últimos anos por estar levando obras próprias para as maiores premiações do cinema e da TV.
O Globoplay é a segunda mais comentada, com 7,4% (585 tweets) e acreditem, não é só de BBB vive o serviço no Twitter, uma das séries apresentadas por ele tomou conta das redes sociais.
Por falar em premiações, os outros dois serviços que costumam levar indicações nos Emmys (Premiação dedicada aos profissionais de televisão), aparecem com uma diferença muito grande de popularidade no nosso estudo. A HBO Go, produtora de grandes nomes da indústria como Game Of Thrones e Chernobyl, aparece com apenas 0,3% (25 tweets) uma distância muito grande da sua concorrente Amazon Prime Video, que é dona de 4,6% (367 tweets) no nosso monitoramento.
Quais as séries mais faladas
Analisando as hashtags, a Globoplay também perde para a Netflix, mas assume o topo entre as hashtags de séries mais tuitadas. A série Sinta-se em casa do humorista Marcelo Adnet supera as séries da Netflix. Um fato curioso é que essa série é a única produção brasileira citada na nossa análise.
O lançamento da série de ação Outer Banks na Netflix vem logo atrás da produção brasileira entre as mais comentadas. Outer Banks chegou ao streaming no dia 15 de abril de 2020 e já caiu no gosto daqueles que a assistiram, tendo um alto índice de indicações.
Mas nem tudo são flores no mundo das séries (e das hashtags): devido ao cancelamento da série Anne with an E, a hashtag #renewannewithane é a uma das que mais chamou a atenção. A série baseada no romance canadense Anne de Green Gables ficou muito popular entre os brasileiros e o cancelamento foi muito comentado nas redes sociais, levantando assim uma mobilização para a renovação da série com a Netflix.