Inovar é sempre uma boa alternativa para aumentar o alcance e o número de clientes engajados com a sua marca. Para isso, o profissional de social media tem por obrigação ficar ligado nas novas tendências que surgem no mercado. E assim, como toda nova plataforma, o Snapchat oferece um novo canal para gerar interação diferenciada com o seu cliente.
O aplicativo conta com uma interface relativamente simples: você envia fotos ou vídeos que ficarão disponíveis por 10 segundos, então, expirado seu “prazo de validade”, o arquivo se autodestrói. Dessa maneira, o Snapchat criou uma forma rápida e segura para os usuários se comunicarem.
Hoje, o Snapchat possui uma média de 200 milhões de usuários (já ultrapassou o Facebook, Instagram e o Whatsapp em compartilhamento de imagens), e é aposta de muitas empresas com campanhas de marketing criativas para gerar engajamento entre seus usuários – como por exemplo, a rede de fast food Taco Bell, que lançou uma série de “snaps” divertidos.
As ações mais comuns desenvolvidas envolvem sempre o lançamento de novos produtos, ou imagens exclusivas (de bastidores, desfiles, etc.), lançar campanhas e concursos únicos, disponibilizar códigos de desconto, entre outros. Além disso, muitas marcas abusam do conteúdo humorístico para atrair mais usuários.
O conteúdo é de suma importância, pois, devido ao curto tempo de exposição, a comunicação deve ser clara e direta (além de interessante) para prender a atenção do usuário – a chance é única. Frases imperativas são exemplos típicos de comunicações efetivas.
Outro fator de relevância, é que o Snapchat é uma plataforma que aproxima seus usuários, assim sendo, as marcas que adotam a estratégia do aplicativo podem aproveitar a oportunidade cultivando relações próximas com seus seguidores.
McDonald e Taco Bell entraram na onda, compartilhando imagens e vídeos com novas informações a partir da ideia de partilhar segredos por trás das cenas de seus menus e promoções.
Outro ponto em destaque, por enquanto, é que as marcas podem usar o Snapchat para alcançar seus fãs gratuitamente. As únicas despesas são o tempo investido em produzir e divulgar o conteúdo, o que normalmente leva apenas alguns segundos.
Um ponto negativo, entretanto, é o fato do aplicativo se tratar de uma plataforma opt-in, ou seja, você não vai conseguir mandar algo para o usuário a menos que ele aceite o conteúdo.
Com o Snapchat, você tem a oportunidade de fazer algo simples e criativo para sua marca, mas antes procure saber se o seu target está efetivamente no Snapchat. Com o Buzzmonitor você pode descobrir se seu consumidor utiliza o aplicativo.
Planeje todas as suas ações e os posts com antecedência, e siga essa valiosa dica: não saia adicionando seus clientes, crie estratégias criativas e divulgue sua marca. Assim, os usuários é que virão atrás de você.