Futebol, Taylor Swift, Barbie e polêmicas políticas: veja o que bombou nos Trending Topics de julho

Julho foi um mês bem movimentado nas redes sociais e levantou conversas do público sobre diversos temas. Futebol, Copa do Mundo Feminina, músicas de Taylor Swift, filme da Barbie, polêmicas no universo político e novidades das Redes Sociais foram alguns temas que se destacaram nos Trending Topics de julho Brasil, no X, antigo Twitter.

Para entender os temas que repercutiram no mundo digital no último mês, a Buzzmonitor analisou os assuntos que apareceram com mais frequência nos Trending Topics entre 1ª e 31 de julho. 

Durante este período, 6.299 tópicos diferentes apareceram na seção Brasil dos TT’s. Esses termos apareceram 441.379 vezes na coleta, realizada a cada 5 minutos ao longo do mês de julho. 

Em um recorte dos 200 primeiros termos mais recorrentes, as categorias que mais se destacaram em julho foram: “Esportes”, “Música”, “Política”, “Filmes e Séries”,  “TV e Entretenimento” e “Redes Sociais”. Confira abaixo o estudo completo:

 

TOP 10 ESPORTES: Flamengo domina o buzz nos Trending Topics de julho

Assim como nos meses anteriores, Esportes foi a categoria mais recorrente nos Trending Topics de julho. Mas desta vez foi o Flamengo que dominou o assunto, estrelando em 5 das 10 primeiras posições entre os temas mais comentados. 

No top 3 por recorrência nos TT’s aparecem os times Corinthians, Botafogo e Flamengo. Alguns jogadores do clube rubro-negro também elencam o top 10 da categoria: o meio-campista Arrascaeta, Gerson e Matheus Cunha, além do técnico do clube, Jorge Sampaoli

Outros jogadores que geraram buzz nos TT’s foram Wesley, do Cruzeiro; Alexandre Pato, do São Paulo; e Roger Guedes, que saiu do Corinthians para defender um time árabe. 

Embora figurem na lista, as meninas de nossa seleção não movimentaram a rede o suficiente para entrar nas 10 posições do topo da lista de esportes, um indicativo de que o Brasil segue sendo o país do futebol, mas não para todos os jogos infelizmente.

Gráfico de termos que apareceram nos trending topics de julho na categoria Esportes

 

TOP 10 MÚSICA: Diversidade de ritmos e lançamentos do mês se destacam

A categoria de música nos Trending Topics de julho variou de funk, pop, rap a kpop. 

O lançamento do novo álbum do rapper Travis Scott rendeu a ele dois termos no top 10 de julho, sendo seu próprio nome o termo mais comentado e o nome do álbum, “Utopia”, o 10 da lista. 

Outros lançamentos que estrelaram o top 10 foi o álbum remixado de Pabllo Vittar e a regravação do álbum Speak Now, de Taylor Swift, que colocou dois nomes de suas músicas entre os termos mais comentados: “Better Than Revenge”, que teve sua letra alterada nesta regravação, e “Back to december”, que ganhou novo teaser.

O show de pagode da cantora Ludmilla, intitulado “Numanice”, também conquistou o buzz do público após lançar uma campanha em parceria com o Hemorio, que distribuiu ingressos para fãs que doassem sangue entre 5 e 7 de julho.

Além disso, se destacaram os cantores Renjun, Britney Spears, Sohee e Ariana Grande.

Gráfico de termos que apareceram nos trending topics de julho na categoria Música

 

TOP 10 POLÍTICA: Polêmicas e violência policial se destacaram

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apareceu em primeiro lugar da categoria com mais recorrência nos Trending Topics devido à ação da Polícia Militar na baixada santista, que resultou em diversos mortos, e também às suas opiniões e participações na Reforma Tributária. O termo também aparece no top 10. 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes (Xandão) também apareceram com frequência nos TT’s. 

Barroso por que teve um pedido de impeachment protocolado pela oposição após fazer discurso afirmando que “derrotamos o bolsonarismo”. Já Alexandre de Moraes, aparece em diversos posts de eleitores da esquerda elogiando seu trabalho e de eleitores de direita criticando suas decisões e opiniões. 

Outro nome da política que aparece envolvido em polêmicas é o do deputado Nikolas Ferreira. Já o presidente nacional interino do PDT, o deputado André Figueiredo, foi notícia e comentários após ele se afastar do cargo de comando na sigla. 

Outro nome que veio muito à tona nos TT’s de julho foi o do procurador-geral da República, Augusto Aras, que concluiu seu mandato em setembro. As discussões giram em torno da decisão do presidente Lula em conduzi-lo novamente ao cargo ou não. 

O Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) também foi bastante comentado pelos internautas, por diversos motivos: sobretudo por causa da divulgação de inflação negativa em junho, além da nomeação do novo presidente, Marcio Pochmann, e dos novos dados sobre população quilombola. 

Já o termo Lima esteve relacionado à famosa avenida Faria Lima, em São Paulo, onde estão concentradas empresas e bancos representantes do centro financeiro do Brasil. O termo entrou em destaque após decisões e discursos sobre economia por parte do presidente Lula, do ministro da fazenda, Fernando Haddad, e outros políticos do país. 

O nome de Marielle Franco também aparece no top 10 após delação premiada trazer novas informações sobre o assassinato da vereadora e levar a polícia a novos suspeitos. 

Gráfico de termos que apareceram nos trending topics de julho na categoria Política

 

TOP 10 FILMES E SÉRIES:  Barbie e outros lançamentos do mês se destacam nos Trending Topics de julho

Como já era de se esperar, após toda a comoção em torno do filme da boneca da Mattel, Barbie foi o termo mais comentado na categoria. Além disso, também ficaram no top 10 os nomes da diretora do filme, Greta Gerwig, e do ator que interpreta o Ken, Ryan Gosling.

Outro filme que lançou no mesmo dia que Barbie e ganhou buzz entre os fãs foi Oppenheimer, que conta a história do criador da bomba atômica, o físico J. Robert Oppenheimer.

Já a segunda temporada da série O Verão que Mudou a Minha Vida, da Amazon Prime Video, emplacou os nomes de dois personagens principais no top 10 da categoria nos TT’s: Jeremiah e Conrad. O enredo, baseado em livro de Jenny Han, mostra um triângulo amoroso entre os dois irmãos e a jovem Belly.

O ator Tom Holland, conhecido por seu papel em homem-aranha, também estrelou no top 10 especialmente por dois motivos: uma declaração falando sobre o vício em bebidas alcóolicas e quando ele decidiu parar de beber; e após viralizar cenas de sexo com outro homem na sua nova série Entre Estranhos, da Apple TV.  

Outros assuntos que emplacaram nos TT’s foram o lançamento da segunda temporada de Loki; o demônio Crowley, da série Good Omens, da Amazon Prime Video; e o anúncio de detalhes sobre o live-action de Branca de Neve, que chega aos cinemas em 2024. 

Gráfico de termos que apareceram nos trending topics de julho na categoria Filmes e Séries

 

TOP 10 TV E ENTRETENIMENTO: Público comenta programas com hashtags nas redes sociais

Na categoria de TV e Entretenimento, as hashtags usadas pelo público para comentar programas no X (antigo Twitter) foram o destaque do mês de julho. Dos 10 top termos, oito foram hashtags.

Destacaram-se: #bdsp (do jornal diário Bom Dia São Paulo), #NoLimite (do reality da Globo), #Altashoras (do programa de entrevistas comandado por Serginho Groisman), #TerraePaixao (novela das 9 da TV Globo), #F1naBand (transmissão do torneio mundial de Fórmula 1), #DeFrenteComBlogueirinha (quadro de entrevistas no YouTube), #Fantastico (do programa de domingo da TV Globo) e #MasterChefBr (do reality culinário da Band). 

Além disso, os termos Xuxa e Marlene entraram nos Trending Topics de julho após documentário sobre a vida da apresentadora exibir reencontro polêmico com sua ex-empresária, Marlene Mattos, com quem Xuxa não falava há anos. 

Gráfico de termos que apareceram nos trending topics de julho na categoria TV e Entretenimento

 

Trending Topics e Social Listening

Acompanhar os Trending Topics é essencial para empresas que querem estar por dentro do que o público está falando nas redes sociais e quais são os interesses deles, além de ter insights de conteúdos de oportunidade e estratégias a longo prazo. 

Uma maneira de fazer isso de forma direcionada para o seu público é através do Social Listening (ou Monitoramento de Redes Sociais). Com essa estratégia, você pode monitorar o que o público fala sobre a sua marca, produtos, concorrentes e termos relevantes para o seu mercado. E a partir daí, com base em dados de qualidade, sua marca pode ter insights estratégicos e direcionados para o seu público. 

Fale com um de nossos especialistas e conheça o módulo de Monitoramento da Buzzmonitor na prática.

 

 

Futebol, Taylor Swift, Barbie e polêmicas políticas: veja o que bombou nos Trending Topics de julho
Rolar para o topo