Qual o perfil de quem cita a Hidroxicloroquina no Twitter?


Com o avanço da pandemia do Coronavírus, surgiram muitas dúvidas em relação aos métodos de tratamento e prevenção da doença. Dentre eles, o Hidroxicloroquina foi citado como um suposto medicamento de eficácia no tratamento do vírus.

Analisamos 325.337 posts de 108.584 usuários únicos através da hashtag #Hidroxicloroquina no Twitter para identificar quem são os públicos que mais citaram o termo durante o período do dia 19/03 até 14/04.

O maior volume de menções ocorreu nos dias 30/03 com 27.629 posts, 08/04 com 28.177 posts e no dia 11/04 com o maior número de posts que foi de 32.544.

Ao analisarmos o Top Bio dos usuários do Twitter, a palavra “Brasil” lidera estando presente na bio de 13% dos usuários que usaram a #Hidroxicloroquina. Já as palavras “Deus”; “Direita”; “Conservador” e “Bolsonaro” estão presentes em 10%, 7% e 6% na bio dos usuários. Podemos concluir com esses dados que a maioria das pessoas que citaram o termo são religiosas, conservadoras e a favor de Bolsonaro.

Os 5 usuários que mais mencionaram a Hidroxicloroquina pelo Twitter foram:

  1. Bot Coronavírus;
  2. @EngLuizGustavo;
  3. Direit@ New$
  4. Diário de Opinião;
  5. Norival Correa.

O usuário Bot Coronavírus é apenas um perfil de robô que retweeta assuntos relacionados ao Coronavírus, ou seja, pelo fato da Hidroxicloroquina ter sido relacionada ao vírus, é bem comum que esse tipo de perfil seja o que mais mencionou a #Hidroxicloroquina.

 

Pesquisamos também a hashtag através do Buzzmonitor Trends e concluímos os seguintes dados:

1. Bolsonaro é o maior garoto-propaganda da droga: todos os top posts (por engajamento) são dele, no Facebook e Instagram:

 

2. O público majoritário que cita a droga é masculino.

 

 

Qual o perfil de quem cita a Hidroxicloroquina no Twitter?
Rolar para o topo