Os insights do analytics do Facebook podem ajudar sua marca a entender se seu conteúdo e estratégias estão funcionando corretamente. Além de compreender quem é o nosso público.
Importante lembrar que para visualizar a aba de Insights é necessário que a página esteja associada a alguma das contas de Facebook sincronizadas no Buzzmonitor e que você seja administrador da página.
Antes de começar, explicaremos como são feitos alguns cálculos, confira:
- Cálculo de Impressão: é o número de vezes em que a publicação foi exibida no feed de usuários (podendo ser maior que o número de alcance, pois um único usuário pode visualizar a publicação várias vezes).
- Cálculo de Alcance: é o número de usuários únicos que tiveram a publicação exibida no feed.
Se pensarmos em Potential Reach (Alcance potencial), o número pode estar superestimado porque existe sobreposição de alcance.
Se pensarmos em Potential Impressions (Impressões potenciais), o número pode estar subestimado porque você pode ver o post da minha marca 1 vez e a do meu concorrente 5 vezes.
Conheça 8 métricas de Insights que podem ajudar a entender a performance da sua marca!
OBS: todas as métricas mostradas se referem ao período de 30 dias. Mas esse período pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada marca.
1. Total de Impressões de Publicação (Total Page Post Impressions)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor da marca a acompanhar o número total de impressão de todas as publicações da página. Esse dado é separado entre post normal e post patrocinado de acordo com cada dia do período selecionado.
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o total de impressões de publicação e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
2. Alcance Total de Publicações (Total Page Post Reach)
Qual a utilidade desta métrica? Com essa métrica o analista de social media obtém o número total de alcance de todas as publicações da página separadas entre post normal e patrocinado em cada dia do período selecionado. Saiba mais sobre a métrica Alcance aqui.
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o alcance total de publicações e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
3. Alcance de Taxa de Engajamento (Reach Engagement Rate)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica é importante para que o gestor da marca possa acompanhar o número de alcance das publicações em relação ao número de impressões.
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook. (Veja aqui como é calculado)
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o alcance de taxa de engajamento e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
4. Idade e Gênero de Fãs (Fans Age and Gender)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista qual o perfil de seus consumidores nas redes sociais de acordo com a idade e o gênero.
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a idade e gênero de fãs e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
5. Crescimento de Fãs por Idade (Growth of Fans by Age)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao gestor da marca o número de novos fãs da página separado por idade. Qual faixa etária está curtindo mais sua página?
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o crescimento de fãs por idade e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
6. Crescimento de Fãs por Gênero (Growth of Fans by Gender)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista o número de novos fãs da página separado por gênero. Mais homens ou mulheres estão curtindo essa página? Descubra com essa métrica.
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o crescimento de fãs por gênero e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
7. Fãs por Cidade (Fans by City)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor da marca a analisar o número total de fãs da página agrupados por cidade, ou seja, é mais fácil entender em quais cidades seus seguidores estão e assim criar campanhas segmentadas para cada localidade.
Essa métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone do Facebook, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar os fãs por cidade e depois selecione a aba de Insights. Pronto!
EXTRA!
Recentemente o Buzzmonitor lançou mais uma métrica para complementar o Analytics Pro: a métrica de despesas (budget). Isso permite que o gestor da marca acompanhe em primeira mão os gastos que foram feitos com sua página para que suas despesas sempre estejam sob seu controle.
“Pelo Analytics Pro do Buzzmonitor, você consegue acompanhar todas as métricas de uma forma muito mais visível e dinâmica, facilitando o seu dia a dia de trabalho. Além de comparar através dos próprios gráficos sua marca e os seus concorrentes, tirando conclusões e insights rápidos.”
Tereza Christina Rici, Business Development
Comece hoje mesmo a usar o Buzzmonitor Analytics Pro para obter insights para sua marca!