Com o objetivo principal de compartilhar a experiência de testar um software de Monitoramento de Mídias Sociais, tendo em vista a eleição presidencial brasileira de 2014, o doutorando Victor Real usou o Buzzmonitor durante três dias para analisar o âmbito da Comunicação Política dos pré-candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves.
Hoje, mais de 70% dos internautas brasileiros possuem perfil no Facebook, ou seja, mais de 76 milhões de pessoas. Diante destes números e do grande volume de informação propagado via internet, de acordo com o estudo realizado por Real, as pesquisas sobre comunicação política e eleições não podem se restringir aos métodos convencionais de coleta e análise de dados. É necessário que os pesquisadores invistam e tomem contato com novas abordagens a respeito das manifestações postadas a cada segundo nas redes sociais. Para tanto, é essencial recorrer a um sistema de Monitoramento.
Como vimos no eBook “Social Politics – Marketing Político Eletrônico”, a web ganhou um espaço significativo no meio político em 2008, depois da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.
Confira o artigo “Monitoramento nas Mídias Sociais: Um estudo sobre Comunicação Política e Eleições Presidenciais Brasileiras em 2014” neste link.