Uma pesquisa de janeiro de 2019 da empresa norte-americana Statista mostrou que cerca de 500 milhões de usuários usam os Instagram Stories todos os dias. Um terço deste conteúdo é de empresas. Além disso, 96% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que iriam colocar os Stories em suas estratégias de conteúdo nos próximos 6 meses.
O uso dos Stories é uma grande oportunidade para as marcas que estão presentes no Instagram. Essa funcionalidade é cada vez mais usada pelos usuários, além de ser uma das principais apostas da rede social, que divulga frequentemente novas possibilidades para esse tipo de publicação.
OBS: esse monitoramento é válido apenas para contas que você é administrador e que estão sincronizadas ao Buzzmonitor.
O que são os Stories?
O Instagram Stories ganhou força em 2017 e foi a grande sacada do Facebook para combater o Snapchat. Os Stories permitem que os usuários compartilhem fotos e vídeos personalizados com texto, emojis, desenhos e GIFs e ficam no ar por apenas 24 horas. Além de visualizar os Stories de outros usuários, os internautas também podem interagir através de comentários. O objetivo é que pessoas possam compartilhar momentos de seu dia a dia, sem a necessidade de manter aquilo em seus perfis. É, de fato, a “história da sua vida” durante 24 horas.
Com o Buzzmonitor é possível coletar as seguintes métricas para Stories:
Alcance: Total de usuários alcançados pelo Story.
Impressões: Total de visualizações do Story (inclusive diversas visualizações de um único usuário).
Visualizações: Número de visualizações completas no Story.
Toques para Seguir: Número de toques para seguir para o próximo Story.
Toques para Voltar: Número de toques para voltar ao Story anterior.
Saídas: Número de usuários que saíram do modo Story ao ver a sua história.
Taxa de Conclusão: Taxa de visualizações completas no Story, em relação ao número total de visualizações.
Para visualizar as métricas dos seus Top Stories, vá em Analytics > Analytics Pro > Instagram > Selecione o perfil > Stories:
Como monitorar?
É possível monitorar apenas as histórias dos perfis de Instagram que estão vinculados à sua conta. Isso significa que:
- Não é possível monitorar concorrência;
- É preciso ativar o Instagram Social CRM no Buzzmonitor para que você consiga coletar as informações sobre os Stories de sua marca. Veja aqui como ativar o Instagram Social CRM no Buzzmonitor.
Passo a passo
Após vincular o Instagram Social CRM à sua conta no Buzzmonitor você poderá começar a monitorar os Stories! Veja como configurar o monitoramento.
1. Crie um novo relatório e selecione a opção Ver todos os filtros. Na aba Filtros, deixe ativado apenas o serviço Instagram e selecione o período que você deseja monitorar.
2. Role a página para baixo até a opção Somente Instagram. Em Tipo, selecione apenas a opção História para coletar apenas os Stories dos perfis.
3. Agora vá na aba Fontes. Role a página até encontrar a opção Perfis de Instagram e selecione o perfil (ou os perfis) que você deseja monitorar os Stories. Clique em Aplicar.
4. Pronto! Os Stories aparecerão abaixo do gráfico e você poderá ver as impressões daqueles Stories e quantas pessoas foram alcançadas.
- Impressões: número total de visualizações, inclusive por tempo parcial. Essa métrica conta também as várias visualizações que podem ter sido feitas por um mesmo usuário;
- Pessoas alcançadas: os usuários distintos que viram a história;
- Respostas: Respostas de usuários aos Stories;
- Visualizações: Número de visualizações completas no Story.
Analise as métricas de suas publicações no período
É possível visualizar no gráfico os Stories das métricas de alcance e impressões.
Importante! Lembre-se que esses dados reunirão as informações de todos os perfis que você deixou ativado em Fontes na parte Perfis de Instagram. Caso você queira visualizar apenas as informações de um perfil, selecione apenas ele nas configurações de seu monitoramento.
1. Crie um novo relatório e selecione a opção Ver todos os filtros. Na aba Variáveis faça a seguinte configuração:
- Agrupar por: Dia
- Dimensão: Métrica
- Métrica: Alcance ou Impressões
Caso tenha escolhido visualizar o Alcance, você verá o número total de usuários alcançados pelo seu Story no período.
Já o gráfico de Impressões mostra o número total de todas as visualizações que o seu Story teve. Essa métrica equivale à soma de todas as interações de usuários com a sua história: visualizações completas, parciais, Toques para Seguir, Toques para Voltar e Saídas.
Lembre-se de na aba Filtros deixar ativado apenas o serviço de Instagram e o tipo de publicação apenas História. É só clicar em Aplicar e pronto! Você visualizará o alcance ou número de impressões total de seus Stories por dia no período.
Comece a usar o Buzzmonitor para monitorar os Stories do Instagram