Analytics PRO: como o engajamento é calculado para cada rede social?

*Atualizado em 08/01/2024

As redes sociais são um dos canais mais importantes para as marcas presentes no digital. E, além de criar estratégias de conteúdo, é necessário entender as métricas de performance e suas funções. Por isso, hoje vamos te mostrar como é feito o cálculo do engajamento em cada rede social no Analytics PRO da Buzzmonitor.

As métricas de engajamento na Buzzmonitor podem ser visualizadas de duas formas:

  • Divisão por 1.000 usuários
  • Divisão por 100 usuários (forma percentual)

O que é engajamento?

O engajamento é uma métrica utilizada para medir o quanto os usuários da rede social se envolvem e interagem com a sua marca. Entendendo aqui interação como qualquer ação em relação ao conteúdo, seja curtir, comentar, compartilhar, salvar e etc.

A métrica avalia o interesse que o seu conteúdo e a sua marca despertam nos usuários, a ponto de motivá-los a engajar com o conteúdo. Em outras palavras, aponta se a sua estratégia de marketing está realmente alinhada e funcionando.

COMO É FEITO O CÁLCULO DO ENGAJAMENTO: 

* Facebook (Meta)

No Facebook, o cálculo do engajamento é feito da seguinte forma: 

  • Engajamento para cada 1.000 fãs

Divisão do número de interações [por dia] pelo número de fãs, em seguida multiplicado por 1.000. 

[INTERAÇÕES ÷ FÃS] X 1.000

  • Crescimento de engajamento

Diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior. 

PERÍODO ATUAL ÷ PERÍODO ANTERIOR

  • Média de engajamento

Média de engajamento no período selecionado, multiplicado por 1.000.

MÉDIA ENGAJAMENTO X 1.000

  • Máximo de engajamento 

Representa o dia com maior engajamento [durante o período selecionado]. A conta é feita a partir da divisão entre o número de interações e o número de fãs, multiplicado por 1.000.

[NÚMERO DE INTERAÇÕES ÷ NÚMERO DE FÃS] X 1.000

  • Engajamento por Tipo de Publicação no Período Selecionado

Engajamento distribuído por tipo de publicação (foto, vídeo, link, etc) por dia. 

  • Engajamento por Tipo de Publicação

Distribuição de engajamento por Tipo de Publicação.

* Instagram (Meta)

No Instagram o cálculo do engajamento é feito da seguinte forma: 

  • Engajamento para cada 1.000 seguidores 

Divisão entre o número de interações no dia pelo número de seguidores, multiplicado por 1.000. 

INTERAÇÕES ÷ SEGUIDORES X 1.000

  • Crescimento de engajamento

Diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior. 

PERÍODO ATUAL ÷ PERÍODO ANTERIOR

  • Média de engajamento

Média de engajamento no período selecionado, multiplicado por 1.000.00.

MÉDIA DE ENGAJAMENTO X 1.000

  • Máximo de engajamento 

Representa o dia com maior engajamento [durante o período selecionado]. A conta é feita a partir da divisão entre o número de interações e o número de seguidores, multiplicado por 1.000.

NÚMERO DE INTERAÇÕES ÷ NÚMERO DE SEGUIDORES X 1.000

  • Engajamento por Tipo de Publicação [para cada 1.000 seguidores]

Engajamento em posts orgânicos por tipo de post.

  • Engajamento por Tipo de Publicação e Data [para cada 1.000 seguidores]

Engajamento em posts orgânicos por tipo de post e data.

* YouTube

No YouTube, o cálculo do engajamento é feito da seguinte forma: 

  • Engajamento para cada 1.000 inscritos

Engajamento do canal por dia [no período selecionado]: divisão do número de interações [curtidas, descurtidas e comentários] pela quantidade de inscritos e o resultado multiplicado por 1.000. 

INTERAÇÕES ÷ INSCRITOS X 1.000

  • Crescimento de engajamento

Diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior. 

PERÍODO ATUAL ÷ PERÍODO ANTERIOR

  • Média de engajamento

Soma do valor de engajamento [para cada 1.000 inscritos] de cada dia no período selecionado, dividido pela duração [em dias] do período. 

*Essa métrica é calculada pela Buzzmonitor, utilizando dados fornecidos pelo YouTube. 

  • Máximo de engajamento 

Representa o dia com maior engajamento [durante o período selecionado]. 

A conta é feita a partir da divisão entre o número de interações (curtidas, descurtidas e comentários) pelo número de seguidores, e o resultado multiplicado por 1.000. 

*Essa métrica é calculada pela Buzzmonitor, utilizando dados fornecidos pelo YouTube. 

* Twitter

No Twitter o cálculo é feito da seguinte forma: 

  • Engajamento para cada 1.000 seguidores 

Engajamento diário para cada 1.000 seguidores. É calculado da seguinte forma: divisão do número de interações [curtidas, respostas e retweets] pelo número de tweets. Em seguida, o resultado é dividido pelo número de seguidores e multiplicado por 1.000.

[INTERAÇÕES ÷ N° TWEETS] ÷ SEGUIDORES X 1.000

  • Crescimento de engajamento

Diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior. 

PERÍODO ATUAL ÷ PERÍODO ANTERIOR

  • Média de engajamento

Divisão do número de interações [curtidas, respostas e retweets] pelo número de tweets, em seguida divisão do resultado obtido pelo número de seguidores e multiplicado por 1.000 [no período selecionado]. 

[INTERAÇÕES ÷ N° TWEETS] ÷ SEGUIDORES X 1.000

  • Máximo de engajamento 

Representa o dia com maior engajamento [durante o período selecionado]. 

A conta é feita a partir da divisão do número de interações [curtidas, respostas e retweets] pelo número de tweets, em seguida outra divisão pelo número de seguidores e multiplicado por 1.000. 

[INTERAÇÕES ÷ N° TWEETS] ÷ SEGUIDORES X 1.000

* LinkedIn

  • Engajamento para cada 1.000 seguidores 

Divisão do número de interações pelo número de seguidores. Em seguida, divisão do resultado pelo número de publicações e multiplicado por 1.000.

[INTERAÇÕES ÷ SEGUIDORES] ÷ N° PUBLICAÇÕES X 1.000

  • Crescimento de engajamento

Diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior. 

PERÍODO ATUAL ÷ PERÍODO ANTERIOR

  • Média de engajamento

Média de engajamento no período selecionado, multiplicado por 1.000.

MÉDIA ENGAJAMENTO X 1.000

  • Máximo de engajamento 

Representa o dia com maior engajamento [durante o período selecionado]. 

A conta é feita a partir da divisão entre o número de interações e o número de seguidores, no período selecionado, multiplicado por 1.000. 

[N° INTERAÇÕES ÷ N° SEGUIDORES] X 1.000

SOBRE O BUZZMONITOR ANALYTICS

Além do engajamento, nosso módulo Analytics PRO conta com mais de 50 métricas para as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. 

Exemplo: interações, top posts, crescimento de seguidores e muito mais. 

Conheça mais sobre o módulo em: https://buzzmonitor.com.br/ 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o time de atendimento: atendimento@buzzmonitor.com.br 

 

Analytics PRO: como o engajamento é calculado para cada rede social?
Rolar para o topo