Mudanças na coleta de comentários no Facebook: entenda o que está acontecendo

imagem de pessoa mexendo no Facebook, que mudou a coleta de comentários via API

Se você utiliza o módulo de monitoramento da Buzzmonitor para acompanhar dados de páginas do Facebook que não são administradas por você, deve ter percebido uma alteração na coleta de comentários públicos. A partir do dia 19/08, a API da Meta passou a impor novas restrições, limitando a maneira como os comentários são coletados. 

Vem entender o que mudou e como isso afeta seu monitoramento:

O que mudou na coleta de comentários?

Nos últimos anos, a coleta de comentários públicos no Facebook via API passou por diversas restrições priorizando a privacidade dos usuários da rede social, sendo a remoção do ID dos comentários uma das principais mudanças.

Esse ID, que funciona como um identificador único para cada comentário, é essencial para que ferramentas de monitoramento, como a Buzzmonitor, consigam identificar e armazenar as interações de forma precisa e organizada. Sem esses identificadores, torna-se impossível diferenciar um comentário de outro, comprometendo a análise das interações nas publicações.

Anteriormente, conseguíamos contornar a limitação da falta do ID usando um link único para cada comentário, conhecido como permalink_url. No entanto, desde 19/08, a Meta deixou de fornecer esse campo na API, impossibilitando a coleta de comentários para páginas monitoradas, tanto em projetos quanto no serviço de monitoramento de notícias, conhecido como Social News. Sem um identificador único, nenhuma plataforma de monitoramento consegue armazenar corretamente esses dados, o que dificulta ainda mais a identificação das interações.

Com essas mudanças, a coleta de dados mudou: antes, você acessava tanto os posts quanto os comentários de páginas que não administra; agora, só terá acesso aos posts.  Essa nova regra é semelhante à já existente no Instagram, onde ao monitorar contas que não são controladas pelo usuário, é possível apenas visualizar as publicações, não os comentários.

Essas mudanças impactam na capacidade de coletar dados para análise, limitando o potencial de insights sobre as interações do público em páginas que não estão sob a gestão do usuário.

Por que isso aconteceu?

Essa mudança é uma atualização nas regras de negócio da Meta e afeta todas as plataformas de monitoramento. Com a nova restrição na coleta de comentários, não há mais alternativas para contornar essa limitação.

O que continua funcionando?

É importante saber que essa mudança só afeta as páginas do Facebook que você não administra. Se você controla a página, ainda poderá coletar comentários e dados normalmente. As seguintes funcionalidades continuam funcionando:

  • Coleta de comentários via páginas sincronizadas (CRM) e webhooks: se você é o administrador da página, a coleta de comentários segue funcionando sem qualquer alteração.
  • Coleta de posts públicos: a coleta de posts públicos, tanto de projetos quanto de Social News, continua inalterada.
  • Analytics público: a coleta de dados para relatórios de analytics público continua normalmente e não foi afetada.

Resumindo, a nova regra limita a coleta apenas de comentários em páginas que não estão sob o seu controle, mas não afeta o acesso a dados de páginas que você administra nem a coleta de posts públicos.

O que fazer com a sua estratégia de monitoramento?

Se você monitora concorrentes ou coleta dados públicos de páginas no Facebook que não administra, agora terá acesso apenas aos posts publicados. Os comentários, que antes faziam parte da análise, não estarão mais disponíveis.

Essa restrição limita os insights baseados no engajamento da audiência para algumas estratégias. No entanto, ainda há várias maneiras de se adaptar. É possível manter um monitoramento completo com novas abordagens:

  • Foco nas suas páginas administradas: aproveite ao máximo a coleta de comentários nas páginas que você administra. Sincronize essas páginas com o CRM da Buzzmonitor para garantir que você capture e analise todos os comentários.
  • Adapte suas expectativas para concorrentes: ao monitorar concorrentes ou páginas públicas, considere que você terá acesso somente aos posts e ajuste suas análises com base nesse novo formato de coleta. Leve isso em consideração ao comparar o sentimento da sua página com a página dos concorrentes. Como os comentários trazem mais sentimento negativo, possivelmente isso terá um impacto na análise do sentimento dos concorrentes.
  • Quantitativo ao invés do qualitativo: os posts coletados continuam sendo atualizados com o número de comentários realizados. Você ainda pode aproveitar essa métrica nas suas análises.
  • Fique de olho nas atualizações: a Meta frequentemente atualiza suas políticas e APIs. Continuaremos monitorando de perto essas mudanças para informar você sobre quaisquer novas limitações ou oportunidades de coleta de dados.

Se você tiver alguma dúvida sobre as novas restrições na coleta de comentários públicos no Facebook, nossa equipe de Customer Success está à disposição para ajudar.

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