Acompanhar de perto posts, comentários e interações em mais 1.000 perfis de franquias no Facebook e mais 800 perfis no Instagram. Esse era o maior desafio da CVC Viagens em sua atuação digital.
A pandemia provocou impactos sem precedentes para diversos segmentos de negócios e o turismo foi um dos mais afetados. Segundo dados da Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) o setor perdeu R$214 bilhões (somente em 2021) devido à pandemia. Nesse cenário, marcas tiveram que se reinventar para se manterem presentes na mente do consumidor. Foi o caso da CVC Viagens e suas franquias.
Nesse momento, a parceria com a Buzzmonitor foi fundamental para o time de trade marketing da CVC Viagens , responsável por acompanhar a rotina das franquias.
Desafio – Acompanhar as redes sociais de mais de 1.000 franquias
Diante do cenário da pandemia, as franquias começaram a estabelecer a sua presença nas redes sociais. Por isso, era necessário para o time da CVC Viagens estruturar o acompanhamento dos resultados de engajamento, frequência e conteúdo das postagens. Internamente o maior desafio era a centralização de processos.
Além disso, os dados precisam ser compartilhados com os demais setores da empresa. De uma forma simples, intuitiva e que permitisse o fácil entendimento por parte das pessoas.
Processo – Os primeiros passos e as possibilidades da Buzzmonitor
Ao contratar a Buzzmonitor, o time da CVC Viagens começou o onboarding para conhecer todas as possibilidades da plataforma e para isso contaram com a ajuda dos especialistas da Buzzmonitor. Thiago Souza, Head of Customer Success, e Taína Penna, Customer Success, foram fundamentais para propor soluções e indicadores possíveis na Buzzmonitor.
Devido ao grande volume de perfis a serem gerenciados através da Buzzmonitor, um grande desafio era separar os resultados por franqueado e identificar os conteúdos postados por usuários e pelas páginas dos franqueados. No setup do projeto, o time da Buzzmonitor criou triggers que diferenciam as postagens em dois tipos: cliente (publicadas por usuários) e página (publicadas pelas franquias da Viagens ). Além disso, foram criados trigger para cada um dos franqueados.
A partir do uso no dia a dia (quando começaram a por a “mão na massa”) o time entendeu como a Buzzmonitor seria estratégica na atuação da CVC Viagens e suas franquias nas redes sociais.
Resultados – Mais eficiência na gestão digital das franquias
Atualmente, o time de trade marketing da CVC Viagens centraliza todos os perfis das suas redes sociais (lojas próprias e franquias) na Buzzmonitor, tanto para o agendamento quanto para o Social Listening. Assim, é possível acompanhar se todas as lojas estão alinhadas ao padrão de serviço, tom de comunicação e entregas da marca.
Agendamento em um grande volume de canais
A Buzzmonitor trouxe mais agilidade na rotina do time do trade marketing. Na plataforma, a CVC Viagens tem 1000 páginas de Facebook e 800 perfis de Instagram cadastrados. Com a Buzzmonitor, foi possível programar conteúdos simultaneamente nas redes sociais e acessar de forma rápida o desempenho individual de cada perfil. No mais, os conteúdos orgânicos também ajudam no desempenho das campanhas pagas.
Somando todo o volume de 2022, a CVC Viagens analisou através da Buzzmonitor (posts Facebook e Instagram):
+ de 2.2 milhões de interações alcançadas de forma orgânica;
+ de 240.000 de posts publicados de forma orgânica;
+ de 564.000 de stories feitos de forma orgânica;
Monitoramento de campanhas das franquias
Frequentemente, a CVC Viagens realiza campanhas de incentivo que devem ser replicadas pelas franquias em suas próprias redes sociais. Através da Buzzmonitor Trends, a marca acompanha as lojas que têm melhor desempenho das campanhas de incentivo. Os top 10 posts são apresentados no relatório mensal de indicadores.
Já nos dashboards de monitoramento (Social Listening), a CVC Viagens acompanha indicadores dos franqueados.
- Quantidade de postagens orgânicas no Facebook e Instagram
- Comparativo semanal de postagens
- Posts mais curtidos
- Ofertas mais curtidas
- Sentimento do público
- Posts mais engajados
- Horários de maior acesso
- Volume de menções em cada rede
O volume de postagens é uma das métricas mais relevantes a serem analisadas, pois se relaciona com os resultados em vendas. Quem posta mais acaba tendo um resultado melhor em leads e seguidores conquistados nas redes sociais, o que impacta em mais vendas.
Gestão de crises com a Buzzmonitor
Em outubro de 2021, a CVC Viagens sofreu um ataque Hacker e o comitê de crise foi responsável por acompanhar de perto os impactos desse evento. O Social Listening da Buzzmonitor e o Buzzmonitor Trends possibilitaram ao time ver o que estava sendo falado na imprensa sobre a CVC Viagens em tempo real. Além disso, eles utilizaram a plataforma para mapear se as lojas franqueadas tinham uma comunicação alinhada à política da empresa.
Os dados estratégicos eram compartilhados com a diretoria e o comitê de crise.
A parceria entre Buzzmonitor e CVC Viagens deu tão certo que os aprendizados serão levados para a nova frente de negócio da marca: a empresa de intercâmbios Experimento Cultural.
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