O que é a métrica “Pessoas falando sobre isso” do Facebook e qual a sua importância?

As métricas são importantes indicadores da performance da sua marca nas redes sociais. No Facebook, uma métrica muito interessante e que ainda causa dúvidas em muita gente é “Pessoas falando sobre isso”, ou PTAT (iniciais para People Talking About This). Apesar de muito confundida com a métrica de engajamento, não são a mesma coisa.

Esse indicador representa o número de pessoas que criaram uma história a partir da sua página. Ou seja, quando alguém:

  • Curte a sua página
  • Compartilha, curte ou comenta uma postagem
  • Responde a uma pergunta
  • Responde a um evento
  • Menciona a sua página
  • Marca sua página em uma foto
  • Verifica ou recomenda sua página
  • Reivindica uma oferta
  • Faz check-in ou recomenda o local relacionado à página

Em outras palavras, essa métrica indica o efeito viral da sua marca no Facebook. Isso porque sempre que alguém faz uma das ações citadas acima, elas geram uma história nos feeds de notícias dos seus amigos. Assim, mais pessoas vão ver o seu conteúdo ou a interação dos amigos com a sua marca.

Este número costuma ser relativamente baixo, mas pode variar em situações de posts virais, campanhas muito bem sucedidas, anúncios ou crises de imagem, chegando a números bem mais altos do que as curtidas da página.

Por que é importante?

Há alguns pontos importantes que essa métrica consegue indicar. Uma das vantagens é medir quantas pessoas estão dispostas a espalhar notícias suas aos seus amigos, o que faz com que sua marca tenha a oportunidade de se conectar organicamente com essas novas pessoas.

Outro ponto essencial é entender que tipo de conteúdo faz mais sucesso para o público e viraliza mais fácil. o que pode te trazer insights estratégicos para o seu planejamento de marketing.

Conteúdo relevante associado à marca de forma humanizada tende a gerar mais resultados nas redes sociais do que páginas convencionais. No entanto, não há um manual que explique como criar o conteúdo perfeito para cada público. Mas as métricas estão aí para indicar o caminho. É preciso usá-las ao seu favor.

O ‘Pessoas falando sobre isso’ também é um indicador importante (porém perigoso) durante as crises de imagem. Apesar de ser uma das maneiras de medir a crise, sabendo a quantidade de pessoas que estão falando sobre o assunto, o fato de essa métrica ser pública faz com que todos tenham acesso e noção da proporção que a crise tomou, o que pode prejudicar a saúde da marca. 

Vale ressaltar também que os posts patrocinados podem interferir no resultado dessa métrica, já que aquelas interações não são orgânicas e sim resultado de um anúncio. Por isso, quando for analisar seu PTAT considere também os anúncios daquele período, pois o resultado não será fidedigno.


Exemplo de gráfico da métrica 'pessoas falando sobre isso' no Buzzmonitor

Relatórios de Pessoas falando sobre isso

Acompanhar e entender as métricas das redes sociais é essencial para que a sua marca tenha uma boa performance. Na Buzzmonitor, você tem acesso a esta métrica de diferentes maneiras.

O relatório de “Pessoas falando sobre isso” pode ser filtrado por dados das últimas 24 horas, dos últimos 7 dias, dos últimos 30 dias ou com o período especificado. 

Além disso, também são apresentadas a porcentagem que esse número representa em relação ao número de curtidas na página e a média de ‘falando sobre’ por dia durante o período selecionado. A variedade de filtros existentes faz com que você consiga entender também os resultados de cada campanha feita pela marca.

Gráfico da Buzzmonitor sobre a métrica pessoas falando sobre isso do Facebook

Os relatórios são impulsionadores de insights. Use as informações trazidas pelas métricas de performance para entender e direcionar a comunicação da sua marca nas redes sociais.

Na Buzzmonitor você consegue visualizar essa e diversas outras métricas de todas as suas redes sociais em um único lugar. Além disso, a plataforma oferece relatórios em tempo real e dashboards detalhados para você ter os melhores insights para a sua marca. 

Saiba mais sobre o módulo de Analytics Pro da Buzzmonitor. Fale com um especialista.

O que é a métrica “Pessoas falando sobre isso” do Facebook e qual a sua importância?
Rolar para o topo