Social News Agronegócio: o que dizem as 100 maiores páginas de agronegócio do Brasil?

Trazemos mais gráficos voltados para a análise rápida e eficaz de grandes quantidades de dados. Dessa vez, agrupamos 100 páginas que pautam assuntos ligados ao agronegócio no Facebook (como Portal Agrolink, Páginas Rural, CANA Online, Globo Rural, entre outras), para tentar descobrir um pouco mais sobre o universo destes consumidores, assim como as hashtags mais utilizadas.

Confira alguns dos principais insights que obtivemos ao cruzar dados dos últimos 30 dias com as últimas 24 horas.

Produtos e Serviços mais comentados

Os produtos mais citados durante os últimos 30 dias foram: soja, leite, carne, milho, açúcar, cana e água. Segundo o site Notícias Agrícolas, a safra de soja no Brasil alcançou, até 27 de outubro, 41% da área total estimada – 10% maior que no mesmo período em 2015.

Já os serviços foram: agricultura, agronegócio, pecuária, vaquejada e agropecuária.

Durante as últimas 24h, entretanto, notamos que os produtos mais citados mudaram. Agora: cana, alecrim, plantas, ervas, pimenta, soja e açúcar aparecem mais.

Termos mais comentados pelos usuários/ Termos mais comentados pelas páginas

Brasil, olha, parabéns, chuva e terra são os termos mais utilizados pelos usuários que acompanham páginas de agropecuária. Enquanto: Brasil, produção, foto, feira, agricultura e mercado são os mais citados pelas páginas. O termo “olha” normalmente é utilizado por um leitor que indica àquela notícia a outro.

É notável aqui os termos que permanecem em ambas as páginas durante as últimas 24h, como: olha e parabéns.

Hashtags mais utilizadas/ usuários mais ativos/ páginas mais ativas

As hashtags mais utilizada, tanto pelos usuários quanto pelas páginas, foram: #cabraeovelharevistadoagronegocio, da revista “Cabra e Ovelha”, #soja (que é um dos produtos mais citados), #maissoja, do portal de notícias Mais Soja, e #agronegocio.

Por meio desse dashboard também é possível identificar os usuários mais ativos e também os canais – Portal Agrolink, Página Rural, CANA Online e Globo Rural.

Notamos que durante as últimas 24h, a hashtag #maissoja passou a ser mais utilizada, assim como #agricultura. Houve alteração, também, nos usuários mais ativos. A página Revista feed&food passou a ser a terceira mais ativa, enquanto a CANA Online passou a ser a décima.

Evolução do volume e Audiência

Durante os últimos 30 dias, notamos que houve um crescimento na taxa de comentários realizados pelos usuários que acompanham as páginas. Embora haja picos, como no dia 11 de novembro, é comum, em seguida, haver uma redução nos próximos dois ou três dias. Porém, notamos que a taxa de comentários tende a seguir a taxa de publicação das páginas.

Os horários em que há maior interação variam entre às 11h da manhã e às 20h.

Já nas últimas 24h, percebemos que os comentários diminuíram enquanto as publicações aumentaram. Notamos também que os horários se mantiveram, com o primeiro pico às 11h e o último às 21h.

Quer saber mais sobre as possibilidades do Buzzmonitor? Entre em contato com um de nossos consultores que eles vão te dar mais informações. 

Social News Agronegócio: o que dizem as 100 maiores páginas de agronegócio do Brasil?
Rolar para o topo