Desde que foi lançada em 2018, a API do WhatsApp Business ajuda empresas a escalarem seu atendimento ao cliente. Imagine que você possui uma rede de academias e recebe milhares de mensagens diariamente. Com a API do mensageiro é possível distribuir a demanda entre vários analistas, programar templates para ativar um cliente (as chamadas High Structured Message) e implementar bots visando otimizar a sua operação.
Na mesma medida que otimiza a rotina de negócios, a comercialização da API também é a forma de monetização do WhatsApp (que funciona em um modelo de no ads) e até então algumas cobranças eram feitas por volume de mensagens. Supondo que você enviasse até 250 mil mensagens por mês para iniciar novas conversas, elas teriam um custo unitário de $0.0473 que vão direto às contas do aplicativo.
A boa notícia é que a partir de 1 de fevereiro de 2022 o mensageiro irá flexibilizar algumas políticas de cobrança para incentivar ainda mais negócios e viabilizar a API para empresas de menor porte.
Veja quais são as principais mudanças:
- A cada mês, cada cliente terá as primeiras 1.000 conversas gratuitas;
- Em cada conversa a quantidade de mensagens trocadas não influenciará no custo da conversa, que será único;
- Se a conversa for iniciada pelo usuário através de ads ou botões específicos das redes Meta, e se for a primeira conversa histórica do usuário com a marca, ela será gratuita. As próximas serão cobradas;
- Não haverá mais cobrança por mensagens enviadas/recebidas. Apenas por conversa (ou sessão), enviadas após 24h da primeira mensagem enviada pelo cliente;
- Haverá um custo diferente se a conversa for iniciada pela marca (USD 0,05) ou pelo usuário (USD 0,03) – preços pro Brasil;
- O envio de um HSM caracterizará o início de uma conversa iniciada pela marca.
- As janelas de conversa (sessão) são fixas e uma nova conversa é cobrada a cada 24 horas, independente do tempo de interação entre o consumidor e a empresa.
Essas atualizações são muito importantes não apenas no viés financeiro. Elas também trazem para o foco o aspecto conversacional do WhatsApp. Mesmo falando com uma marca, clientes esperam naturalidade nas conversas e agora que não haverá mais cobranças pela quantidade de mensagens trocadas será possível atender demandas com mais fluidez.
Usado por 80% dos brasileiros, recomendamos que o WhatsApp esteja integrado ao seu atendimento multicanal. Você pode contar com a integração do mensageiro ao Buzzmonitor para atender as interações direto na nossa plataforma e acompanhar os resultados com vários indicadores. Conheça 10 relatórios de atendimento do WhatsApp disponíveis no Buzzmonitor.