A cada temporada, as marcas de fast fashion recorrem ao Instagram para promover suas novas coleções, e as parcerias com influenciadores desempenham um papel fundamental na ampliação do alcance desses conteúdos, trazendo novas vozes e abordagens para o público.
Para investigar a presença desses influenciadores digitais nas campanhas de outono/inverno, a Buzzmonitor realizou um mapeamento das top 10 postagens dos perfis da Renner, C&A e Marisa. Utilizando o Buzzmonitor Analytics Pro, foram analisados os posts com maior engajamento no período de 11/05 a 11/06, oferecendo insights valiosos sobre as estratégias de marketing dessas marcas.
Confira abaixo os insights:
Lojas Renner aposta em diversidade e Dia dos Namorados
No período de 11/05 a 11/06, a presença de influenciadores se destacou no ranking de engajamento. Dos top 10 posts da indústria da fast fashion, metade contou com a colaboração de digital influencers, enquanto a diversidade ganhou grande destaque entre o público.
Os seguidores demonstraram um forte engajamento em postagens relacionadas ao Dia dos Namorados, especialmente aqueles que mostraram casais representativos.. O post com maior engajamento do mês é um Reels de Maju Araújo, modelo internacional com síndrome de down e seu namorado, seguido de um conteúdo (também em vídeo) de Maria Eugênia e seu amor Nico de Moraes. Os posts obtiveram, respectivamente, 57.47 interações e 3.653 interações e foram publicados em formato de colab.
Na lista de conteúdo criados com influenciadores também apareceram em alta:
Top 7 – Post com Nanna Fernandes sobre tendência do inverno (2.165 interações)
Top 8 – Post com Elieser sobre o dia do jeans (1.921 interações)
Top 9 – Post com Shantal sobre seleção de bolsas (1.822 interações)
Curadoria de moda com influencers é destaque nos conteúdos da C&A
Diferentemente da Renner, que publica Reels em formato de collab, os vídeos da C&A com influenciadores são postados apenas no perfil da marca. Para a moda outono/inverno, a fast fashion apostou em conteúdos de curadoria de moda. Em que os criadores mostram as suas peças preferidas da estação.
Dos top 10 posts com maior engajamento, o conteúdo com Nayara Pontes conquistou o segundo lugar (2.969 interações), o post com Thamara Rodrigues ficou em terceiro lugar (2.470 interações) e o Reels com Pâmela Baltieri em sexto lugar (1.863 interações). Em comum, os 3 perfis possuem menos de 500 mil seguidores.
Na Marisa, casais de influenciadores estrelam campanha de inverno com tema namorados
Enquanto na Renner e C&A os influenciadores co-criaram conteúdo com as marcas, o foco da Marisa esteve mais relacionado a utilizá-los como modelo. Nos top 10 posts com maior engajamento do período (11/05 a 11/06), 4 tiveram a presença de Taciele Alcolea e Fernando Ferraz.
O casal, que produz conteúdo há muitos anos para as redes sociais, estrelou posts com peças da coleção de inverno com o tema namorados. Na lista aparecem vídeo da campanha (2.747 interações), ideias de looks para o Dia dos Namorados (1.960 interações), foto estilo catálogo de produtos de itens como suéter (1.387 interações) e vestido (1.112 interações).
Dos conteúdos, metade deles são em formato de Reels.