Para entender os planos dos consumidores para 2025, a Buzzmonitor levantou as publicações sobre os projetos para o ano novo. Foram analisados depoimentos publicados entre 12/11 e 12/12/2024. Um total de 26.039 depoimentos publicados no Instagram (87,3% das postagens), X (7,3%) e Facebook (5,4%).
Os dados foram então analisados por duas interfaces de Inteligência Artificial da Buzzmonitor; o AI Insights e o Buzz Pills e as respostas foram validadas no Database original para garantir a precisão.
Entre os projetos de ano novo, destacam-se:
Melhorar a situação profissional
Aparece em 24% das menções. Entre essas:
- 52% pretendem abrir seus próprios negócios
- 27% querem trocar de emprego
- 12% desejam iniciar a carreira
- 9% planejam conseguir atividades para complementar renda
Focar na saúde
Representa 15% das menções. Dentre elas:
- 45% pretendem emagrecer
- 39% querem iniciar atividades físicas
- 16% buscam mudar de hábitos como parar de fumar ou beber
Melhorar a casa
Engloba 13% das menções. Dentro desse grupo:
- 63% pretendem comprar uma casa (destaque para financiamento)
- 31% querem reformar ou alterar a casa atual
- 6% buscam investir em móveis e decoração
Cursos
São mencionados em 12% dos depoimentos. Desses:
- 56% buscam iniciar um curso superior (destaque para Direito, Administração, Medicina e Engenharia)
- 28% querem fazer cursos de aprofundamento (destaque para Informática, Comércio e Logística)
- 9% pretendem investir em um curso técnico
- 3% planejam investir em cursos de línguas
Outros objetivos:
- Economizar ou investir: 7%
- Viagem: 6% (destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e, internacionalmente, EUA e Portugal)
- Trocar de carro: 4% (embora não haja modelos em destaque, são comuns relatos a consórcio e financiamento)
- Compra ou troca de eletrônicos: 3% das menções, das quais:
- Celular: 27%
- Videogame: 13%
- TV: 9%
- Computador: 6%
- Casar ou expandir a família: 3%
- Mudar de cidade: 2%
- Realizar tratamentos estéticos: 2%
- Investir em cultura: 1% (destaque para teatro e cinema)
Os planos relatam desejo de crescimento e transformação, seja em aspectos profissionais, financeiros, familiares ou na relação com a própria saúde. Também vemos aspectos de realização pessoal, como viagens, compra de eletrônicos e veículos. Independentemente dos aspectos escolhidos, a virada do ano representa uma oportunidade valiosa para reforçar compromissos com mudanças e melhorias pessoais e as pessoas se mostraram dispostas a dividir seus planos com as suas redes sociais.
Como fizemos este estudo?
Para aferir comportamento de compra, fizemos uma análise exploratória em depoimentos com qualquer uma das seguintes palavras: “plano”, “planos”, “meta”, “metas, “objetivo”, “objetivos”, “promessa” ou “promessas” em associação a “ano novo” ou “2025”.
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