Você já pensou como um restaurante pode usar o monitoramento a seu favor?

Monitoramento Redes Sociais

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Você já pensou como um restaurante pode usar o monitoramento a seu favor?

Se uma empresa ainda não sabe a importância de monitorar suas publicações nas redes sociais e como seu público interage com cada uma delas, isso significa que ela está um passo atrás de seus concorrentes.

Para te ajudar, reunimos aqui algumas sugestões sobre como um restaurante pode usar o monitoramento a seu favor!

 

1. #Foodporn: você já experimentou o potencial dessa hashtag?

Fazendo uma rápida pesquisa no Instagram, a hashtag #Foodporn tem nada menos do que quase 140 MILHÕES de publicações! Basicamente, “food porn” é o termo geralmente usado pelos internautas para descrever comidas extremamente deliciosas, gostosas.

A Tastemade Brasil já é craque em publicações #foodporn (recomendamos não ver essa imagem se você estiver com fome):

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Se seu restaurante deseja gerar mais engajamento nas publicações, a hashtag #foodporn é ideal para ser inserida em seus posts. Muitos internautas buscam conhecer novos perfis a partir das hashtags, e uma hashtag com quase 140 milhões de publicações certamente ajudará a propagar a publicação do seu restaurante (desde que seja uma bela imagem de uma comida muito boa, né?).

 

2. Que tal acompanhar a geolocalização do seu restaurante no Instagram?

Já imaginou saber tudo o que seus clientes publicam na localização do seu estabelecimento? Isso é possível! Usando a geolocalização do Instagram você consegue acompanhar todas as publicações com check-in no seu local.

Vamos continuar com o exemplo da Tastemade Brasil. Recentemente eles inauguraram um café na zona Oeste de São Paulo, que tem como uma de suas localizações a venue Tastemade Brasil.

Ao monitorar a sua geolocalização, um restaurante consegue saber em tempo real o que cada um de seus clientes publica, acompanhar os horários com picos de postagens, ver quais as palavras mais usadas nos textos das publicações e até mesmo gerenciar uma possível crise, caso clientes estejam fazendo publicações negativas sobre o local.

Confira aqui como a geolocalização pode ser estratégica para seu restaurante e aprenda você mesmo a monitorar uma localização do Instagram.

 

3. Mas eu tenho uma rede de franquias, como vou acompanhar tudo?

Da mesma forma como você acompanharia apenas um local. Realizar essa gestão se torna possível com estratégias bem articuladas e com uma plataforma estruturada que traga resultados positivos para a marca.

Uma das vantagens oferecidas por um sistema de franquias é a possibilidade de ações de marketing coordenadas, por exemplo, mas para que elas tenham sucesso é preciso orquestrar tais ações e decidir que tipo de posicionamento tomar.

O monitoramento de uma rede de franquias pode ser realizado com facilidade, desde que sejam definidas metas e estratégias que estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Aqui você confere como manter o controle de um franqueado nas redes sociais para aplicar a estratégia na sua própria rede de restaurantes.

E que tal se inspirar no case de uma rede de franquias que tem nada mais, nada menos do que 700 distribuidores no Facebook? Veja aqui e saiba como eles fazem para monitorar tudo!

 

4. Ajude seus clientes a escolherem onde comer

Imagine que sábado à noite um potencial consumidor está procurando um restaurante para jantar. Se este consumidor usa redes sociais como Instagram, Twitter ou mesmo grupos do Facebook, é possível monitorar sua busca por comida ou lugares legais para ir. E se seu restaurante estiver monitorando em tempo real, é possível falar com este consumidor e oferecer uma bebida grátis se ele reservar uma mesa online para o jantar, por exemplo.

Explorar os termos certos como “fome” e indicações de onde comer pode ajudá-lo a trazer novos consumidores ao seu restaurante.

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5. Antecipe-se à uma crise monitorando o que os PROCONs falam sobre seu restaurante

Lidar com público é um desafio para qualquer marca. Mas lidar com público de alimentos é ainda mais difícil.

Durante 60 dias monitoramos as páginas e perfis dos PROCONs de todo o Brasil. E problemas com restaurantes e alimentos apareceram entre as reclamações mais frequentes:

  • Restaurantes: 36 menções
  • Comida: 33 menções
  • Alimentos: 23 menções
  • Vencida: 22 menções
  • Cozinhas: 10 menções
  • Bancárias: 9 menções

 

Acompanhar de perto as publicações dos PROCONs é a forma mais fácil de estar um passo à frente de uma possível crise. Aqui você confere todos os resultados do estudo que fizemos com os PROCONs e também como usar Triggers a favor de sua marca!

 

Gostou das dicas? Seu restaurante pode ficar ainda melhor aplicando cada uma delas em sua rotina de monitoramento!

 

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