Testamos o WhatsApp Business! Conheça as funcionalidades que irão otimizar seu atendimento ao cliente


Como muitos já sabem, o WhatsApp Business já está disponível no Brasil! E para te ajudar nesse processo de implementação da ferramenta ao atendimento realizado pela sua empresa, apresentamos aqui as principais funcionalidades do WhatsApp Business. Confira!

OBS: importante lembrar que o aplicativo ainda está disponível apenas para Android.

 

Tela Inicial

Aqui aparentemente não há muitas mudanças. A home do aplicativo mostra as conversas recentes, uma aba para Status e outra para Chamadas.

Menu Inicial

Clicando no canto superior direito é possível visualizar opções básicas, como Novo Grupo e Nova Transmissão, também disponíveis no WhatsApp original, e novas opções, como Etiquetas. Falaremos sobre isso mais adiante.

Configurações

Nesta parte você pode configurar seu perfil, visualizar as estatísticas das suas conversas e definir suas mensagens de Ausência, Saudação e Respostas Rápidas.

 

Estatísticas

Essa parte oferece um panorama geral do atendimento realizado pela sua empresa, mostrando mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas. É importante para entender se esta ferramenta está trazendo uma demanda alta de atendimento.

 

Mensagens Automáticas

Um grande diferencial em relação ao WhatsApp tradicional. Surge a possibilidade de automatizar parte do atendimento, customizando alguns tipos de mensagens:

  • Mensagem de Ausência: para quando seu responsável de atendimento não estiver ativo. É possível deixá-la ativa ou não, configurar o texto que será enviado e quais os horários em que essa mensagem será disparada.

 

  • Mensagem de Saudação: também pode ser ativada ou não, o texto pode ser configurado de acordo com sua necessidade, e sempre será enviada quando um cliente te enviar uma mensagem pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade. Importante para gerenciar a expectativa de quem acabou de entrar em contato com sua empresa.

 

  • Respostas Rápidas: fundamentais caso sua empresa receba as mesmas mensagens que demandam respostas iguais. Esse recurso permite programar respostas automáticas para frases específicas, ou seja, gatilhos de palavras que dispararão respostas prontas. Por exemplo: sempre que alguém enviar “Obrigado”, você pode configurar uma resposta como: “Agradecemos o contato! Esperamos conversar com você novamente em breve!”. Para enviar, basta digitar “/” e selecionar a mensagem. Poupa bastante tempo do atendimento.

Classificações (Etiquetas)

Essa opção permite classificar todos os contatos que entram em contato com sua empresa. Assim é possível filtrar e organizar cada um de seus clientes para que eles sejam agrupados de acordo com o andamento do atendimento. Você pode configurar todas as etiquetas que desejar.

Como classificar?

Basta selecionar a conversa e escolher a opção Adicionar etiqueta à conversa. Você escolherá em quais opções aquele cliente se encaixa melhor e também criar novas etiquetas nessa área. Importante! É possível filtrar posteriormente clientes de acordo com suas categorias. Por exemplo: se você deseja entrar em contato apenas com clientes que estão com pagamento pendente, basta filtrar por essa etiqueta.

 

Além dessas opções, o WhatsApp Business também permite que a validação do número seja feita com um telefone fixo, não apenas um número de celular. O processo de validação é feito por uma chamada telefônica, então basta colocar um número válido de sua empresa.

 

O que ainda precisa melhorar:

  • Atendimento centralizado em um dispositivo: ainda não é possível distribuir o atendimento para mais de um atendente, apenas um dispositivo pode ter o WhatsApp Business ativo.
  • Versão para Web ainda não disponível: todo o atendimento precisa ser feito via smartphone ou tablet, não há previsão para a chegada da versão para Web.

 

Importante! Mesmo que você não seja uma empresa, você também pode baixar o aplicativo para testar todas essas funcionalidades. Baixe agora mesmo o WhatsApp Business aqui.

 

Precisa de ajuda para implementar o aplicativo ao atendimento da sua empresa?

 

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Crédito imagem de capa: WhatsApp

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