Uma radiografia da Black Friday no Facebook

Atualmente, a Black Friday é a maior data para venda de produtos online no Brasil – perdendo somente para o natal em casos de lojas físicas. As ofertas tem início hoje, dia 25 de novembro (um dia após o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, onde tudo começou) e se estendem durante todo o final de semana para emendar com a chamada Cyber Monday (28/11), data comercial para venda de produtos de informática.

Se você é um consumidor e está a procura de um smartphone ou um notebook novo, é bom ficar de olho nas melhores ofertas. Agora, se você possui uma página de e-commerce, é fundamental mapear tudo aquilo que é falado sobre a Black Friday – tanto o que dizem sobre sua marca quanto seus concorrentes.

Com ajuda de um dashboard real-time, monitoramos as 100 maiores páginas de e-commerce do Brasil, como “O Boticário”, “Walmart” e “Quem disse, Berenice?”, para descobrir o que os consumidores mais falaram sobre as marcas e seus produtos.

Produtos

Smartphones são os itens mais cobiçados pelo consumidor que procura as melhores promoções. Notamos que “iPhone”, “Motorola” e “Samsung” foram as três marcas mais citadas.

A informação é confirmada pelo site Reclame Aqui: os mais procurados pelos consumidores nessa edição da Black Friday são: Smartphone (3.533), iPhone 6, 6s, 7 (2.373) e Notebooks (946).

Produtos da linha “O Boticário” e eletrodomésticos também compõe a lista de procura.

Reclamações

Entretanto, muitos se irritam com a chamada “Black Fraude” – quando marcas aumentam o valor de um item que há poucas semanas estava mais barato.

Monitoramos os termos “fraude” e “enganação” para descobrir a taxa de consumidores insatisfeitos com as supostas promoções. Assim, notamos que:

  • 339 pessoas mencionaram o termo “fraude”;

  • 122 pessoas mencionaram o termo “péssimos”;

  • 118 pessoas mencionaram o termo “enganação”;

  • 110 pessoas mencionaram o termo “dobro”.

“Mentira” e “ruim” também foram termos mencionados pelos consumidores.

Hashtags

#blackfriday é a principal hashtag compartilhada por páginas de e-commerce.

Entretanto, as hashtags mais compartilhadas pelos consumidores contam outra história. #ficaadica e #blackfraude foram as mais utilizadas nos últimos sete dias.

Termos mais citados

Os termos mais utilizados pelos consumidores nessa Black Friday remetem à compra e a indicação de determinados produtos, como: “recomendo”, “comprei”, “comprar”, “compra” e “produto”.

Entre os termos mais citados por páginas de e-commerce, podemos destacar: “ofertas”, “aproveite”, “produtos”, “black friday”, “procurando”, “desconto” e “preço”.

Engajamento

“O Boticário”, “Walmart”, “Quem disse, Berenice?”, “Vivara”, “Avon”, “Riachuelo”, “Magazine Luiza”, “Centauro”, “Ricardo Eletro” e “Multilaser” foram os 10 e-commerce com a maior taxa de engajamento durante os últimos sete dias.

Audiência

Consumidores mais atentos aos preços costumam montar suas listas de compras meses antes da Black Friday. Dessa forma podem dizer se aquele aparelho está, de fato, com um mega desconto ou se não é o famoso “metade do dobro”.

Podemos notar aqui que a movimentação nas páginas de e-commerce começa por volta das 5 horas da manhã e se mantém até às 23 horas.

Já as páginas publicam mais às 11 horas. Nos últimos sete dias, mais de 20 mil publicações foram realizadas nesse horários.

Uma radiografia da Black Friday no Facebook
Rolar para o topo