Há 2 qualidades fundamentais que tornam o Snapchat tão importante para o marketing das marcas:
1) Fear of Missing Out (FOMO): há um sentido de urgência em torno do aplicativo, visto que os snaps têm um tempo estimado de vida de 10 segundos e as stories duram cerca de 24 horas.
2) A arte do Storytelling: os jovens sentem uma gratificação instantânea ao compartilhar histórias e experiências de vida, e sentem o mesmo em relação a conteúdos de formato semelhante, criados por pessoas ou marcas que sejam próximas.
Alguns fatos que comprovam a popularidade crescente do app:
- Mais de 4 milhões de fotos e vídeos são compartilhados por usuários do Snapchat todos os dias;
- Um estudo da E.life, que analisou o perfil de estudantes no Twitter, identificou que 70% desses usuários colocam em sua bio o perfil do Snapchat;
- Os Snapchat story são vistos mais de 500 milhões de vezes por dia;
- Mark Zuckerberg ofereceu 3 bilhões de dólares para comprar o Snapchat, que simplesmente rejeitou a oferta.
Snapchat com marcas: Sephora tem aposta ganha
Conhecida pela sua presença digital excepcional, a Sephora foi uma das primeiras a marcar presença no Snapchat, criando sua conta no outono de 2014.
Sua estratégia para aumentar a exposição da marca na rede passa por promoções de concursos e ofertas, sobretudo por uma inteligente coordenação entre suas contas do Snapchat e Instagram.
Para encorajar o crescimento da audiência no Snapchat, a marca divulgou o sorteio de um vale-presente no valor de 500 dólares. Para ganhá-lo, os seguidores tinham que tirar uma foto de si mesmos e desenhar sobrancelhas falsas por meio do doodle no aplicativo. Esta imagem tinha que ser enviada para a conta da Sephora e, em seguida, para o Instagram com a hashtag #SephoraSnapsSweeps.
A marca logo percebeu que grande parte dos seus 2,3 milhões de seguidores no Instagram também estavam no Snapchat. A Sephora continua a aumentar sua presença com snaps sobre concursos, novos produtos, celebridades e behind-the-scenes. Esta aposta provou ser um grande acerto, pois atualmente a conta da Sephora, no Snapchat, é uma referência no assunto – além de ser uma das mais seguidas.
Snapchat na moda: realtime fashion
O Snapchat tornou-se uma ferramenta muito útil para a indústria da moda, principalmente por tornar esse mundo mais acessível à população. O caráter efêmero da plataforma permite às marcas se sentirem mais livres para compartilhar conteúdos mais ousados, que antigamente jamais divulgariam. Esse tipo de tática é particularmente eficaz com o público na rede, pois passa o sentimento de exclusividade que marcas de moda procuram transmitir aos seus consumidores.
Michael Kors, Rachel Zoe e Stella McCartney, ou marcas como Asos e Victoria Secrets, fizeram uma parceria com o Snapchat para cobrir os mais importantes eventos, como a Semana da Moda de Nova York, Londres e Austrália. Assim todos teriam a oportunidade de conhecer o backstage e outros momentos exclusivos.
Um dos snaps de Michael Kors recebeu 14,6 milhões de visualizações que, segundo a própria marca, significa um engajamento substancialmente superior a qualquer outro que tenha atingido nas redes sociais.
Na noite dos Emmys, no último dia 20 de setembro, a L’Oreal Paris USA fez a cobertura do evento, compartilhando momentos exclusivos do tapete vermelho e do behind-the-scenes, em sua conta no Snapchat @LOrealParisUSA.
Snapchat solidário: Dia Mundia de luta contra a AIDS
Na última semana, o Snapchat e a Fundação Bill e Melinda Gates estabeleceram uma parceria para angariar fundos para ajudar no combate e prevenção da AIDS. Para participar da campanha, bastava os usuários ativarem um dos filtros personalizados criados para o “Word’s AIDS Day”, disponíveis durante 24 horas.
Ainda não são conhecidos os resultados finais, mas já se prevê que, dada a dimensão da audiência desta ação, facilmente tenham chegado ao valor de 3 milhões de dólares.
Como descobrir se os seguidores da sua marca estão no Snapchat?
Com a métrica Top Bios, do Buzzmonitor, você consegue saber exatamente quais os consumidores do seu produto também estão no Snapchat.
COMO FAZER
Clone o relatório Top Bios e defina seu novo nome.
Selecione o período a ser monitorado. Na barra Serviços, marque apenas Twitter.
Vá em Twitter Only e preencha o campo Bio.
Aplicando essas configurações, você terá um relatório apenas com os usuários que colocam o perfil do Snapchat na bio do Twitter.
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