O Halloween é uma festa tradicional norte-americana que acontece no dia 31 de outubro, marcada por crianças/adolescentes que se fantasiam e vão pedir doces em diferentes casas.
Para saber como está a repercussão nas redes sociais, monitoramos o tema Halloween nos últimos 30 dias com a ajuda do Buzzmonitor.
O principal insight deste ano são os serviços de streaming de vídeo e música – que estão entre as marcas mais citadas relacionadas ao tema. Spotify desponta na liderança, com 17% das menções. E podemos ver “Netflix” (17%), “GloboPlay” (14%) e “Amazon”(8%) entre as outras marcas também foram citadas.
Entre as mais citadas aparecem também:“YouTube” (10%), “Disney” (9%) e “Globo” (10%).
Normalmente, os serviços de streaming, e também jogos, entram na onda temática das datas comemorativas. No Halloween o foco maior são as séries e filmes de terror.
Quais os posts que mais engajaram?
No Twitter, os dois posts que mais engajaram citam séries da Netflix:
A primeira publicação é sobre o novo filme de halloween do Netflix chamado “O halloween do Hubie” película com Adam Sandler como protagonista. A segunda é sobre os episódios de halloween nas séries.
As outras duas publicações são, uma do Estadão falando que o elenco de “Abracadabra” irá se reunir num especial de halloween. E a outra é da Exame falando dos cursos gratuitos da loja de cosméticos Sephora para maquiagens de halloween.
No Facebook os top posts são de assuntos mais diversos:
Nos top posts temos unhas e pratos inspirados no Halloween. A loja de cosméticos “Quem disse, berenice” aparece com descontos especiais em maquiagens e uma loja portuguesa ensina a fazer monstrinhos de halloween com rolo de papel higiênico.
No Instagram, os três primeiros posts foram coletados por hashtags e são sobre maquiagens de halloween e challenges com essas maquiagens. O quarto post é da usuária Casa de Bamba falando da nova coleção de roupas de Halloween da loja Renner.
Páginas que mais influenciaram sobre o Halloween:
Pesquisamos no módulo influenciadores, o termo halloween apenas entre empresas. O Buzzmonitor Influencers permite diferenciar entre influenciadores empresas e pessoas.
As marca mais associadas ao tema Halloween foram:
- Pizza Hut – encontrada através da hashtag #halloween;
- Universal Pictures – encontrada através de tópicos mencionados;
- Nivea – encontrada pela hashtag #halloween;
- M.A.C Cosmetics – encontrada através de tópicos mencionados e a hashtag #machalloweenbr;
- Shein – encontrada pelo termo “Halloween” e pela hashtag #halloween;
- Jimmy Kimmel Live – encontrado pelo termo “Halloween” e em suas últimas postagens por citar o tema.
Sobre as marcas:
A “Universal Pictures” é um estúdio de cinema; as marcas “Nivea” e “M.A.C cosméticos” são de produtos de beleza; a “Pizza Hut” de comida; a “Shein” é uma marca de roupas e “Jimmy Kimmel Live” um talk show.
Os top influenciadores demonstram o quanto os produtores de filmes/séries, comidas, roupas e até programas de televisão entram na onda da caracterização de halloween.
Emojis mais utilizados para o tema halloween
Os emojis mais utilizados nos posts em relação ao tema, durante o período analisado foram:
- Abóbora (679 vezes);
- Fantasminha (307 vezes);
- Brilho (205 vezes);
- Risada (163 vezes);
E outros emojis como “rosto desolado”; “Cone de festa”; “coração preto”; “micróbio”; “fogo”.
Conclusão do estudo
Nosso estudo de halloween deste ano concluiu que os streamings, marcas de roupas e de maquiagens brasileiras foram as principais categorias de negócios a aproveitarem a data para engajar seus consumidores em redes sociais.
Foram edições de séries e filmes especiais de terror, descontos nas lojas de maquiagens para as pessoas capricharem nas produções e fantasias inspiradas para crianças e adultos se divertirem.
Mesmo a data sendo mais comemorada em outros países, a festa já se incorporou ao nosso calendário comercial e festivo.