Panetone ou Chocotone: quem ganha esse duelo natalino no Twitter?

O cardápio de Natal na casa das famílias brasileiras é sempre composto por polêmicas: arroz com passas ou sem passas? Tem que ter maça no salpicão ou não? E não pode faltar, é claro, a tradicional batalha de Panetone x Chocotone. De qual time você é?

E para saber quem está ganhando no gosto popular no Natal 2022, nós monitoramentos no Twitter os termos “Panetone” ou “Panettone” e “Chocotone” ou “Chocottone” entre os dias 20/11 e 20/12. O estudo foi feito com o módulo de monitoramento da Buzzmonitor.

Ao total, os termos foram citados 147.984 vezes. No número de menções, o Panetone ganha disparadamente.

No período citado, “Panetone” e “Panettone” foram citados 101.754 vezes no Twitter, 68,8% do total. Enquanto isso, os termos “Chocotone” e “Chocottone” tiveram 46.230 menções, apenas 31,2% do total.

Mas qual será o preferido do público no Twitter?

 

Panetone x Chocotone: qual o preferido dos brasileiros?

O Panetone também ganhou nessa! Na análise de sentimento, as menções relacionadas à Panetone foram mais elogiadas. Das 101.754 menções à Panetone no Twitter, 40,9% são de teor positivo, 31,9% são negativos 27,2% são de teor neutro. Já o termo Chocotone teve 38,9% de menções positivas, 34% neutras e 27,1% negativas. Veja nos gráficos abaixo:

Sentimento das menções à “panetone ou “panettone” – De 20/11 a 20/12/22

Sentimento das menções à “chocotone ou “chocottone” – De 20/11 a 20/12/22

 

O que as pessoas mais falam sobre Panetone e Chocotone?

Ao analisarmos os termos mais citados relacionados à Panetone ou Chocotone, vemos que ele está muito ligado à tradição de “Natal” e destaque para os sabores “Chocolate” e “Frutas”. Os termos “Cachorro” e “Petz” também chamam atenção neste gráfico, mostrando o crescimento do setor pet também na alimentação. Os panetones para pets são produtos que têm chamado a atenção dos tutores de animais neste período pré-natalino.

Gráfico de termos mais citados relacionados a panetone ou chocotone

Quando analisamos os termos relacionados apenas à Chocotone, notamos também que os sorteios estão envolvidos, com a presença dos termos “sorteio”, “regras”, “resultado” e “concorrer” no gráfico abaixo:

Já relacionado apenas à Panetone, os termos que se destacam são similares aos gerais, além da inclusão de termos relacionados a atos românticos, como “Flores”, “Buque” e “Beijo”. Veja no gráfico abaixo:

Quando analisamos as marcas mais citadas pelos usuários, destacam-se, nesta ordem: Bauducco, Cacau Show e Kopenhagem.

Bauducco – 46,5% dos tweets sobre marcas

Cacau Show – 35% dos tweets sobre marcas

Kopenhagem – 18,5% dos tweets sobre marcas

Gráfico de marcas mais citadas de panetone ou chocotone

Alguns sabores também tiveram bastante menções do público, como “Chocolate”, “Nutella”, “Trufado Frutas” e “Chocolate Recheio”. Além disso, os usuários mencionaram os locais de compra de sua preferência para adquirir os produtos, como “mercado” e “iFood”.

 

Quem está falando sobre Panetone e Chocotone no Twitter?

Dos usuários que falaram sobre Panetone ou Chocotone no Twitter entre 20/11 e 20/12, 57% eram do gênero feminino e 43% do gênero masculino.

Entre as pessoas que falaram apenas sobre Panetone no Twitter, a diferença foi pouca entre homens e mulheres, sendo 54,5% dos usuários do gênero feminino e 45,5% masculino.

Já nas menções à Chocotone, a diferença foi maior, com 67,5% dos posts feitos por mulheres e apenas 32,5% feitos por homens.

Gráfico de gênero do público que tweetou sobre chocotone

Já quanto à cidade dos usuários que mencionaram Panetone ou Chocotone são, em maioria, são de Brasília. Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Recife também aparecem com destaque.

Gráfico de localização do público que tweetou sobre panetone ou chocotone

Utilizando a Classificação de Interesses da Buzzmonitor, baseado em IA, classificamos também os interesses do público que falou sobre Panetone ou Chocotone no Twitter. As categorias de maior recorrência foram “Comida, Bebida & Culinária“, “Comércio“, “Animais/pets“, “Família e Relacionamento” e “Casa e Jardim“.

Gráfico de Classificação de Interesses

 

E você: é #teampanetone ou #teamchocotone? 

Para monitorar termos, conversas, marcas e concorrentes nas redes sociais você pode utilizar o módulo de monitoramento da Buzzmonitor. Através da análise de social listening, é possível ter insights de conteúdo e estratégias para a sua marca.

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